Como fazer projeto de oficina mecânica

Como realizar o projeto de uma oficina mecânica: um guia prático com dicas e um modelo BIM 3D para download

O cliente te encomendou o projeto de uma oficina mecânica e gostaria de ter algumas dicas para atender ele da melhor forma? Então confira nosso aprofundamento de hoje!

Ao abordar o projeto de uma oficina mecânica, sua primeira preocupação deve ser aquela de garantir um ambiente seguro tanto para os funcionários como para clientes. Para fazer isso, é necessário atender todas as normas e equipar sua oficina apenas com equipamentos aprovados e em ótimas condições.

Neste aprofundamento, você encontrará todos os aspectos essenciais para o projeto de uma oficina mecânica (normas, arranjos dos espaços, esquemas), alguns renders e, sobretudo, o modelo 3D BIM de um projeto realizado com um software de projeto de construção 3D/BIM que pode baixar gratuitamente!

A imagem mostra um carro num elevador automotivo no projeto de oficina mecânica

Projeto de oficina mecânica — Render

Arranjo dos espaços

Para projetar uma oficina é preciso organizar os espaços de forma a garantir o correto desempenho das atividades do mecânico e/ou eletricista de automóveis.

Obviamente, caso na oficina sejam realizadas outras atividades, deverão ser previstos ambientes adicionais devidamente projetados para essas atividades.

A imagem mostra a distribuição dos espaços no projeto de uma oficina mecânica.

Projeto de oficina mecânica — Distribuição dos espaços

Aqui estão as áreas funcionais principais de uma oficina:

  • oficina:  abriga os elevadores automotivos e as bancadas de ferramentas.
  • Escritórios/área de atendimento: recepção, banheiros, escritórios.
  • Área para pessoal: vestiários, banheiros, chuveiros, área de estar.
  • Depósito: peças de reposição, pneus.
  • Depósito para resíduos: estoque para pneus, area baterias, óleo usado.
  • Outras funções: revisão de carros, pintura.

Organização dos ambientes

Como já mencionamos, ao projetar uma oficina é necessário levar em conta as funções de cada ambiente. Somente assim é possível obter um dimensionamento correto e uma organização que torne a própria oficina facilmente acessível, tanto pelos trabalhadores quanto pelos clientes.

Para obter ambientes confortáveis e respondentes às necessidades de seus usuários, também é importante avaliar cuidadosamente os materiais a serem utilizados nas superfícies, bem como a organização dos serviços destinados ao pessoal para melhorar as condições de trabalho.

Projeto de oficina mecânica

Projeto de oficina mecânica

A este respeito, lembramos que:

  • as superfícies de pisos, paredes e tetos devem ser feitas de material lavável, garantindo condições de higiene adequadas.
  • Para evitar inconvenientes, os pisos dos ambientes devem ser fixos, estáveis e antiderrapantes, além de livres de protuberâncias, cavidades ou superfícies inclinadas perigosas.
  • Em ambientes com presença de substâncias putrescíveis ou líquidas no piso, este último deve possuir superfície sólida e impermeável, além de inclinação suficiente para que esses líquidos sejam direcionados para os pontos de coleta e descarga.
  • Pisos e paredes dos ambientes destinados ao processamento, manuseio, uso e armazenamento de materiais inflamáveis, explosivos, corrosivos ou infeciosos devem permitir uma remoção fácil e completa de possíveis substâncias perigosas.
  • Janelas, claraboias e dispositivos de ventilação devem poder ser abertos, fechados, ajustados e fixados pelos trabalhadores em total segurança.
  • Para garantir a segurança dos trabalhadores, os percursos reservados a meios mecânicos devem estar devidamente sinalizados e equipados com barreiras para evitar o risco de atropelamento.
  • Os locais de trabalho devem ser projetados de forma que, em caso de perigo, possam ser evacuados rapidamente e em total segurança.
  • Rotas de fuga e saídas de emergência devem ter uma altura mínima de 2 m e largura mínima conforme normas de incêndio atuais (geralmente 1,20 m), além de abrir para o exterior.
  • Nos ambientes de trabalho e de armazenamento, não são permitidas portas de correr, persianas ou portas giratórias.
  • A aspiração de gases, vapores ou fumaça deve ser realizada imediatamente perto do lugar onde são produzidos.
  • Os vestiários devem ser acolhedores e ficar o mais próximo possível das áreas de trabalho. Também é importante que sejam ventilados, iluminados e bem protegidos contra intempéries, assim como aquecidos no inverno e equipados com assentos e armários.

Projeto arquitetônico de oficina mecânica: um exemplo prático

Nosso exemplo apresenta o projeto de uma oficina dividida em macro áreas, consistentes, por sua vez, em ambientes diferentes destinados a várias funções.

Partindo da entrada da oficina, localizada na zona sul do edifício, colocamos a área de reparação com elevadores, as bancadas de ferramentas e várias máquinas; à esquerda, pelo contrário, posicionamos os ambientes destinados aos clientes (sala de espera, banheiros, escritório com banheiro adjacente).

Mais à frente inserimos a área de revisão, em contato (mas não em comunicação) com o depósito de pneus e peças de reposição e com depósitos para resíduos perigosos e não perigosos.

No lado oposto à entrada, enfim, colocamos o vestiário para o pessoal, com banheiros e chuveiros, acessado de uma entrada separada para garantir ao próprio pessoal um percurso limpo, tanto na entrada quanto na saída.

Em relação aos materiais, utilizamos cimentos e rebocos facilmente laváveis, de modo a preservar as melhores condições de higiene e impedir que substâncias perigosas persistam por muito tempo, aumentando os riscos para a saúde dos trabalhadores.

Download software e modelo BIM 3D do projeto de uma oficina mecânica

Segue o modelo 3D do projeto e a a versão gratuita do software que utilizamos para modelá-los. Ambos estão disponíveis para o download gratuito.

Baixe gratuitamente o modelo BIM 3D do projeto (formato .edf)

 

edificius
edificius