BIM no mundo: a indústria da construção escandinava
Os países escandinavos (Noruega, Dinamarca, Finlândia e Suécia) foram entre os primeiros a adotar as tecnologias BIM, com normas e requisitos públicos já em vigor há algum tempo
Ao contrário de muitos outros países do mundo, os países escandinavos se coordenam desenvolvendo organizações e plataformas comuns.
buildingSMART Nordic, por exemplo, é uma organização sem fins lucrativos comum a vários países, membro da buildingSMART International, composta por representantes de:
- Finlândia
- Suécia
- Dinamarca
- Noruega
Devemos, no entanto, esclarecer que a Noruega é um membro independente da buildingSMART International e é precisamente por isso que o capitulo norueguês buildingSMART Norway tem uma função de “observador” dentro da buildingSMART Nordic.
buildingSMART Nordic
A missão da buildingSMART Nordic é de ajudar a construir um ambiente sustentável através de um compartilhamento e comunicação mais cuidadosa da informação, utilizando normas internacionais abertas no setor da construção, tanto privadas como públicas, buscando os seguintes objetivos:
- desenvolver e manter padrões internacionais abertos (Open BIM);
- acelerar a assimilação do BIM no mercado da construção através de projetos piloto sustentáveis e bem-sucedidos;
- fornecer oportunidades para networking, especificações e indicações escritas;
- resolver o problema de custo muito alto na indústria AEC;
- estender processos e tecnologia da buildingSMART para todo o ambiente de construção, para o seu ciclo de vida e incluindo produção, gerenciamento de instalações e manutenção.
Os benefícios para a indústria escandinava são:
- realizar programas cada vez mais sustentáveis tanto público como privado;
- ter edifícios cada vez melhores, mais rápido de construir e mais barato (custo-benefício);
- obter resultados mais previsíveis (redução de risco);
- ter edifícios de alto desempenho e eficiência energética (com um ambiente melhor a custos mais baixos);
- criar novas oportunidades de negócios.
Finlândia
Na Finlândia, o uso de BIM agora está consolidado, a fase experimental já foi superada há algum tempo, por exemplo, desde 2001, a empresa do governo Senate Properties, responsável pelos ativos imobiliários públicos, começou a promover projetos com o BIM.
A partir dos resultados obtidos por estes projetos pilotes o governo finlandês entendeu, com o tempo, que as tecnologias e metodologias BIM estavam prontas para uma difusão mais ampla nos edifícios públicos.

Centro comercial Easton, Helsinki
A Finlândia começou a trabalhar na implementação de tecnologias BIM e em 2007 a confederação das indústrias de construção finlandesa já havia exigido que todos os pacotes de software de projeto tivessem a certificação IFC. Devemos destacar que o IFC é um formato de arquivo neutro que permite compartilhar e trabalhar com os modelos independentemente de qualquer software específico (Open BIM).
Este é o país mais avançado em BIM do mundo, já que em 2007, 93% das empresas de arquitetura e 60% das empresas de engenharia usavam o BIM continuamente.
Suécia
Na Suécia a Swedish Standards Institute (SIS) publica desde 1991 uma série de guias para a promoção do BIM no país, enquanto que desde 2014 a BIM Alliance Sweden reuniu os principais órgãos e atores, públicos e privados, com o objetivo de encontrar mais recursos para apoiar a inovação na construção.

Hospital New Karolinska Solna project (NKS)
A adoção do BIM é tão alta na Suécia que as melhores práticas se desenvolveram apesar da ausência de diretrizes claras do governo. Historicamente, o país segue apenas os Estados Unidos na publicação de artigos acadêmicos com foco no BIM. O governo também está iniciando iniciativas para facilitar a implementação do BIM a nível público, de forma obrigatória. De fato, organizações estatais como a administração de transportes sueca impuseram o uso do BIM desde 2015.
Dinamarca
O uso de BIM tem sido promissor desde 2000, em 2006 50% dos arquitetos já usavam o BIM pelo menos em um projeto inteiro. Em 2007, o uso do BIM tornou-se obrigatório para todos os projetos públicos estaduais e, em 2011, essa obrigação foi estendida a todas as instituições regionais e locais.

University Hospital Aalborg, Danimarca
A Dinamarca obrigou as instituições do Estado, incluindo a Palaces and Properties Agency, a Danish University Property Agency e o Defense Construction Service, a adotar práticas de BIM cada vez mais avançadas, enquanto outras organizações privadas e universidades as apoiam graças a atividades de pesquisa e desenvolvimento.
Noruega
Na Noruega, a Norwegian Homebuilders Association – a associação de construtores – promoveu ativamente o uso do BIM juntamente com o Norwegian directorate of Public Construction and Property (Statsbygg), um organismo da administração pública norueguesa que lida com bens públicos.
Também graças a essas associações desde 2010, todos os projetos usavam os formatos de arquivo IFC e BIM para todo o ciclo de vida de seus edifícios. Uma organização líder chamada SINTEF também está realizando pesquisas no BIM como parte do programa nacional de pesquisa e desenvolvimento, com foco em ferramentas sustentáveis para melhorar a construção e o gerenciamento de edifícios.

Statoil Project, Noruega
Clique aqui para saber mais sobre o software de arquitetura BIM Edificius