Home » BIM e Arquitetura » BIM Safety: 10 maneiras como o BIM pode aprimorar a segurança do trabalho

A imagem mostra alguns capacetes de segurança empilhados um sobre os outros. À direita, vê-se a escrita "BIM Safety".

BIM Safety: 10 maneiras como o BIM pode aprimorar a segurança do trabalho

O termo BIM Safety trata da aplicação das tecnologias BIM à segurança do trabalho. Descubra agora os benefícios de integrar BIM e segurança

A questão da segurança é uma das mais delicadas e importantes no setor AECO. O objetivo comum sempre foi o de preservar a saúde dos trabalhadores. No entanto, apesar dos esforços contínuos, as soluções tradicionais não parecem capazes de reduzir o preocupante número de acidentes que sempre afetaram o setor da construção.

Parece, portanto, que chegou o momento de introduzir soluções mais avançadas tecnológica e digitalmente que proporcionem uma “segurança integrada”, razão pela qual hoje falamos de BIM Safety.

Uma abordagem BIM para a segurança é necessária?

Pesquisas sugerem que o setor da construção está superlotado de estratégias tradicionais de prevenção de acidentes e que, inclusive, alguns deles são causados por deficiências que surgem na própria fase de projeto.

É possível, então, que seja necessária uma nova abordagem para a inovação em segurança? É possível que o aumento do nível de digitalização do processo de construção, e a implementação do BIM Safety, levem a uma diminuição de acidentes em obra?

Estudos e pesquisas parecem sugerir uma única resposta positiva!

Muitas vezes falamos sobre o Digital Twin, ou seja, o gêmeo digital da obra realizado antes mesmo do início do canteiro de obras. A simulação digital do processo de construção também simula as fases de construção e, portanto, ajuda a identificar e prevenir riscos de segurança relacionados com os vários processos.

É nesse contexto que se fala de BIM Safety, isto é, a aplicação da metodologia BIM ao serviço da segurança do trabalhador. O BIM aplicado à segurança oferece a oportunidade de identificar e prevenir riscos de saúde e segurança já desde o início do projeto graças à simulação digital do canteiro de obras.

O que se entende por BIM Safety?

O termo BIM Safety identifica a aplicação de tecnologias BIM ao serviço de planejamento e gerenciamento de segurança.

O BIM Safety, ou seja, a metodologia BIM aplicada ao setor H&S – Saúde e Segurança, graças ao planejamento integrado do canteiro de obras e à simulação 4D das fases de construção, permite:

  • visualizar e controlar digitalmente o canteiro de obras;
  • identificar quaisquer riscos e perigos;
  • resolver questões como o planejamento das fases de trabalho, a falta de comunicação e capacitação dos trabalhadores, interferência entre os diversos processos.

A imagem mostra a escrita "BIM" com um capacete de segurança colocado na letra "B".

A adoção do BIM na área da gestão da segurança é certamente um salto para a inovação que permite simplificar notavelmente a avaliação do perigo e a análise de risco em canteiros de obras.

No setor de H&S, existe hoje uma consciência generalizada de que a digitalização do canteiro de obras tornaria a administração da segurança nos canteiros de obras e nas atividades de produção em geral eficiente e funcional.

A questão da legislação também se enquadra neste contexto: de fato, o BIM Safety facilita notadamente também a implementação de solicitações regulatórias obtendo assim o duplo resultado de redução de riscos para os trabalhadores e coordenação de todos os aspectos relacionados ao setor de H&S, graças a um banco de dados único composto por:

  • modelos 3D;
  • análise 4D;
  • gerenciamento de documento.

O projeto do canteiro de obras, que antes era majoritariamente uma prática estática e documental, torna-se muito mais dinâmico com o BIM Safety e o uso de software de segurança do canteiro de obras. É possível interceptar os possíveis e reais acidentes que possam ocorrer durante o processamento através de:

  • criação de planos de segurança;
  • modelos 3D e 4D do canteiro de obras;
  • análise de processamento;
  • o estudo dos riscos.

Como o BIM torna os canteiros de obras mais seguros?

Há muitas maneiras pelas quais o BIM torna os canteiros de obras mais seguros para todos aqueles que passam e trabalham neles, e provavelmente mais das que veremos juntos. Vamos simular o caminho de um projeto, desde sua concepção, para identificar as vantagens do BIM Safety:

  1. O BIM Safety permite reproduzir digitalmente a natureza exata do território onde será localizado o canteiro de obras (orografia, presença de cursos d’água e vegetação, viabilidade da área, eventuais construções presentes, presença de escolas, etc.): desta forma você tem conhecimento real dos riscos e possíveis interferências que podem ocorrem entre os processos e os espaços operacionais relacionados.
  2. Facilita o trabalho do coordenador de segurança, pois, na abordagem tradicional de projeto, o Coordenador de Segurança não participaria da fase de projeto da obra. No BIM, por outro lado, a colaboração é um dos pontos-chave, por isso é essencial que até a fase de planejamento de segurança seja compartilhada para evitar situações de risco inesperadas durante a fase de execução.
  3. Simplifica o cumprimento de vários regulamentos em matéria de prevenção de acidentes de trabalho.
  4. Permite examinar o cronograma já na fase de projeto: facilita a análise dos riscos associados às diferentes atividades e permite a integração, passo a passo, de todos os aspectos relativos à construção da obra, dividindo as áreas de trabalho com alto fator de segurança.
  5. Permite obter um verdadeiro canteiro de obras digital, completo com máquinas e trabalhadores em movimento: graças a específicos softwares de gerenciamento de canteiro de obras BIM, permite simular os gabaritos reais, identificar as áreas onde as atividades poderiam se sobrepor e verificar o funcionamento das rotas de fuga.
  6. Permite planejar fluxos de trabalho e focar individualmente em cada risco para que os trabalhadores possam se preparar melhor para as atividades individuais a serem executadas.
  7. Permite gerenciar o atividades de reestruturação paralelas às atividades normais de trabalho.
  8. Permite o orçamento imediato dos equipamentos provisórios, reduzindo fortemente os custos de gestão.
  9. Graças a softwares de detecção de interferências, permite identificar qualquer interferência entre as peças antes que elas sejam edificadas, reduzindo assim os acidentes a elas associados.
  10. Fornece uma comunicação de informação com um nível de detalhe que aumenta de acordo com a fase do processo de projeto, chegando ao ponto em que, para cada objeto, é possível conhecer: seus requisitos mínimos de espaço para instalação e manutenção, detalhes sobre peças de reposição, datas de manutenção programada, até dados referentes à avaliação de risco da exposição a agentes químicos perigosos e cancerígenos e mutagênicos. Tudo isso acontece dentro de um processo dinâmico e atualizável durante todo o ciclo de vida da obra.

Estas são apenas algumas das vantagens que o BIM Safety traz, mas para poder apreciá-las o melhor é experimentar um software de segurança do trabalho em seu projeto. Você apreciará a tranquilidade de planejar seu projeto com total segurança!

 

certus-hsbim
certus-hsbim