Uma importante evolução da metodologia BIM: o LOD como “Level of Development” (Nível de Desenvolvimento) e os esclarecimentos para o uso dele nas publicações do American Institute of Architects (AIA)

Numa publicação do AIA (American Institute of Architects) de 2008, pela primeira vez foi proposta no contexto internacional a expressão “Level of Development” (Nível de Desenvolvimento) como significado da sigla LOD.

Grau de fiabilidade das informações no BIM e LOD

A necessidade de poder conhecer rapidamente o grau da fiabilidade das informações transmitidas a partir de um modelo BIM fez pensar numa classificação do mesmo mediante o uso de indicadores específicos.

A sigla LOD, introduzida para este fim antes da publicação do AIA acima mencionada, obteve velozmente uma ampla difusão.

Definição de LOD conforme o AIA

O contributo do AIA para fornecer a definição de “Nível de Desenvolvimento”, especificando o significado e o campo de aplicação do mesmo, foi valioso. Devido ao interesse despertado, a primeira publicação de 2008 foi atualizada em 2013.

Os documentos AIA mencionados são:

  • AIA Document E202™ – 2008, Building Information Modeling Protocol Exhibit;
  • AIA Document E202™ – 2008, Building Information Modeling Protocol Exhibit;
  • AIA Document E203™ – 2013, Building Information Modeling and Digital Data Exhibit;
  • AIA Document G201™ – 2013, Project Digital Data Protocol Form;
  • AIA Document G202™ – 2013, Project Building Information Modeling Protocol Form.
  • Guide, Instructions and Commentary to the 2013 AIA Digital Practice Documents:
  1. AIA Document E203™–2013, Building Information Modeling and Digital Data Exhibit;
  2. AIA Document G201™–2013, Project Digital Data Protocol Form;
  3. AIA Document G202™–2013, Project Building Information Modeling Protocol Form.

A definição de LOD como “Nível de Desenvolvimento” e o relativo significado

Vamos ver, então, como o AIA esclareceu o significado da expressão “Nível de Desenvolvimento”, começando com a definição proposta em 2008:

“O Nível de Desenvolvimento” (LOD) descreve o nível de exaustividade com a qual um Elemento do Modelo é desenvolvido.

Esta definição foi substituída em 2013 por outra que esclareceu e reforçou ainda mais os próprios conteúdos:

“O Nível de Desenvolvimento” (LOD) descreve os requisitos mínimos dimensionais, espaciais, quantitativos, qualitativos, e outros dados introduzidos num Elemento do Modelo para apoiar os usos autorizados associados a esse LOD”.

A intenção que obviamente emerge a partir dessas definições é dar à expressão “Nível de Desenvolvimento” o significado mais amplo possível, incluindo todos os aspectos gráficos e não gráficos, a fim de indicar claramente a “exaustividade com a qual um Elemento do Modelo é desenvolvido”.

Esta abordagem manifesta-se, naturalmente, também pensando na subdivisão, em dois partes, das descrições de cada Nível de Desenvolvimento do Modelo previsto pelo AIA:

  • Model Element Content Requirements”, no qual definem-se os requisitos mínimos, sobretudo em termos de representação, que o Modelo há de ter para que possa ser desenvolvido conforme LOD;
  • Authorized Uses”, no qual precisam-se os usos que os elementos do modelo devem permitir ao LOD de interesse. Por outras palavras, é prescrito o grau de precisão e fiabilidade das informações transmitidas pelo elemento do modelo.

A classificação dos “Níveis de Desenvolvimento” proposta pelo American Institute of Architects (AIA)

A classificação dos LOD consiste em 5 níveis (de 100 a 500), cada um dos quais pode ser sinteticamente associado ao seguinte significado:

LOD 100 – Conceito;

LOD 200 – Geometria aproximada;

LOD 300 – Geometria precisa;

LOD 400 – Adequado para a realização;

LOD 500 – “as built”, como realizado.

Cada LOD subsequente é baseado no nível anterior e inclui todas as características dos níveis anteriores. Isso permite, a certa altura do desenvolvimento do projeto, ter LOD diferentes para diferentes elementos do modelo.

Por exemplo, um preliminar desenho dos sistemas de ar condicionado (LOD “baixo”) irá exigir um grau de definição mais avançado das entidades que delimitam os volumes climatizados (LOD “alto”), suficiente para estimar as cargas térmicas.

Clica aqui para teres mais informações sobre o software BIM para o desenho arquitetônico Edificius e baixares grátis a trial