BIM no Peru: o governa aprova o plano para a transição digital
O governo peruano lança o plano BIM, definindo ações e objetivos prioritários para o desenvolvimento de novos projetos públicos
Vamos continuar nossa análise da disseminação do BIM no mundo focando no estado do BIM no Peru. Em 9 de setembro, o Jornal Oficial do Peru El Peruano publicou o decreto com as diretrizes para a adoção gradual do BIM em projetos públicos.
Esse decreto é a primeira etapa do plano BIM Peru. Elaborado pelo Ministério da Economia e Finanças (MEF), ele visa reduzir custos excessivos e atrasos na realização de infraestruturas públicas para tornar seu funcionamento e manutenção mais eficiente, bem como para promover transparência nos processos de investimento público.
Plano BIM Peru
Em setembro de 2019, na ocasião da publicação do decreto, o Presidente do Conselho de Ministros do Peru anunciou o início do plano BIM Peru, que definirá os aspectos necessários para a adoção da metodologia BIM no país. O governo peruano prevê que implementação do BIM melhorará a transparência, a qualidade e a eficiência dos investimentos durante todo o ciclo de vida de projetos públicos.
O plano BIM Peru inclui:
- verificações preliminares para a aplicação do BIM, também através da elaboração de diretrizes que possibilitem o monitoramento dos resultados alcançados;
- definição de linhas de ação e objetivos prioritários para a aplicação progressiva do BIM;
- implementação de padrões para o uso do BIM;
- estratégia para treinar técnicos sobre o uso do BIM;
- estratégia para padronizar os requisitos BIM;
- elaboração de linhas guias para a integração de tecnologias para a implementação do BIM;
- criação de bibliotecas de objetos BIM;
- objetivos, prazos e metas para a adoção obrigatória do BIM;
- estratégia para comunicar e disseminar o uso do BIM.
O Plano BIM Peru representa uma das medidas políticas do “Plano Nacional de Competitividade e Produtividade 2019-2030” que, aprovado pelo decreto n. 237-2019-EF, pretende atingir o objetivo prioritário de fornecer infraestruturas de qualidade ao País.

Banco de la Nación: um dos primeiros projetos BIM no Peru
A este respeito, lembramos que foram recentemente publicados:
- o decreto n. 289-2019-EF, através da qual “são aprovadas as disposições para a integração progressiva do BIM nos investimentos públicos”;
- o projeto interministerial com as primeiras linhas guias para o uso do BIM em projetos de construção pública, publicado em 19 de julho de 2019 no portal institucional do Ministério da Habitação e Saneamento (clique aqui para baixar a resolução n. 242-2019).
O Plano parte da premissa de que a metodologia BIM é um modelo de trabalho colaborativo para gerar e gerenciar informações sobre projetos de infraestruturas durante todo seu ciclo de vida. Seu objetivo é incluir todas as informações em um único modelo digital para aprimorar o gerenciamento do projeto, proporcionando maior previsibilidade, transparência e redução de custos e prazos, assim como otimizando investimentos.
Durante sua participação no Fórum Econômico do Peru de 2019, o Presidente do Conselho de Ministros afirmou:
A introdução da metodologia BIM no País representa para o setor público uma mudança fundamental no gerenciamento de informações sobre projetos de investimento durante seu ciclo de vida.
Isso melhorará qualidade, eficiência e transparência dos investimentos públicos, otimizando sua rentabilidade social e garantindo o gerenciamento correto dos processos de construção/projeto e o fornecimento de serviços adequados aos cidadãos.
O decreto de 9 de setembro
O decreto estabelece critérios gerais para a integração gradual do BIM no setor público. Esses critérios, de fato, orientarão a aplicação do plano BIM Peru em projetos de investimento público.
O decreto prevê:
- (i) as linhas de ação e os objetivos prioritários para o uso da metodologia em projetos de investimento público;
- (ii) a implementação de regras para uso do BIM em investimentos públicos;
- (iii) a estratégia para promover capacitação em BIM, preferencialmente no setor público;
- (iv) a estratégia para padronizar os requisitos da metodologia do projeto de investimento.

Banco de la Nación: a torre mais alta do Peru
As linhas de ação serão desenvolvidas de forma coordenada entre os setores público, privado e acadêmico graças ao Ministério da Economia, responsável pela gestão e implementação desta medida política, conforme previsto pelo Plano de competitividade e produtividade nacionais.
Essas disposições serão acompanhadas pela criação de uma comissão multidisciplinar. Sua tarefa será contribuir para a preparação e o monitoramento do plano BIM Peru a ser elaborado pelo MEF, assim como pelos principais Ministérios públicos e seus órgãos relacionados.
O plano BIM também incluirá o roteiro para desenvolvimento de padrões e metodologias, capacitação de recursos humanos, implementação de tecnologias facilitadoras, programa piloto e, enfim, adoção gradual em todo o setor público.