Home » BIM e Projeto de construção » As ferramentas para gerar uma renderização realista

As ferramentas para gerar uma renderização realista

Modelagem 3D, bibliotecas de objetos e texturas, pós-produção: um único software para renderização realista de seus projetos

Você é projetista e gostaria de gerar uma render arquitetônico de um projeto? Tem medo dos custos e dos tantos softwares necessários?

Saiba que existe um software único para realizar o projeto, modelar em 3D e até gerar renders foto realistas!

Neste artigo, explicaremos como obter excelentes renders foto realistas profissionais com um software de renderização arquitetônica, reduzindo tempo e custos de aprendizagem e uso.

Como fazer uma renderização realista de projetos arquitetônicos

A renderização realista é uma ajuda indispensável para a apresentação de um projeto. Portanto, é essencial que todo técnico saiba como fazê-la.

O processo que leva à criação de um bom render arquitetônico pode ser longo e complexo, por isso costuma-se optar por contratar diretamente profissionais do setor.

Na verdade, com os métodos tradicionais, para fazer um render arquitetônico é necessário:

  1. modelagem 3D;
  2. escolha de objetos 3D;
  3. escolha de materiais e texturas;
  4. processo de renderização;
  5. processo de pós-produção.

1 – Modelagem 3D

A modelagem 3D é a primeira etapa para criar uma renderização realista

Trata-se de criar objetos tridimensionais e inseri-los em um ambiente virtual mediante softwares específicos de modelagem 3D.

Um software de modelagem 3D permite observar seu projeto em três dimensões e analisar volumes e espaços de forma mais eficaz, obtendo assim uma melhor visão geral.

A imagem mostra uma renderização realista de uma cadeira cinza perto de uma planta em frente de uma parede de vidro.

Modelador 3D

Existem vários softwares de modelagem 3D e, igualmente, várias técnicas de modelagem. Isso já constitui um problema: qual software devo utilizar, e quanto tempo vou precisar para aprendê-lo?

2 – Biblioteca de objetos 3D

Para enriquecer o modelo, é necessário inserir muitos blocos 3D.

Imagine projetar uma casa: além do modelo (com pisos, paredes, janelas, telhado, etc.), não pode deixar de adicionar móveis e, portanto, deve escolher mesas, cadeiras, sofás e assim por diante a partir de bibliotecas online.

É claro que usufruir de uma biblioteca online já existente agilizará bastante o seu trabalho, pois poderá utilizar um modelo já pronto, sem ter que modelá-lo do zero. Mas ainda assim, há algumas questões: não todas as bibliotecas de blocos 3D são gratuitas, e não todas ofertam a mesma qualidade dos modelos.

Como sempre, por mais que a Internet seja de indiscutível  ajuda no trabalho diário, nunca se pode dispensar do olho crítico do projetista.

A imagem mostra a biblioteca de um fabricante de mobiliários.

Biblioteca de objetos 3D

3 – Biblioteca de materiais (e texturas)

A terceira etapa para obter uma renderização realista é aplicar materiais e/ou texturas.

Como no caso de blocos 3D, também no caso de materiais existem inúmeras bibliotecas online que permitem obter bons resultados. Mas compensa todo o tempo gasto na pesquisa?

Mais uma vez, é difícil dar uma resposta definitiva, pois muito depende do resultado que se pretende alcançar. Entretanto, sabemos por experiência quanto a procura da textura perfeita pode demorar, ainda mais se quisermos que ela contenha todas os mapas (normal, specular, bump, diffuse, etc.).

A imagem mostra uma cadeira de madeira perto de uma planta. No canto superior direito da imagem, há uma caixinha com várias texturas, e uma seta azul que ponta para a cadeira. A imagem é uma renderização realista produzida com o Edificius.

Biblioteca de materiais

4 – Renderização realista

A quarta etapa desse processo é a renderização arquitetônica.

No contexto do projeto arquitetônico, o termo renderização diz respeito ao processamento de imagens foto realistas.

Esta é o momento mais complexo, pois geralmente os softwares utilizados requerem um bom pré-conhecimento em matéria de fotografia, iluminação, etc.

Após de um bom aprendizado, é possível alcançar resultados surpreendentes, mas com uma longa curva de aprendizagem para iniciantes.

A imagem mostra uma cadeira cinza perto de uma planta e em frente de uma parede de vidro. A cadeira é iluminada pela luz do sol. A imagem é uma renderização produzida no Edificius

Renderização arquitetônica

5 – Pós-produção

E uma vez que o render foi processado? Posso utilizá-lo logo em seguida?

Na verdade, depois de processado o render, é necessário melhorá-lo em um processo de pós-produção, tanto adicionando objetos como realizando ajustes em iluminação, saturação, sombras, destaques, cores, etc.

Enfim, mais um software que precisa aprender a utilizar!

A imagem mostra o painel para a edição das renderizações no Edificius

Pós-produção

Gerar uma renderização realista com um único software

Nos parágrafos acima, pretendemos ilustrar todas as etapas que concorrem à criação de uma renderização realista de um projeto arquitetônico: tantas etapas e vários softwares diferentes!

Fica claro que, com esta abordagem, seria necessário um grande investimento tanto em termos de tempo como de custos, tornando-a quase inviável.

Porém, o bom é que já existe uma alternativa simples, intuitiva e rápido, um software concebido para as necessidades de todos os profissionais: Edificius + AIr BIM Pro2, o software BIM para projeto arquitetônico.

Edificius é um único software que reune todas as etapas mencionadas antes: é possível realizar a modelagem 3D, obtendo um modelo BIM cujos objetos contêm informações sobre geometrias, materiais, custos, e assim por diante.

A modelagem em si é extremamente ágil, pois o software consta com uma biblioteca de objetos: paredes, pisos, janelas, telhados, e muitos mais ainda.

A imagem mostra o menu de objetos do Edificius

O menu de objetos do Edificius

Além disso, é possível adicionar blocos 3D de mobiliário, enfeites ou vegetação e também aplicar texturas e materiais. Onde que encontro esse material? Na biblioteca biblioteca online do Edificius, gratuita, que contém dezenas de milhares de blocos gratuitos (texturas, blocos CAD, modelos 3D) para ajudá-lo a projetar melhor e mais rápido.

A imagem mostra a biblioteca online do Edificius, que apresenta várias poltronas

Biblioteca online do Edificius

É suficiente escolher o bloco 3D que pretende inserir no modelo, baixá-lo gratuitamente e inseri-lo no Edificius.

A biblioteca é constantemente atualizada para incluir os catálogos de cada vez mais fabricantes, além das tantas marcas já presentes.

Lógico que, além disso, é possível até criar os seus próprios modelos personalizados! Para saber mais sobre a biblioteca online do Edificius, clique aqui.

A imagem mostra várias texturas na biblioteca on-line do Edificius

Texturas no catálogo online do Edificius

Quando estiver satisfeito com o modelo, você pode avançar com as renderizações.

Você pode criar uma renderização realista até não sendo especialista, em muito pouco tempo e sem usar outro software. Os resultados são surpreendentes até para iniciantes.

 

edificius
edificius