Home » BIM e Projeto de construção » Como transformar uma planta PDF em modelo 3D BIM

Como transformar uma planta PDF em modelo 3D BIM

Como transformar uma planta PDF em modelo 3D BIM com a ajuda de procedimentos de Inteligência Artificial. Saiba mais

O PDF é certamente um dos formatos de arquivo mais utilizados na indústria da construção. Geralmente, é usado para trocar desenhos técnicos (plantas, plantas baixas, cortes, etc.), informações e relações de projeto entre profissionais, empresas e clientes.

Às vezes, é necessário usar uma planta PDF como base para traçar o desenho num software CAD ou BIM, para para recriar um modelo editável. Agora existe uma maneira automática que aproveita a Inteligência Artificial para converter desenhos técnicos PDF em um formato editável e ter resultados precisos em um tempo muito curto.

Neste artigo, mostraremos como converter uma planta PDF em um modelo BIM em formato aberto IFC. Usaremos um aplicativo para converter arquivos 2D em modelos 3D. Vamos ver como fazer isso!

A imagem mostra o modelo 3D de um edificio, criado a partir de uma planta em formato PDF.

Modelo 3D de um edificio, criado a partir de uma planta em formato PDF

De uma planta PDF para o modelo BIM com IA

O PDF é um dos formatos mais usados. Ele pode ser gerenciado em vários dispositivos, mas, por sua natureza, é um formato projetado apenas para visualizar documentos e não para editá-los. Portanto, se você precisar intervir nas informações contidas em um documento PDF, a conversão é a única solução possível.

Existem vários tipos de conversão que você pode fazer: PDF para CAD ou PDF para BIM.

Neste artigo, aprofundamos a conversão de PDF para BIM. Partimos de uma planta em PDF e a convertemos automaticamente, com a ajuda da inteligência artificial (IA), em um modelo IFC BIM de formato aberto.

A conversão de PDF para BIM é comumente conhecida por ser uma das melhores opções, porque constitui uma atualização real no processo de design. A mudança para o BIM, na verdade, implica uma série de vantagens para o projetista, para a empresa, para os fornecedores e para o cliente.

Trabalhar com formatos abertos não proprietários (IFC) também traz benefícios adicionais e simplifica o fluxo de trabalho, pois facilita a comunicação e a troca de dados mesmo entre profissionais que não utilizam o mesmo software. Então, passar do arquivo PDF diretamente para o modelo BIM no formato IFC, favorece um processo de trabalho completamente openBIM, vantajoso para todos os operadores do setor de construção.

Quando converter de PDF para BIM

A conversão de arquivos PDF em modelos 3D BIM é extremamente útil quando se aborda o projeto de reformas, retrofit ou manutenção, pois é sempre necessário partir dos desenhos técnicos que representem a situação atual. Quase sempre, esses desenhos técnicos se encontram em formato PDF e geralmente são simples digitalizações de plantas antigas em papel.

Nestes casos, a conversão em modelos digitais BIM é imprescindível para que todo o processo construtivo seja gerenciado de forma adequada e eficaz.

As vantagens

Mudar de arquivos PDF para modelos BIM tem muitas vantagens que melhoram seu trabalho:

  • modelos 3D;
  • projetos adaptáveis ao grau de precisão exigido pelo projeto;
  • modo de trabalho completamente openBIM;
  • modelos 3D a serem utilizados para processar renders, visitas virtuais no modelo, etc.;
  • criação de um modelo de informação contendo todos os dados úteis para o projeto e para toda a vida útil do edifício;
  • melhor coordenação e colaboração entre os profissionais envolvidos;
  • facilidade de detecção e correção de interferências no modelo de projeto;
  • identificação de erros de projeto já em fase preliminar;
  • trabalho mais competitivo;
  • velocidade de digitalização dos projetos;
  • etc.

Como mudar de uma planta PDF para um modelo BIM

Se está envolvido em processos de reforma, retrofit ou manutenção, deve saber como obter o modelo 3D do edifício no qual precisa de intervir, a partir de um planta PDF.

Vamos mostrar um processo automático que usa a Inteligência Artificial para converter arquivos 2D em modelos 3D. Ao final dessa operação, será possível importar o modelo no software BIM nativo e editá-lo livremente.

A imagem mostra o procedimento de conversão de uma planta PDF em modelo BIM

Procedimento de conversão de uma planta PDF em modelo BIM

Para começar, faça login na plataforma online usBIM e insira suas credenciais (e-mail e senha). Entre as aplicações do sistema usBIM integrado, escolha usBIM.planAI e siga estes passos:

  • clique em Criar projeto e insira um nome e uma descrição do projeto.
  • Criar os níveis correspondentes a cada andar do edifício a partir do diagrama em árvore à esquerda.
  • Clicar em Importar planta para importar a planta em formato PDF a ser digitalizada.
  • Dimensionar o plano de acordo com uma medida conhecida.
  • Definir os parâmetros de referência (altura das paredes, espessura dos pisos, espessura dos peitoris das janelas, etc.).
  • Clicar em Executar detecção automática e aguardar que a Inteligência Artificial processe o resultado final.
  • Exibir o modelo obtido em 2D ou 3D.
  • Editar o modelo obtido em caso de erros ou alterações.
  • Juntar as plantas individuais criadas para criar um único modelo 3D completo.
  • Exporta o modelo 3D no formato IFC.

Neste ponto, você pode visualizar o modelo 3D com um visualizador BIM online ou abri-lo com seu software BIM nativo (Edificius, Revit, ArchiCAD, etc.) para continuar trabalhando nele. Você também pode compartilhar o arquivo com profissionais que não usam seu próprio software BIM e colaborar com eles sem problemas de incompatibilidade de formato.

Descubra o software IA de levantamento de quantidades integrado ao usBIM.planAI

 

usbim
usbim