CityLife: conheça o projeto do novo portal de Milão
O escritório BIG assina CityLife, projeto que completará a reconstrução do famoso centro urbano da antiga Feira de Milão
Uma grande porta de acesso ao longo do eixo Domodossola: este é o novo projeto futurista, recentemente apresentado, que marca o início da fase de conclusão do bairro CityLife de Milão.
Selecionado através de uma competição internacional entre grandes escritórios de design e arquitetura, o projeto foi realizado pelo estúdio BIG – Bjarke Ingels Group, um grupo de arquitetos, designer e urbanistas com base em Copenhague, Nova York, Londres e Barcelona.

CityLife Milan_Image by BIG-Bjarke Ingels Group
O novo portal de Milão
O projeto do novo portal de Milão prevê a construção de dois edifícios conectados por um sistema de cobertura com pórtico. Emoldurando as três torres existentes, mais altas, o complexo funcionará como uma nova porta de acesso, do Norte, ao CityLife através de uma ampla área verde que promoverá ainda mais a habitabilidade do bairro.
CityLife foi concebido para os cidadãos, criando uma interconexão entre espaços públicos e privados: a cobertura não é apenas um elemento estrutural entre os dois edifícios, mas define um espaço público coberto enriquecido com mobiliário urbano e espaços verdes, acessível durante todo o ano.
Essa intervenção arquitetônica foi projetada para ser permeável e totalmente integrada ao bairro, a partir do espaço e do contexto existente. O novo portal de CityLife, de fato, se integra a áreas urbanas e estradas existentes, criando continuidade entre o bairro e a cidade.
O novo complexo cobrirá uma área de 53.500 m², com mais de 200 metros de comprimento e uma estrutura com pórtico que, em seu ponto mais estreito, terá uma largura de 18 metros.
Os níveis dos edifícios serão caracterizados por tetos com 3 metros de altura que, graças a uma parede de vidro transparente e brilhante, deixarão passar uma grande quantidade de luz natural. Todos os níveis terão vista tanto para a cidade como para dois grandes pátios privativos.
Além disso, na parte mais alta, os edifícios serão equipados com terraços em cascata, concebidos como espaços polivalentes, com um panorama deslumbrante.
O complexo será usado para acomodar escritórios. As obras, a serem iniciadas em 2021, terminarão em 2023.
Este projeto futurista representa a conclusão do CityLife, que assim se torna um dos principais distritos comerciais da Europa em um conjunto complexo e equilibrado de espaços públicos e privados entre residências, escritórios, lojas e áreas verdes.
Desde sua criação até hoje, CityLife se destacou como um dos principais “novos centros urbanos” de Milão: um bairro caracterizado por sustentabilidade, qualidade de vida e serviços, representando um dos maiores exemplos de renovação e requalificação urbana na Itália.
CityLife: o projeto
CityLife é um projeto de requalificação do centro urbano da feira de Milão.
Com uma área total de 366.000 m², é uma das maiores áreas de intervenção urbana da Europa e conta com a contribuição de arquitetos famosos:
- Zaha Hadid;
- Arata Isozaki;
- Daniel Libeskind.
CityLife é uma combinação equilibrada de serviços públicos e privados, incluindo apartamentos, escritórios, uma área comercial e o terceiro maior parque público no centro de Milão.
O coração da área é o inovador Distrito comercial e de negócios, constituído por três torres e pela praça Tre Torri, com lojas, serviços e restaurantes com vista para o parque.
Toda a área é caracterizada por um forte foco na sustentabilidade e no respeito pelo meio ambiente: as residências possuem certificado energético de classe A e preveem principalmente o uso de fontes de energia renováveis; as três torres já obtiveram a prestigiada pré-certificação LEED, atingindo assim o nível Gold.
CityLife, empresa detida a 100% pelo Grupo Generali, também é a maior área para pedestres de Milão graças à opção de mobilidade e estacionamento subterrâneos.