Como podemos criar as vistas do modelo digital 3D a fim de otimizarmos os tempos da seleção dos enquadramentos para as renderizações arquitetônicas? Vamos ver também como utilizar melhor as ferramentas de otimização da cena

Realizar um render persuasivo ou uma animação requer uma visão do que queres obter.

Quais emoções transmitir? Preferes utilizar luzes e cores, uma escala de cinzentas ou outra coisa? Queres imagens de aspeto realista ou estilizado? Quais partes do edifício pretendes valorizar?

Em qualquer caso, é inevitável recorrer ao motor de renderização.

Claramente, para os principiantes pode ser bastante frustrante não ter o controlo dos muitos problemas que occorrem durante a realização de um render.
Para todos os programas, que sejam de gráfica/animação ou de desenho arquitetônico BIM, o processo de renderização é uma das fases mais complicadas e enervantes.

Quantas vezes tivemos que esperar muito tempo para obtermos um resultado que não refletia as expectativas.

Neste caso, pode ser extremamente útil poder dispor de funções software que permitem realizar algumas vistas do modelo arquitetónico BIM. Tudo isso para que seja possível, em seguida, selecionar de forma mais rápida os enquadramentos a ser escolhidos para os render.

Vejamos como com Edificius, software BIM para o desenho arquitetônico, é possível realizar enquadramentos internos e externos do modelo digital e, em seguida, executar o processo de renderização.

Como adicionar uma vista de interiores e exteriores de um modelo digital arquitetônico

 

A partir do menu Arquiteônico de Edificius selecionemos a função Câmara. Insiramos, em seguida, a câmara no nível. Procedamos ao posicionamento da câmara arrastando-a com o mouse.

Fixemos o ponto de observação e, em seguida, orientemos a câmara para a direção da cena a ser enquadrada.

Com um simples click fixemos o enquadramento. Irá abrir-se a janela com a vista 3D do modelo e uma foto da cena é inserida num nó apropriado do menu. Vamos repetir a mesma operação para inserirmos outras vistas de interiores e exteriores.

Como alterar o enquadramento da cena de um modelo digital arquitetônico

 

Da barra de ferramentas Interiores e Exteriores 3D ativemos as opções para a iluminação da cena e o posicionamento da câmara.

Podemos, então, alterar o enquadramento da cena, levantando ou baixando a visual, deslocando-a para a direita e para a esquerda, ou então movendo para a frente ou para trás o ponto inicial do enquadramento.

Tudo isso permite avaliar, muito mais rapidamente do que o processo de renderização, as que depois serão escolhidas como vistas.

Como alterar a iluminação da cena

 

A partir da barra de ferramentas Interiores e Exteriores 3D ativemos as opções para o posicionamento da câmara e a iluminação da cena.

Ajustemos, então, a luminosidade da cena e definamos a intensidade da luminosidade global. Podemos também definir a intensidade da luz que entra na cena através das aberturas e a intensidade da luminosidade mediante uma luz artificial colocada atrás do observador.

Podemos, enfim, escolher a qualidade e realizar uma pré-visualização da cena com as opções definidas.

Alterando o enquadramento da cena, é possível realizarmos até 10 pré-visualizações.

Selecionando a cena, iremos conseguir iniciar a renderização.

Precisas de um software para arquitetura que saiba gerir de forma rápida o processo de renderização? Testa grátis Edificius