É possível obter renderizados fotorrealistas integrados com o BIM? Textura e Software BIM, seu significado

Como se pode obter um efeito fotorrealista ao renderizar um projeto? É possível ter uma integração entre desenho BIM e renderização de qualidade do desenho? Estas são as duas perguntas que tentaremos responder através deste artigo.

Os fatores para obter um render com efeitos fotorealistas são certamente vários, mas uma influência decisiva é dada pelas propriedades dos materiais que se usam para caracterizar os objetos. Para obter um bom resultado é aconselhável utilizar simulações com materiais 3D. Mas o que são e como se trabalha com os Materiais 3D? Quais são os tipos de Texturas para obter resultados fotorrealistas em nossos projetos.

Nexo entre desenho arquitetônico BIM renderização de alta qualidade

Sabemos que o desenho BIM tende à integração dos vários aspetos interdisciplinares do desenho e que permite preparar simplesmente a documentação de desenho.

É lícito perguntar-se se é possível a integração das funções de desenho arquitetônico de um software BIM com funções de renderização que permitem obter imagens e vídeos.
O software Edificius de ACCA é equipado de funções de integração dinâmica entre BIM e renderização em tempo real. Isto revoluciona a forma tradicional de fazer desenho arquitetônico.

Com esta tecnologia, podemos realmente ver o resultado gráfico das nossas escolhas de desenho em tempo real e ver o diferente comportamento dos materiais enquanto estamos desenhando simulando luzes e sombras nas diferentes condições climáticas.

Como Obter efeitos realísticos com um software BIM

Para obter esses efeitos realísticos quando usamos Edificius, podemos fazer uso dos materiais 3D já disponíveis no catálogo do  programa ou usar o catalogo online. Neste catalogo convergem também os objetos e os materiais criados pelos usuários bem como pelos técnicos da ACCA software.
E se nos tivéssemos criar um material correspondente às especificas necessidades?
Vamos ver um material no editor do catalogo de Edificius e vejamos as várias propriedades divididas em seções.

Aqui temos a aba propriedade onde podemos definir:

cor
textura
– hachura

Propriedade da Textura Mapa

Propriedade da Textura Mapa

Na parte inferior, vejamos o resultado visual das escolhas feitas.

Cor textura rendering BIM

Cor textura rendering BIM

Operando apenas a este nível, no entanto, ou seja carregando somente a imagem e a eventual hachura, não é suficiente para definir um material HD. De fato, na Renderização em Tempo Real (RTR) não vamos ter nenhum efeito 3D do material.

Passando à aba efeitos, vejamos essas 4 molduras onde devem ser carregadas os diferentes mapas que caracterizam o material HD.

Tipos de Mapas BIM

Diferentes tipos de Texturas Mapas em um software BIM

Estas imagens ou mapas, carregadas de maneira correta, nos permitem obter efeitos muito realísticos na visualização do modelo Arquitetônico.

Esta é a seção onde vamos nos concentrar em breve.

A terceira aba Renderização em Tempo Real, nos dá a oportunidade de ver dinamicamente como será nosso material, composto desta maneira, no ambiente da Renderização em Tempo Real.

Nós retornamos à caixa de efeitos.

Caixa efeitos Texturas Mapa em um software BIM

Caixa efeitos Texturas Mapa em um software BIM

Essos mapas são reais camadas do mesmo material que se são sobrepostos, devolvem as características de brilho e de rugosidade de um material.

Como funciona o processamento dos Materiais na Renderização

O motor de processamento do render, utiliza vários tipos de “shaders” para calcular com a máxima precisão a reação de um determinado material com a luz artificial ou natural.

Os materiais são processados através da combinação dos canais de dados fundamentais então vamos ver com mais detalhes quais são as diferentes tipologias de mapas (canais) e o que ele fazem:

No Edificius utilizamos 5 diferentes tipos de canais ou mapas.
Vejamos quais são e como se comportam quando são elaborados pelo “Shader” de um motor gráfico.

DIFFUSE MAP

Não é mais do que a imagem de cores de nosso material em canais RGB e deve ser carregada na seção “Textura” da barra de ferramentas propriedades de Materiais e Cores.

Diffuse Map

Diffuse Map

SPECULAR MAP

É um mapa em preto e branco onde as zonas mais escuras são pobremente refletoras e as zonas mais claras representam as partes mais brilhantes e refletoras. Quanto mais tendem para o branco mais vão ser refletoras. Este mapa é copiado no canal Specular.

Specular Map

Specular Map

NORMAL MAP

É um mapa de cor azul e seu objetivo é melhorar a vista tridimensional do material dando um aspecto muito mais detalhado à sua geometria 3D. O atributo permite observar depressões ou elevações (furos, fissuras, arranhões, etc.). Neste tipo de Mapa, as zonas mais escuras são representadas como ranhuras no material, e as zonas mais claras, como cristas.

Normal Map

Normal Map

HEIGHTMAP (Mapa de altura)

(chamada também Displacement map) é um mapa em preto e branco que serve para salientar no programa as zonas em relevo (partes brilhantes) e as zonas em depressão (partes escuras). O mapa deve ser copiado no canal HEIGHTMAP. O atributo atua diretamente sobre a geometria do objeto, dado que cada pixel do mapa, tem também informações de altura (propriedade semelhante ao GEOTIFF, outro formato de imagem muitas vezes usado no contexto da Cartografia).

Height Map

Height Map

ALPHA MASK

É uma verdadeira máscara de corte que indica em que partes do objeto deve ser aplicada a textura. Um exemplo de aplicação pode ser um painel de vidro onde aplicar uma grelha de metal. Uma parte será de vidro enquanto a grade terá uma coloração metálica.

Alpha_Mask

Alpha_Mask

BUMP MAP

É um mapa que se utiliza para dar a impressão que uma determinada superfície tem algumas rugosidades o algumas imperfeições dando uma aparência mais realista da superfície. Ao contrario do HEIGHTMAP ou DISPLACEMENT MAP, a geometria da superfície não é alterada. Em geral vem em escala de cinza: mais o pixel é escuro, e mais o mapa será “esculpido”; mais um pixel é claro mais o mapa será em relevo.

 

Bump Map

Bump Map

Clique aqui para baixar Edificius, o software para o desenho arquitetônico BIM