As principais capacidades do BIM: como implementá-las?
As capacidades do BIM são o conjunto de funções e processos que permitem que um produto BIM seja gerado. Descubra mais!
O BIM é uma metodologia que permite criar um modelo de informação dinâmico, interdisciplinar e compartilhado que contém as informações sobre uma obra durante todo o seu ciclo de vida:
- Geometria
- Materiais
- Layouts
- Características estruturais
- Características térmicas
- Instalações prediais
- Custos
- Tempos de implementação
- Ciclos de manutenção
- Demolição ou desmantelamento da obra
Antes de saber quais são as principais capacidades do BIM, relembro que a aplicação da metodologia é imprescindível a partir da utilização de softwares BIM!
Convidamos você a testar agora o software de projeto de construção que permite desenvolver todas as funções BIM de forma rápida e fácil!
O que são as capacidades do BIM?
As capacidades do BIM representam as funções e processos que permitem planejar, construir e gerenciar projetos usando a metodologia BIM.
Para definir as principais funcionalidade BIM é conveniente referir-se às fases típicas de um processo de projeto BIM: projeto, execução e gestão.
1. Projeto
Na fase de projeto em BIM, são necessárias quatro capacidades principais:
- Modelagem de projeto
Implementar o modelo arquitetônico, energético ou estrutural de uma obra com o BIM significa alcançar a máxima produtividade com o auxílio de programas adequados e, particularmente:- um software de projeto de construção, para criar um modelo completo do edifício e desenvolver os elementos arquitetônicos, os espaços interiores e exteriores.
- Um software de cálculo estrutural BIM para executar e verificar todas as peças estruturais de um edifício, sejam elas em concreto armado, madeira, alvenaria ou aço.
- Um software de análise e simulação energética para modelar o edificio tendo em consideração as instalações prediais.
- Exibição do modelo
O BIM possibilita a visualização de modelos de informação 3D, oferecendo diferentes níveis de detalhamento conforme variam as partes envolvidas. Basta um simples visualizador BIM para visualizar os modelos de informação criados online e em qualquer dispositivo, apresentá-los aos seus clientes e identificar pontos fortes, inconsistências e pontos críticos.Visualização de um modelo BIM
- Cooperação
Com o BIM, o projeto pode ser totalmente compartilhado com as equipe das várias disciplinas. Você pode conectar dados e fluxos de trabalho de cada fase do projeto em um sistema de gestão BIM, uma plataforma totalmente baseada na nuvem que permite colaborar em tempo real com a equipe de projeto, execução e manutenção e gerenciar qualquer tipo de problema de forma colaborativa. - Interoperabilidade
Conectar todas as disciplinas e permitir um fluxo de trabalho suave entre diferentes equipes de projeto é a chave para o BIM. Hoje, com a chegada do openBIM e o padrão IFC (formato aberto e não proprietário), a metodologia de trabalho é livre de qualquer condicionamento: cada operador pode usar o software que preferir, transferir e compartilhar todos os dados por meio do padrão.
2. Execução
Criar um modelo de informação BIM já na fase de projeto significa fornecer aos empreiteiros e trabalhadores um contentor de informação durante a fase de execução, muito útil na gestão da construção e que pode, e deve, ser constantemente atualizado. Este modelo permite gerenciar fluxos de trabalho eficientes e manter sob controle de qualidade, custo e planejamento.
Além disso, o BIM permite modelar espaços e áreas de trabalho através de um software BIM para gerenciamento de canteiros de obras. Dessa forma, é possível identificar os riscos que podem surgir e traçar estratégias para mitigá-los.

Modelo de área do canteiro de obras com CerTus-HSBIM
As capacidades do BIM presentes na fase de execução traduzem-se num aumento na segurança do trabalhador e aumento nos lucros econômico e temporal.
3. Gestão
A fase de gerenciamento de uma obra é certamente a fase mais negligenciada: antigamente, uma vez finalizada a fase de construção, costumava-se arquivar/deixar de lado as práticas de gestão, pois a arquiviação de papeladas como contratos, manuais e fichas era muito onerosa. É aqui que entra em jogo mais uma possibilidade resultante do BIM.
O BIM permite superar essas dificuldades, pois permite criar um modelo de informação para a gestão do ativo construído. Todos os documentos gráficos e de gestão de texto estão contidos no modelo e são acessíveis e modificáveis a qualquer momento através de uma ferramenta de gestão de ativos BIM.
Como implementar as funcionalidades BIM?
Para implementar todas as funcionalidades BIM na sua equipe de trabalho, sugerimos-lhe:
- estudar as principais leis, normas e regulamentos;
- analisar e atualizar aplicações e soluções de hardware, software e cloud para a gestão não só de contratos individuais como de todo o gabinete técnico;
- formar a equipe de trabalho;
- criar grupos de projetos com base em especializações e habilidades individuais;
- direcionar os grupos de trabalho para a colaboração e cooperação contínua;
- estabelecer o fluxo de trabalho na equipe pactuando as dinâmicas relevantes;
- traçar estratégias e programas de crescimento com análises preventivas;
- manter um olhar atento nos resultados obtidos, positivos ou negativos.
Se deseja dar os primeiros passos na metodologia BIM, recomendamos baixar um sistema de gestão BIM, uma plataforma gratuita e totalmente online para gerir toda a sua atividade profissional e trabalhar de forma interoperável com a sua equipe.