Home » Notícias sobre BIM » BIM Paraná: veja os avanços no Estado na metodologia BIM

BIM Paraná: veja os avanços no Estado na metodologia BIM

BIM no Paraná: acompanhe nosso aprofundamento e conheça os avanços na implantação da metodologia BIM nos Estados Federativos

Vamos continuando a nossa trajetória sobre o estado de adoção da metodologia BIM no Brasil apresentando um Estado que avança a passos largos: o Paraná!

Junto com Santa Catarina e Rio Grande do Sul, o Paraná vem se destancando pela prontidão e progresso no que diz respeito ao BIM, também participando da REDE BIM GOV SUL.

Os começos

Desde 2015, o Órgão responsável pelo crescimento da metodologia BIM no Paraná foi a Secretaria de Infraestrutura e Logística do Paraná (SEIL). Suas ações levaram à realização de:

  1. Plano de Fomento BIM.
  2. Planos de Implantação, promovidos pelo GT-BIM do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e GT-BIM da Paraná Edificações (PRED). O GT – BIM PRED pesquisa os procedimentos a serem adotados para o recebimento dos projetos em BIM, enquanto o GT – BIM DER atua com o intuito de avaliar e analisar os softwares voltados a traçados rodoviários e à elaboração de projetos geométricos.
  3. Laboratório BIM do Paraná (LaBIM PR), focado em pesquisas sobre recursos técnicos que possam acompanhar e cumprir as exigências da indústria de construção, realizando parcerias com empresas desenvolvedoras de softwares.
A imagem mostra o plano estrategico para a implantacao do BIM desenvolvido pela SEIL

Plano estratégico para a implantação do BIM | © SEIL

As pesquisas e os projetos piloto

O grupo de trabalho GT – BIM PRED já atuou em parceria com a empresa de construção Paraná Edificações, responsável pelos primeiros projetos piloto realizados com a tecnologia BIM.

Entre os estudos e as atividades realizadas em BIM, realçamos o Conselho Tutelar de Marialva, o Centro de Atendimento ao Turista de Foz do Iguaçu, o Centro de Especialidades Médicas, a sede da SESA (Secretaria da Saúde), e outras. No específico, o Conselho Tutelar de Marialva serviu de projeto piloto da Paraná Edificações em parceria com a SEIL, que focou na modelagem e na compatibilização dos projetos por meio do LaBIM PR.

Com base no projeto acima, a Paraná Edificações disponibilizou seu Caderno Orientador nª11 para a análise de obras realizadas aproveitando a metodologia BIM.

A fotografia mostra a obra da parana edificacoes realizada com tecnologia BIM

Centro de Atendimento ao Turista realizado com ferramentas BIM | © Paraná Edificações

Já em 28 de outubro de 2019, foi firmado o Termo de Cooperação Técnica entre a SEIL e a Prefeitura de Ponta Grossa, para estabelecer cooperação entre os atores para a ampliação e modernização do aeroporto da cidade em BIM.

O grande papel do SENAI – PR

O SENAI é o órgão que desenvolve soluções em tecnologia e inovação para a indústria. No Paraná, o SENAI opera por meio de 7 Institutos de Tecnologia e 2 de Inovação, contando com equipes capacitadas e laboratórios especializados. Os Institutos SENAI auxiliam as indústria a se adaptar às tendências e exigências do mercado.

No que tange ao BIM, o SENAI – PR possui um Instituto de Tecnologia em Construção Civil, que atua com:

  • serviços técnicos:
    • modelagem BIM;
    • coordenação de projetos em BIM;
    • compatibilização;
    • levantamento de nuvem de pontos, com escaneamento a laser e drone;
    • simulações para estimativa de custo;
    • simulações para planejamento;
    • entre outros.
  • Transferência de tecnologia, através de:
    • diagnóstico, ou seja, um levantamento das necessidades e da realidade específica da empresa. A análise visa identificar o nível de maturidade BIM da empresa, à luz do famoso esquema proposto por Bilal Succar.
    • Produção de documentação, come base no Plano de Implantação e no BIM Mandate.
    • Realização de provas de conceito, indispensáveis para testar e validar tudo o que foi designado na documentação acima. As POCs podem ser tanto de projetos, de obras e de gestão de ativos.

O SENAI – PR já realizou importantes provas de conceitos como na Força Aérea Brasileira (CISCEA – Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo) e no IPC (Instituto de Planejamento de Cascavel).

Pensando grande: a ACCA vem apoiando o grande esforço do Estado

No verão de 2020, o Sistema FIEP (Federação das Indústrias do Estado do Paraná) lançou o programa de Residência em BIM.

O programa visa selecionar 8 bolsistas que receberão capacitação e orientação técnica para desenvolver um processo de implantação da tecnologia BIM nas empresas patrocinadoras. Em síntese, os bolsistas receberão um montante mensal, bem como um certificado de especialização pela Faculdade da Indústria. O programa terá duração de 5 a 34 meses e prevê três módulos:
  1. Desenvolvimento do Diagnóstico de Maturidade, Mapeamento de Processos e Elaboração do BIM Mandate e Plano de Implantação.
  2. Acompanhamento da Implementação do BIM na fase de Projeto através de Prova de Conceito.
  3. Acompanhamento da Implementação do BIM na fase de Obra através de Prova de Conceito.

Nas palavras da Letícia da Costa Gonçalves, Coordenadora do Instituto Senai de Tecnologia em Construção Civil:

O Programa de Residência BIM nasceu pra apoiar a Construção Civil no Paraná no processo de Implantação da Tecnologia BIM, que já é uma necessidade indiscutível para nossa realidade, tanto no que tange à estruturação e validação dos processos nas empresas patrocinadoras, quanto à capacitação e geração de profissionais especializados no tema para o mercado em questão.

A ACCA tem o grande prazer de colaborar com o Sistema FIEP para o bom êxito do programa de Residência em BIM. Como parceiros, disponibilizaremos as nossas soluções para os bolsistas poderem manusear uma ferramenta BIM fácil e amigável.

Parceiros apoiando a realização do programa Residência BIM | © Instituo SENAI de Tecnologia em Construção Civil

Veja aqui a live entre o Carlos German, Vice-presidente do Sinduscon PR, a Letícia da Costa Gonçalves, Coordenadora do Instituto Senai de Tecnologia em Construção Civil, e a Especialista BIM do SENAI Júlia Fernanda Maia:

As inscrições para participação como Empresa Patrocinadora vão até 19 de março, podendo encerrar antes quando no fechamento das 8 cotas disponíveis. Confira o edital e inscreva-se aqui.

Já as candidaturas para bolsistas no programa de Residência BIM serão abertas até 23 de Março de 2021! O que está esperando? Confira as vagas aqui!

Saiba mais!

Se quiser ter uma visão dos grandes progressos no Brasil ao longo do tempo, bem como acompanhar as últimas novidades – nomeadamente, o lançamento do BIM Fórum Brasil e a publicação do Decreto 10.306/2020, recomendamos que confira a série de artigos que a redação do BibLus já dedicou a esse assunto:

 

edificius
edificius