Home » BIM e Projeto de construção » Como converter uma planta baixa em 3D

Como converter uma planta baixa em 3D

Saiba como converter uma planta baixa em papel para o 3D de maneira fácil, rápida e automática. Te explicamos como

Precisa criar um modelo 3D de um edifício existente, mas tudo o que tem são velhas plantas baixas desenhadas à mão em papel?

Fique tranquilo, pois agora é possível converter plantas baixas 2D em modelos 3D BIM em poucos minutos, graças a um aplicativo online que usa Inteligência Artificial (IA).

Graças à IA, é possível reconhecer automaticamente os vários elementos contidos na foto de uma planta baixa 2D (paredes, vãos, salas) e transformá-los automaticamente em objetos 3D/BIM.

Neste artigo, mostraremos todos os passos que você precisa seguir e os benefícios dessa extraordinária tecnologia para o seu trabalho.

A imagem ilustra um exemplo de como criar um modelo 3D a partir de uma foto de planta baixa 2D com usBIM.planAI

Como criar um modelo 3D com usBIM.planAI

Converter uma planta baixa 2D em modelo 3D com usBIM.planAI: as vantagens para o projetista

Se você trabalha com intervenções de remodelação, restauro ou manutenção, sabe muito bem que para iniciar o projeto é necessário partir das plantas do edifício existente sobre o qual tem de trabalhar. Entretanto, nem sempre é fácil encontrar gráficos no formato DWG/DXF e, muitas vezes, tudo o que você tem à sua disposição é uma simples planta cadastral ou desenhos de papel amassados e arruinados pelo tempo.

Felizmente, é possível

Como resolver? Vamos explicar detalhadamente como obter o modelo 3D do edifício que você precisa trabalhar, a partir dos gráficos em papel que você tem à disposição.

É um processo automático que utiliza a Inteligência Artificial para criar o modelo 3D a partir de uma foto de planta 2D. Desta forma, você pode importar o modelo 3D que você gerou diretamente para o seu software de autoria BIM e continuar trabalhando nele livremente ou compartilhá-lo com seus colegas.

Na prática, você tira uma foto da planta de papel e a importa para o aplicativo (em formato PNG, JPG, PDF). Defina os níveis (térreo, primeiro andar, etc.), aguarde alguns minutos e a Inteligência Artificial reconhece portas, paredes, janelas, sótãos e os transforma em objetos 3D. Se necessário, ajuste a modelagem obtida movendo, excluindo ou adicionando outros elementos. Neste ponto, o modelo está pronto para ser usado em seu trabalho. Você o exporta no formato IFC e pode importá-lo para o seu software de projeto arquitetônico. Você também pode compartilhá-lo com outros profissionais, modificá-lo e até usá-lo para obter plantas, elevações e cortes em formato digital.

A imagem ilustra um exemplo de como criar um modelo 3D de uma foto de planta 2Dcom usBIM.planAI

Como converter uma planta baixa 2D em um modelo 3D com usBIM.planAI

O uso desta nova tecnologia traz uma série de vantagens para o seu trabalho diário:

  • ter um aplicativo muito simples de usar;
  • não ter que aprender um novo software, porque a Inteligência Artificial gera automaticamente o modelo 3D;
  • economizar muito tempo e trabalho;
  • digitalizar ativos existentes rapidamente e facilmente;
  • obter um modelo 3D em formato IFC para trabalhar em modo openBIM;
  • importar o modelo IFC para qualquer software BIM e colaborar sem problemas mesmo com colegas que usam softwares diferentes do seu.

Para quem é útil?

A Inteligência Artificial ao serviço da digitalização de edifícios é útil para todos os profissionais do setor técnico:

  • escritórios de design;
  • escritórios de arquitetura;
  • construtoras;
  • gerentes de ativos;
  • órgãos públicos.

Como converter a planta baixa de um edifícios existentes para seu modelo 3D

Agora te mostraremos todos os passos que você precisa seguir para converter plantas baixas 2D em modelos 3D BIM.

Primeiro, inicie a sessão na plataforma usBIM com suas credenciais (e-mail e senha), e abra o aplicativo usBIM.planAI. Clique em Criar projeto e insira um nome e uma descrição.

Defina a organização do projeto a partir do diagrama de árvore à esquerda: você cria os níveis correspondentes a cada andar do edifício (se for composto por vários andares).

Clique em Importar plantas para importar a foto da planta baixa que deseja digitalizar. Repita a operação para importar o plano correspondente em cada nível que você criou.

Posicione-se no primeiro plano para digitalizá-lo e dimensioná-lo de acordo com uma medida conhecida. Antes de prosseguir, defina os parâmetros de referência (altura das paredes, espessura dos pisos, espessura dos parapeitos das janelas, etc.) para obter uma modelagem precisa.

Clique em Lançar detecção automática e aguarde alguns segundos para obter o resultado final. Você pode visualizar o modelo obtido em 2D ou 3D.

A imagem ilustra um exemplo de realização do modelo 3D com usBIM.planAI -modelo 3D de uma foto de planta 2D

Realização do modelo 3D com usBIM.planAI

Se achar conveniente, também pode prosseguir passo a passo e iniciar o processo de conversão 2D para 3D por elementos (por exemplo, convertendo apenas as paredes, adicionando as aberturas posteriormente, etc.).

Você também pode decidir modificar o modelo obtido, por exemplo, movendo uma parede, adicionando uma divisória ou qualquer outro objeto que o software não tenha convertido corretamente ou que pretenda modificar de qualquer maneira. Finalmente, pode juntar as várias plantas criadas para fazer um único modelo 3D completo.

Depois de verificado, pode exportar o modelo no formato IFC (especificando também alguns modos de exportação) e visualizá-lo com um simples navegador online ou abri-lo com um software de autoria BIM (Edificius, Revit, Archicad, etc.) e continuar trabalhando com ele.

Também pode acessar o projeto novamente a qualquer momento no usBIM.planAI e fazer alterações posteriores.

Da situação atual ao projeto

Suponhamos que o modelo obtido automaticamente com usBIM.planAI sirva para realizar um projeto de restauração em cima dele. Como fazer?

Primeiramente, exporte o modelo 3D no formato IFC (Exportar o modelo,Iniciar a exportação). Na sequência, abra o arquivo IFC com seu software de projeto arquitetônico 3D e use-o como base para relatar as intervenções do projeto.

Obviamente, o modelo 3D exportado é bastante simples, mas contém todos os elementos necessários para iniciar a projetar.

No caso que foi proposto, modificamos a disposição interna dos ambientes, juntamos o banheiro ao quarto principal, desenhamos a lareira na sala, inserimos o teto falso, acrescentamos um mezanino para aproveitar ao máximo os espaços e, por fim, adicionamos o mobiliário, texturas e pontos de luz para ter um resultado realista.

Abaixo, propomos um render do projeto final.

A imagem ilustra um exemplo de render fotorealistico realizado com Edificius

Render fotorealistico realizado com Edificius

Resumindo, a partir da foto de uma planta antiga feita à mão, obtivemos um modelo 3D de um projeto detalhado a partir do qual foi possível gerar renderizações realistas para apresentar ao cliente, documentos do projeto (orçamento, cronograma, tabelas, etc.) e gráficos 2D (plantas, elevações e cortes).

 

usbim-planai
usbim-planai