Home » Notícias sobre BIM » BIM Minas Gerais: confira o Decreto N° 48.146/2021

A imagem mostra a bandeira do Estado brasileiro de Minas Gerais com o titulo "BIM em Minas Gerais"

BIM Minas Gerais: confira o Decreto N° 48.146/2021

Grandes novidades no que diz respeito ao BIM em Minas Gerais graças a SEINFRA e DER-MG. Confira o Decreto N° 48.146/2021 e conheça o trabalho da ACCA no Estado

Minas Gerais é um dos estados brasileiros que, nos últimos anos, mais têm se destacado no trabalho de implementação do BIM. Este artigo pretende celebrar a publicação do Decreto Nº 48.146/2021 no Diário Oficial de Minas Gerais (02/03/2021): um passo gigante, voltado justamente a regulamentar a disseminação do BIM no Estado.

Não adianta repetir os benefícios, tão conhecidos, que a metodologia BIM traz à indústria da construção em todo o mundo. Porém, se quiser saber mais, dê uma lida em alguns dos nossos aprofundamentos.

O Decreto 48.146/2021 vislumbra o BIM em MG até 2028

Bem como o Decreto 10.306/2020, também esse Decreto estadual resolveu proceder de forma bem gradual e planejada, estabelecendo várias fases de trabalho.

De forma análoga, espera-se que, até 2021, o BIM no estado de Minas Gerais seja utilizado no “desenvolvimento de projetos de arquitetura e engenharia, referentes a construções novas, ampliações ou reabilitações, quando consideradas de grande relevância para a disseminação do BIM, abrangendo, no mínimo, a elaboração dos modelos de arquitetura e dos modelos de engenharia e disciplinas complementares, a detecção de interferências físicas e funcionais entre as diversas disciplinas e a revisão, a extração de quantitativos e a geração de documentação gráfica, extraída dos modelos a que se refere este inciso”.

Já a partir de 2024, seu uso será ampliado, abrangendo também a “execução direta ou indireta de projetos de arquitetura e engenharia e na gestão de obras”. Aos usos previstos na prima fase, adicionam-se também a orçamentação, o planejamento e o controle da execução de obras e a atualização do modelo as-built.

Finalmente, a partir de 2028, o BIM conseguirá envolver todo o ciclo de vida da construção, de acordo com a filosofia que o inspirou. De fato, prevê-se que, neste prazo, o BIM será utilizado até na manutenção de construções que tenham sido desenvolvidos ou executadas com aplicação do BIM.

Para a correta execução dessa Estratégia, o Decreto institui o Comitê Gestor da Estratégia BIM-MG CG-BIM, formado por 1 representante e 1 suplente de cada um dos seguintes órgãos estaduais:

  • Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade – SEINFRA, que exercerá a presidência
  • Secretaria de Estado de Educação
  • Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública
  • Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão
  • Secretaria de Estado de Saúde
  • Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais – DER-MG

BIM Minas Gerais: frutos de um longo trabalho

A publicação do Decreto é apenas a etapa final de um caminho que está sendo trilhado há tempo.

Já no verão de 2020, o Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER-MG) e a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (SEINFRA) assinaram o Convênio n° 10.971 para i) aquisição de softwares e equipamentos adequados para implementação do sistema BIM em Minas Gerais,  ii) implantação do espaço laboratorial LaBIM MG e iii) capacitação dos servidores envolvidos para implementação da tecnologia no Estado.

Ademais, Minas Gerais faz parte, junto com os Estados de Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, da Câmara Temática da Estratégia do BIMCT BIM Cosud: um acordo focado na troca de softwares e metodologias BIM.

Confira aqui uma conversa entre o Vitor Calixto Curi (Assessor da Diretoria de Edificações e Infraestrutura – Coordenador de Implantação BIM – DER/SEINFRA), Denise Aurora Neves Flores (Arquiteta e Urbanista, Pesquisadora Associada ANTAC, VP de Aperfeiçoamento Profissional na AsBEA – MG) e Everaldo Bonaldo (Chefe do Departamento de Engenharia Civil da PUC Minas).

ACCA em MG: colaboração no espírito do BIM

Já sabem que aqui na ACCA a gente não gosta apenas de acompanhar de longe os progressos dos nossos colegas brasileiros, e sim de participar deles!

Por isso, resolvemos celebrar parcerias acadêmicas e institucionais com institutos e órgãos chaves para a disseminação e implementação do BIM no estado de Minas Gerais.

Convênios acadêmicos

A ACCA software teve o grande prazer de celebrar Termos de Cooperação Acadêmica com várias bem-conceituadas instituições acadêmicas, como a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Pontíficia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC MINAS) e o Instituto Federal Norte de Minas Gerais (IFNMG).

Entre as tantas belas colaborações, não podemos deixar de mencionar os valiosíssimos profissionais da UFJF, cuja Liga Acadêmica de BIM foi um dos primeiros usuários do nosso Ambiente Comum de Dados (CDE) usBIM.platform.

Nosso agradecimento ao Prof. Maurício Aguilar Molina e aos membros da LABIM UFJF, em particular, David Marcos Souza Rezende, Aldo Ribeiro de Carvalho e Júlia Gargiulo Duarte Barra, que fizeram de porta-voz com eficiência e simpatia para o inteiro grupo.

Para saber mais sobre o trabalho realizado, consulte o artigo de aprofundamento.

A imagem mostra a interface de usBIM.platform

LABIM UFJF | A organização do projeto em usBIM.platform

De recente, também tivemos o prazer de assinar um termo de cooperação acadêmica com a PUC Minas (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais) para proporcionar gratuitamente nossas soluções a alunos e docentes. Nossas ferramentas estarão apoiando, em particular, o trabalho do Núcleo BIM da PUC Minas que, com seus três cursos de Pós-Graduação em BIM Manager, BIM: Projeto Paramétricos e Design Digital aplicados à Construção Civil e BIM: Projetos de Infraestrutura, faz convergência entre diversas disciplinas visando formar perfis diferenciados de profissionais e atender múltiplas demandas do mercado.

Convênios institucionais

Em fevereiro de 2021, nossa empresa teve a grande honra de celebrar um acordo de cooperação técnica com a Câmara Brasileira de BIM de Minas Gerais (CBIM MG), visando desenvolver atividades conjuntas na disseminação e fomento de tecnologia BIM no estado de Minas Gerais.

Mediante um termo de comodato, os funcionários da CBIM MG tiveram acesso gratuito a licenças não comerciais dos softwares da ACCA, particularmente no que diz respeito ao Projeto BIM Unboxing, que tem como objetivo convidar profissionais, professores acadêmicos e estudantes do mercado AECO para fazer um manual comparativo de soluções BIM existentes no mercado.

Em setembro de 2021, a ACCA software teve o grande prazer de celebrar um Termo de Doação e Comodato com o Estado de Minas Gerais, por intermédio da SEINFRA (Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade). O termo teve por objeto a cessão gratuita de licenças não comerciais de software de modelagem arquitetônica, cálculo estrutural e de um Ambiente Comum de Dados (CDE), entre outros.

A imagem mostra a mencao do termod e doacao entre a ACCA e o SEINFRA MG no Diario Do Executivo de MG

 

Em virtude do compromisso assumido no apoio das atividades do SEINFRA, a ACCA recebeu o Selo Amigo do Estado de Minas Gerais, por ter realizado doação/comodato dos softwares BIM sem ônus e sem encargos para a Administração Pública.

Nosso agradecimento a todos nossos parceiros acadêmicos e institucionais pela confiança e pelo apoio!

Ainda tem muito trabalho pela frente, mas o caminho que Minas tem percorrido é sem dúvida o mais certo para o fomento e a implementação do BIM, e nós da ACCA continuaremos a apoiá-lo da melhor forma possível.

usbim-platform
usbim-platform