Home » BIM e profissões » 10 perguntas sobre modelagem MEP de instalações elétricas

10 perguntas sobre modelagem MEP de instalações elétricas

As respostas às perguntas mais frequentes sobre a modelagem de instalações elétricas com Edificius MEP

Este artigo coleta as respostas às perguntas mais frequentes, úteis para aprofundar as vantagens oferecidas pelo ambiente MEP do Edificius destinado à modelagem de instalações elétricas.

Vamos prestar particular atenção à modelagem de instalações elétricas que, cabe lembrar, é uma das novas extraordinárias características da versão BIM 3 do Edificius.

A imagem mostra uma tela do software para modelagem MEP de instalacoes eletricas

Modelagem de instalações MEP | Interface Edificius MEP

O que é o MEP?

A sigla MEP (Mechanical, Electrical, Plumbing) refere-se ao projeto BIM de instalações mecânicas, elétricas e hidráulicas.

Este sistema permite obter um modelo geral do projeto arquitetônico, estrutural e de instalações, de forma a evitar erros e inconsistências entre os modelos.

Quais instalações podemos modelar com Edificius MEP?

Com Edificius MEP, é possível modelar diretamente em 3D as instalações mecânicas, elétricas e hidráulicas integradas ao modelo arquitetônico, para ter sempre o controle de eventuais interferências e incompatibilidades entre as diversas instalações e sem ter que se mover entre modelo 3D, planta e corte.

O que o Edificius MEP me permite fazer?

Edificius MEP permite ter sob controle o modelo 3D, com a possibilidade de modelar sem limites e sem obstáculos.

A grande vantagem do Edificius MEP é ver como cada componente do sistema se articula no espaço e como interage com todo o sistema desde a primeira fase do projeto, reduzindo a possibilidade de erros de projeto.

Além disso, você pode ocultar algumas partes do modelo para ter uma visão geral das instalações e encontrar a melhor solução para integrá-las à estrutura e aos outros componentes do edifício.

O que é Smart MEP?

Smart MEP é um modelador inovador que permite obter conexões entre vários elementos do mesmo tipo (por exemplo, duas canaletas), gerando automaticamente todos os acessórios. Basicamente, o Smart MEP possui um comportamento adaptável, uma vez que o programa desenha automaticamente o que o usuário espera.

O Smart MEP modifica automaticamente a forma e a geometria dos objetos, ou seja:

  • insere automaticamente curvas e outras junções;
  • muda as dimensões geométricas;
  • conecta automaticamente os objetos graças à presença de portas de conexão inteligentes.

Além disso, os objetos criados são inseridos automaticamente na biblioteca.

Como posso trabalhar com o Edificius MEP para modelagem de instalações elétricas MEP?

Trabalhar com Edificius MEP é muito simples. Do menu Desenho, vá para a seção dedicada às instalações elétricas, que são agrupadas em:

  • tubulações e flexíveis;
  • canaletas e eletrocalhas;
  • acessórios e quadros;
  • equipamentos e dispositivos.

Aqui, você tem todos os objetos MEP a serem incluídos em seu modelo arquitetônico para criar a instalação elétrica.

Veja como cada componente do sistema se articula no espaço e como ele interage com todas as instalações desde a primeira fase do projeto, minimizando a possibilidade de incorrer em erros de projeto.

A imagem mostra um tela dentro do programa Edificius MEP para modelagem de instalacoes eletricas. A imagem mostra o ambiente para modelagem 3D e como inserir uma peca

Modelagem de instalações MEP | Menu de itens MEP

Posso criar novos elementos a serem incluídos no projeto das instalações elétricas MEP?

Sim. Isso é possível graças ao configurador do Edificius, que permite criar todos os elementos adequados.

Você pode fazer isso de três maneiras diferentes:

  • crie um novo objeto MEP usando o configurador paramétrico – ao abrir a janela, você pode selecionar a categoria e o tipo do objeto e, posteriormente, inserir os dados característicos do objeto;
  • crie um novo objeto MEP importando o modelo 3D de um arquivo – você seleciona o objeto 3D da pasta a que pertence, o associa a uma categoria, informa e/ou modifica os dados do objeto e, finalmente, insere e/ou modifica os conectores;
  • crie um novo objeto MEP convertendo um bloco 3D arquitetônico – selecione o objeto 3D presente no projeto graças à Varinha Mágica, o associe a uma categoria, insira e/ou modifique os dados do objeto e, finalmente, adicione e/ou altere os conectores.

Como posso conseguir a documentação de projeto das instalações?

No Edificius MEP, você obtém rapidamente todas as tabelas gráficas (plantas baixas, plantas, elevações, cortes e vistas 3D da planta). Você pode adicionar legendas a esses documentos com o comando Legenda objetos MEP selecionando os elementos de seu interesse.

Você também pode rotular todos os objetos na mesa muito rapidamente: o programa reconhece o elemento e retorna automaticamente todos seus dados para a etiqueta.

É bom lembrar que todas as pranchas gráficas estão dinamicamente vinculadas ao ambiente de desenho, para que você possa alterar o projeto a qualquer momento e ter as pranchas gráficas sempre atualizadas.

Posso combinar os documentos do projeto em uma única tabela?

Você pode imprimir as pranchas gráficas individualmente ou montá-las em um único relatório executivo.

Escolha o formato e o bloco de título e, com um simples Arrastar e Soltar, arraste as pranchas gráficas completas com legendas e símbolos. Você também pode enriquecê-las com fotos e visualizações realistas das instalações, obtendo um resultado profissional.

O que acabamos de dizer também se aplica a tabelas e ábacos.

Podem ser impressos em papel, exportados em diversos formatos ou mesmo arrastados diretamente para o documento executivo, de forma a ter todos os detalhes técnicos dos objetos expostos na prancha.

A imagem mostra a documentacao de projeto, incluindo varios cortes que mostram o caminho das instalacoes eletricas

Posso compartilhar meu projeto de instalações elétricas, gerado com Edificius MEP, com outros técnicos?

Pode sim! Com Edificius MEP, pode importar e exportar seu projeto MEP de instalações no formato IFC.

O IFC é um formato de dados aberto e não proprietário que facilita a interoperabilidade e a troca de informações do modelo BIM entre os diferentes atores envolvidos no trabalho.

Posso navegar pelo modelo BIM das instalações?

Sim, com Edificius você pode navegar no modelo 3D das instalações MEP de várias formas.

Você pode aproveitar as vantagens do módulo Renderização em Tempo Real, que permite navegar pelo modelo de um PC ou Desktop, ou usar a Realidade Virtual Imersiva.

Neste último caso, você utilizará óculos para caminhar dentro do modelo e explorar, interrogar ou até mesmo alterar os objetos presentes:

  • pode explorar todo o projeto e olhar em todos os seus detalhes como se já estivesse construído, obtendo uma percepção realista de espaços, ambientes, materiais e das interferências entre as várias instalações modeladas.
  • Com um controlador, pode andar pelos vários ambientes e consultar qualquer anexo e documento associado aos objetos.
  • Aplicando a transparência, você pode observar os caminhos das instalações enquanto navega no ambiente virtual, obtendo um feedback imediato sobre as escolhas de projeto mais adequadas.
  • A apresentação do projeto torna-se uma experiência dinâmica e interativa com a vantagem de testar, em tempo real, todas as alterações solicitadas pelo cliente.

 

edificius
edificius