AÇÕES DA CONSTRUÇÃO NA PANDEMIA
O Sintracon-SP (Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias da Construção Civil do Município de São Paulo), o Seconci-SP (Serviço Social da Construção) e o SindusCon-SP (Sindicato da Construção) criaram em 17 de março um fórum permanente de consultas mútuas e orientação para enfrentar conjuntamente a pandemia provocada pelo coronavírus.
O SindusCon-SP participa ativamente em favor da saúde dos trabalhadores, da empregabilidade e da atividade do setor. Entre suas ações gratuitas está também disponibilizando diversos cursos e eventos de sua grade exclusiva, de forma online, por conta do período de isolamento devido à Covid-19.
O Instituto de Engenharia lança uma série de painéis de discussão para promover e motivar a geração de ideias de como o Brasil pode superar a crise covid-19. Para participar, basta se inscrever no tema de interesse para receber o link do webinar.
A ADIT Brasil criou uma série especial de webinares sobre os impactos da covid-19 nos mercados imobiliários e turístico do Brasil. Todos online e gratuitos.
Sebrae e a Caixa Econômica Federal firmaram um acordo para disponibilizar linha de crédito diferenciada para os pequenos negócios.
DOCUMENTOS COVID-19
Documentos úteis sobre o Covid-19
CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção): o covid-19 com informação.
A CBIC criou uma seção totalmente focada em documentos úteis sobre medidas e ações da construção na pandemia. Confira os documentos em destaque:
- Coronavírus
- Legal Opinion – Os impactos da pandemia do coronavírus nos contratos de obra pública
- O impacto da pandemia do coronavírus nos contratos de obra pública
- A pandemia do coronavírus – Recomendações para o ambiente de trabalho na indústria da construção
- Protocolo COVID-19
- Boas práticas na obra – Procedimentos de prevenção ao covid-19 no canteiro
GUIA PARA A COSTRUÇÃO
O SindusCon-SP disponibiliza o guia orientativo “Coronavírus: como enfrentar esse gigantesco desafio”. O guia busca sistematizar todas as informações relevantes para as empresas do setor da construção e seus trabalhadores atravessarem o presente período decisivo de contenção da pandemia provocada pelo novo coronavírus.
FERRAMENTAS BIM
Hospital Modular BIM para COVID-19
Como amenizar, nas próximas semanas, o impacto da superlotação das unidades de saúde em Todo o Brasil? O projeto do Hospital BIM nasceu dessa inquietação e foi desenvolvido por engenheiros, arquitetos e profissionais da área da saúde, de forma voluntária, durante o período da quarentena e, por isso, totalmente à distância. Funciona assim: a unidade de saúde é projetada utilizando a Metodologia BIM, pensando num fluxo de processo de uso. Isso faz com que o projeto seja desenvolvido num tempo record – 4 dias, a montagem do hospital seja rápida – apenas duas semanas – economicamente viável, possibilidade de modulação, orçamentação otimizada e dentro de todas as normas sanitárias e de segurança para os pacientes e toda a equipe médica.
https://www.youtube.com/watch?v=QNXK9KtOVpY
MULTIMÍDIA
Presidente do Sintracon, Antonio de Sousa Ramalho, fala sobre Covid-19 nos canteiros de obras.
Ouça o podcast