BIM Facility Management: o BIM para gerenciamento de ativos
O BIM Facility Management é a aplicação do BIM aos processos de gestão e manutenção da obra. Confira como o BIM melhora o gerenciamento de ativos
Se você acha que o Building Information Modeling é um processo capaz de otimizar exclusivamente os fluxos de projeto e construção de uma obra, provavelmente ainda não conhece os benefícios que o BIM pode trazer na fase de gerenciamento e manutenção do ativo.
Quer conhecer esses benefícios? Se nunca ouviu falar de BIM Facility Management ou simplesmente deseja aprofundar o tema, este é o artigo certo: vamos descobrir juntos o significado e potencial deste termo, e entender como o BIM contribui para o gerenciamento operacional de edifícios e infraestruturas!
O que é o BIM Facility Management?
O termo BIM Facility Management indica a integração entre BIM e atividades de gerenciamento de ativos, e se refere à aplicação da metodologia BIM aos processos de gestão e manutenção de uma obra.
O ciclo de vida de qualquer obra no setor AECO se desenvolve de acordo com uma sequência ordenada de fases:
- projeto;
- construção;
- gerenciamento e manutenção;
- conversão ou desativação.
O Facility Management (FM, em português Gerenciamento de ativos) começa quando termina a fase de construção e inclui todas as atividades necessárias para manter, ao longo do tempo, um nível de eficiência adequado para atender às funções para as quais um edifício foi projetado.

Facility Management no processo BIM
O principal objetivo do Facility Management é garantir o gerenciamento ideal do ativo, com particular referência a equipamentos, espaços e instalações contidos nele. As atividades planejadas são de natureza técnica e gerencial, e incluem manutenção, reforma, gestão de contratos, gerenciamento de ativos e assim por diante.
Todas essas atividades são gerenciadas pelo Facility Manager e se baseiam na aquisição, produção e armazenamento de um grande número de documentos a serem constantemente atualizados e compartilhados.
O BIM permite facilitar o gerenciamento de todas essas atividades por meio do modelo digital da obra. O modelo BIM, de fato, pode ser enriquecido com todos os dados necessários e se tornar uma espécie de database do edifício que o Facility Manager consegue facilmente acessar e consultar para tomar decisões mais rápidas e eficientes.
Que dimensão BIM suporta o Facility Management de um edifício?
No cenário internacional, o Facility Management é geralmente associado ao BIM 7D, ou seja, a dimensão dedicada a gerenciamento e manutenção da obra.
Essa dimensão desempenha um papel essencial para os Facility Managers, os quais conseguem identificar mais facilmente as características físicas e funcionais da obra graças às informações contidas no modelo BIM. Além disso, a integração entre BIM e Facility Management permite:
- aprimorar a colaboração entre os atores envolvidos;
- melhorar os processos de tomada de decisão;
- reduzir tempos e custos associados às intervenções;
- tornar a manutenção mais inteligente e eficaz;
- otimizar o planejamento dos espaços;
- reduzir o consumo de energia e melhorar a segurança dos usuários;
- identificar possíveis criticidades.

Benefícios do BIM Facility Management
Qual o modelo BIM previsto pelo FM?
O modelo utilizado na fase de gerenciamento e manutenção de ativos é o chamado modelo as built (como construído, em português), que visa documentar a obra construída.
Esse modelo, de fato, representa a obra como efetivamente construída, sendo constantemente atualizado de acordo com as intervenções realizadas durante sua vida útil.
Além de informar a localização exata dos elementos (móveis, equipamentos, instalações, dispositivos, tubulações, dutos, etc.), o modelo as built contém uma série de informações úteis para apoiar o trabalho do Facility Manager (manuais, fichas técnicas, etc.).
Se integrado com sistemas que fornecem informação em tempo real sobre o estado do edifício (IoT), ele vira um verdadeiro gêmeo virtual da obra (digital twin) que possibilita a interação com a realidade circundante.
Graças a essa interação, os Facility Managers podem simular o desempenho da obra e adotar soluções de gerenciamento mais eficientes.
Como o BIM é usado no Facility Management?
Um dos aspetos mais representativos do BIM é a sua natureza colaborativa, que visa envolver todas as partes interessadas desde o início do processo. Essa é justamente uma das potencialidades do BIM aproveitadas pelo Facility Management.
Nos processos BIM de fato, ao contrário da abordagem tradicional, os atores responsáveis pelo FM colaboram com a equipe de projeto e contribuem para o planejamento dos ativos, fornecendo informações úteis sobre escolha dos materiais, organização do espaço, tipo de equipamento a instalar, tipo de informação necessária para a manutenção, e assim por diante. Tudo isso se traduz em uma redução significativa nos tempos e custos de gerenciamento da obra.
Você trabalha como Facility Manager? Então opte por uma software de gestão de manutenção que te permita gerenciar tarefas de manutenção onde quer que esteja e sem instalar nenhum software, aproveitando todas as vantagens da metodologia BIM.
Graças à integração do BIM com sistemas dedicados ao gerenciamento da manutenção, de fato, um BIM Facility Management software possibilita interagir diretamente com o gêmeo digital do edifício enriquecido com todas as informações necessárias, bem como realizar planos de manutenção mais adequados.
Outra grande potencialidade do BIM para o FM é a possibilidade de integrar modelos BIM com sistemas inteligentes (BIM-IoT platform). Dessa forma, o Facility Manager pode monitorar o desempenho e o consumo do edifício ao longo de sua vida útil, e avaliar soluções alternativas mais sustentáveis.