A tecnologia Building Information Modeling, graças à colaboração entre equipe de projeto e técnicos, pode ajudar os engenheiros a criar modelos estruturais melhores e mais eficientes. Vamos conhecer como

A engenharia e a indústria da construção têm como objetivo constante a necessidade de trabalhar e produzir de forma cada vez mais produtiva e rápida, aumentando qualidade e reduzindo custos.

Esses aspectos afetam de forma particular os engenheiros estruturais, que, por natureza e profissão, visam resolver problemas e, portanto, buscam constantemente ferramentas que possam tornar o seu trabalho cada vez mais “produtivo”.

Atualmente, a tecnologia e metodologia mais eficaz que pode ajudá-los nesse sentido é certamente o Building Information Modeling (BIM).

exemplo lajes nervuradas-Tecnologia BIM na construção civil os 4 benefícios para engenheiros estruturais_EdiLus

Como a tecnologia BIM pode ser integrada no trabalho de engenheiros estruturais

O engenheiro estrutural contribui para uma parte do processo BIM em colaboração com outras disciplinas (arquitetura, canteiro de obras e segurança, instalações e manutenção, etc.), que, por sua vez, contribuem e compartilham com toda a equipe a própria parte do projeto.

Em relação ao campo da engenharia estrutural, os dados que constituem o modelo BIM são geralmente:

  • Modelo geométrico estrutural integrado em modelos mais complexos
  • Modelagem, cálculo e análise de objetos finitos
  • Descrições técnicas e outros documentos

lajes nervuradas 3D Tecnologia BIM na construção civil os 4 benefícios para engenheiros estruturais_EdiLus

Quais são os benefícios que a tecnologia BIM pode dar a engenheiros estruturais?

1. Interoperabilidade

O uso do formato IFC na troca de dados entre softwares BIM está quebrando todas as barreiras existentes ao compartilhamento de modelos e dados entre plataformas. Essa troca, que ainda pode ser melhorada, representa um grande avanço em comparação à alternativa de realizar modelos paralelos ou escolher um único software para completar todo o processo.

2. Team building e compartilhamento de conhecimento

O uso de softwares BIM no fluxo de trabalho da construção implica aspectos relacionais, além dos produtivos, que podem trazer grandes vantagens. Os conflitos que podem existir entre diferentes modelos e softwares são quebrados, assim como as barreiras e conflitos entre os vários profissionais envolvidos no processo. O compartilhamento mais fácil de modelos torna-se num melhor relacionamento entre os vários técnicos, que são então capazes de trocar e compartilhar conhecimento. Isso também resulta em crescimento de habilidades e de produtividade para toda a equipe.

3. Verificação do ROI (Retorno sobre investimento) em termos de custos e tempos

Graças à interoperabilidade e a ferramentas de detecção de interferências integradas nos softwares e nas plataformas BIM, a economia de tempo é certamente um dos benefícios imediatos da tecnologia BIM. Isso, por exemplo, permite economizar dezenas, ou até centenas, de horas em comparação com a verificação de documentos de desenhos em papel. E sabemos o quanto é importante reduzir tempos no mundo da construção, mesmo do ponto de vista econômico!

4. O presente e especialmente o futuro da indústria da construção é tecnologia BIM

A disseminação da tecnologia BIM tem afeitado não apenas o mundo de software house e técnicos especializados, mas também o mundo dos clientes públicos e privados. Isso levará a um crescimento do setor, tomando rapidamente o lugar do CAD. Em muitos países, de Europa ao continente americano, o BIM está se tornando numa metodologia a ser adotada por lei.

A tecnologia BIM, de fato, permite que as construtoras transformem até mesmo as estruturas mais complexas em realidade, permitindo uma modelagem muito detalhada de mais materiais e, portanto, economizando tempos, recursos e espaços. Desta forma, os usuários podem focar no essencial, negligenciando o supérfluo.

Implementação da tecnologia BIM num software de cálculo estrutural: EdiLus BIM

Utilizando EdiLus, o usuário pode aproveitar um software prático, atualizado e com recursos de treinamento específicos.
Característica essencial desta nova versão BIM é a sua integração com a plataforma colaborativa usBIM.platform, para uma ideia de projeto global e compartilhada.

seção modelos navegador Tecnologia BIM na construção civil os 4 benefícios para engenheiros estruturais_EdiLus

Esta integração permite:

  • adquirir da nuvem os modelos BIM no formato IFC do projeto arquitetônico ou de instalações e projetar no 3D o edifício, em conformidade com as diretrizes de outros projetistas;
  • exportar o modelo BIM para o formato IFC, além dos documentos e dos cálculos do edifício projetado diretamente na nuvem, escolhendo a pasta em que salvar os arquivos e os usuários com quem compartilhá-los.

A plataforma colaborativa BIM permite interagir de forma contínua com cada um dos atores envolvidos em todo o ciclo de vida do edifício, tais como projetistas, construtoras, empresas de manutenção e de instalações, cliente, e assim por diante.

ACD-visualização-Tecnologia BIM na construção civil os 4 benefícios para engenheiros estruturais_EdiLus

As características que um software BIM de cálculo estrutural deve possuir

Quais são as características que um software BIM de cálculo estrutural deve possuir para melhorar e simplificar o trabalho dos técnicos?

Um software BIM de cálculo estrutural, graças ao formato IFC, deve ser capaz de importar o modelo digital do projeto arquitetônico realizado com qualquer ferramenta BIM para arquitetura (Edificius®, Revit®, Allplan®, ArchiCAD®, VectorWorks®, etc.), a fim de realizar a estrutura no 3D, atendendo às diretrizes da equipe de projeto.

certificação-IFC-troca Tecnologia BIM na construção civil os 4 benefícios para engenheiros estruturais_EdiLus

Para ter certeza que os softwares interagiam de forma correta, é necessário que os respetivos recursos de importação IFC sejam certificados pela buildingSMART.

A certificação buildingSMART, na verdade, garante que o software interagia de forma correta com outros programas de modelagem BIM (arquitetura, instalações, estruturas, etc.) e se integre no fluxo de criação do modelo digital de acordo com normas técnicas internacionais (EN ISO 19650) específicas do setor.

Tecnologia BIM integrada com poderosos recursos de cálculo: EdiLus BIM

EdiLus evoluiu para uma versão BIM nova e atualizada, graças ao know-how de ACCA software, a empresa com o maior número de softwares BIM certificados IFC no mundo.

Foi introduzida a metodologia BIM para a modelagem 3D com objetos paramétricos para o cálculo estrutural: com EdiLus o projetista obtém automaticamente todos os documentos do projeto, atendendo a normas de projeto internacionais.

A tecnologia de ponta de EdiLus destaca-se por duas ferramentas inovadoras aplicadas ao projeto estrutural:

  1. a Renderização em Tempo Real, para fornecer um modelo explorável e editável em tempo real e numa visão realista;
  2. a publicação do modelo digital na plataforma BIM voyager para compartilhar o projeto com clientes, projetistas de arquitetura e instalações ou com a construtora.

Além disso, é possível executar a análise estática e dinâmica do edifício com o modelador FEM integrado e visualizar graficamente os resultados de análise de forma pontual, projetando e verificando todos os elementos do edifício graças a um diagnóstico interativo.

structural-dynamics-Tecnologia BIM na construção civil os 4 benefícios para engenheiros estruturais_EdiLus

A solução EdiLus permite projetar edifícios de concreto armado, aço e alvenaria conforme Eurocódigos (EC) e os seus anexos nacionais de:

  • Espanha
  • França
  • Portugal
  • Reino Unido

Além disso, também foi integrado o cálculo conforme norma brasileira (NBR)/Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Conheça e teste grátis por 30 dias EdiLus, a solução BIM de análise e projeto estrutural para edifícios novos e existentes