Home » BIM e canteiros de obras » Eficiência no canteiro de obras: 6 estratégias para melhorá-la

Eficiência no canteiro de obras

Eficiência no canteiro de obras: 6 estratégias para melhorá-la

A eficiência no canteiro de obras é fundamental para completar um projeto de forma lucrativa e produtiva. Descubra como aprimorá-la em 6 passos simples.

O setor AECO é um dos mais suscetíveis a questões relacionadas à eficiência, principalmente durante a fase de construção.

Se o processo de construção como um todo pode ser dividido principalmente em três momentos (processo de design, processo construtivo, processo gerencial), é na construção, onde a obra é fisicamente realizada, que se concentram os maiores riscos, tanto em termos de erros, imprevistos e atrasos quanto em termos de falta de liquidez, recursos e estoques.

Neste artigo, exploraremos o que significa eficiência nos canteiros de obras, por que é crucial para o processo de construção e como um profissional ou empresa pode aprimorá-la!

O que significa eficiência construtiva?

O significado da palavra eficiência muitas vezes é confundido com a palavra eficácia. Se a eficácia é a capacidade de alcançar um objetivo predefinido, a eficiência é a capacidade de alcançar um objetivo estabelecido, mas com a menor quantidade de recursos, tempo e mão de obra.

Aplicando isso ao setor da construção, podemos definir a eficiência como a capacidade de realizar e concluir uma obra, utilizando recursos e tempos reduzidos, garantindo, no entanto, altos níveis de lucratividade, produtividade e qualidade.

A eficiência construtiva em um canteiro de obras significa que, a partir do uso de seus recursos humanos e financeiros, procede-se a completar uma obra de qualidade dentro do prazo, respeitando os prazos, satisfazendo os clientes e maximizando os lucros.

Alcançar eficiência construtiva em projetos é muito complexo e cheio de desafios, exigindo uma visão analítica global e uma grande capacidade organizacional, mas existem alguns métodos para melhorá-la.

Desafios de eficiência na construção

Para alcançar eficiência no setor da construção, infelizmente, há ainda alguns desafios que as empresas precisam superar:

  • processo de planejamento e gestão: ainda hoje, há uma tendência de evitar a fase de planejamento das atividades, tentando adiar tudo para a fase executiva. Isso resulta em uma má gestão subsequente do canteiro de obras. Começar os trabalhos sem uma organização consciente deles, de acordo com os requisitos do projeto, leva a uma progressão desigual, causando atrasos, custos adicionais e redução de produtividade.
  • Capacidade de gerenciar imprevistos: os imprevistos estão sempre presentes, principalmente na construção. Podemos antecipar alguns e planejar ações para evitar consequências muito negativas nas atividades, mas nunca conseguiremos definir todos eles com antecedência e superá-los de maneira absoluta. Portanto, a gestão organizacional é crucial, identificando prioridades e, com base nelas, tentando planejar ações corretivas em caso de imprevistos, evitando graves riscos.
  • Falta de mão de obra qualificada: muitas vezes, os processos construtivos não podem ser otimizados se os próprios trabalhadores não têm as habilidades necessárias, mantendo um baixo desempenho. Não devidamente treinados no uso de novas ferramentas e nos processos de automação, eles ainda estão ligados a métodos e materiais tradicionais que, infelizmente, retardam demais o desenvolvimento de um projeto construtivo.
  • Comunicação entre as partes: comunicar-se proativamente com as partes interessadas é difícil, mas essencial para evitar falhas. A chave é usar canais de comunicação eficientes que superem barreiras pessoais entre eles.

Estratégias para melhorar a eficiência na construção

Melhorar a eficiência construtiva não é simples e, acima de tudo, não é rápido; requer muito esforço e dedicação, mas estas 6 estratégias podem ajudar a otimizar sua maneira de trabalhar:

  1. Melhorar o fluxo de planejamento, decisão e gestão.
  2. Investir em treinamento.
  3. Agrupar e centralizar informações.
  4. Desenvolver uma manutenção regular para maximizar o uso dos recursos.
  5. Gerenciar eficientemente a cadeia de suprimentos.
  6. Aproveitar as tecnologias emergentes para a gestão do canteiro de obras e aumentar a eficiência na construção.

Vamos ver tudo em detalhes.

Estratégias para melhorar a eficiência do canteiro de obras-Eficiência no canteiro de obras

Estratégias para melhorar a eficiência do canteiro de obras

1. Melhorar o fluxo de planejamento, decisão e gestão

O primeiro passo para aumentar a eficiência construtiva é, sem dúvida, melhorar o fluxo de planejamento; a maioria dos erros de construção se origina nessa fase.
Programar as atividades a serem realizadas de acordo com diretrizes compartilhadas, desenvolver especificações, quantidades métricas para materiais, recursos e equipamentos, estimativas de mão de obra e preparação para possíveis obstáculos que possam surgir ao elaborar planos de segurança são os procedimentos preliminares a serem realizados na fase de planejamento.

O próximo passo gira em torno do processo de gestão e tomada de decisões.

Um bom gestor deve desenvolver habilidades de tomada de decisão, compreendendo como as decisões tomadas na fase executiva influenciam o fluxo de trabalho e agindo de acordo. Controles regulares nos canteiros de obras garantem clareza sobre o progresso e escolhas mais conscientes.

Para a gestão do projeto, é necessário ter grande habilidade comunicativa e resolutiva na gestão de conflitos entre as partes envolvidas e, acima de tudo, corrigir os erros que podem afetar a produtividade da empresa, causando atrasos e custos adicionais.

Planejamento na indústria da construção com usBIM.project-Eficiência no canteiro de obras

Planejamento na indústria da construção com usBIM.project

2. Investir na formação

Desenvolver um fluxo de programação e gestão ideal não é suficiente se a equipe de trabalho não for qualificada e devidamente treinada para fazer parte dela e não possuir o conhecimento, as habilidades e as experiências certas.
Investir na formação dos funcionários e de cada operador que entra no canteiro de obras é importante para evitar o surgimento de perigos: o canteiro de obras está cheio de perigos e não agir rapidamente causa erros que têm consequências ainda piores e muitas vezes são gerados pela falta de consciência e preparação profissional dos trabalhadores.

Desenvolver periodicamente cursos de formação e utilizar ferramentas de realidade virtual direcionadas à formação no canteiro de obras é essencial para aumentar a eficiência operacional de um canteiro de obras e melhorar a segurança.

3. Agrupar e centralizar as informações

Os dados e as informações construtivas são a essência de todos os projetos; a coleta e a gestão de dados ajudam a melhorar a produtividade e otimizar o fluxo de trabalho.
Durante a execução de uma obra, é produzida uma quantidade elevada de informações burocráticas e de projeto que precisam ser consultadas para tomar decisões conscientes sobre o andamento dos trabalhos.

Mas se um projeto geralmente é composto por desenhos estruturais, arquitetônicos, de instalações, econômicos, ambientais, quão oneroso pode ser ter que procurar os documentos necessários?

Centralizar os dados em uma plataforma em nuvem para gestão de documentação de canteiro de obras compartilhada e organizá-los de maneira disciplinada certamente requer um trabalho de programação maior, mas permite criar um banco de dados único ao qual todos podem recorrer, simplificando o processo de gestão e tornando-o mais eficiente, reduzindo os tempos de inatividade. Dessa forma, os documentos podem ser sempre atualizados, conforme as eventuais alterações de projeto, e ser sempre confiáveis e de qualidade.

4. Desenvolver uma manutenção regular para maximizar o uso dos recursos

Realizar a manutenção regular das ferramentas permite mantê-las em boas condições, aumentando sua vida útil e permitindo que os operadores realizem seu trabalho diário de maneira eficiente e totalmente segura.
A importância dos processos de manutenção aumentou, especialmente devido à crescente complexidade dos processos produtivos, levando mais gestores a implementar processos de manutenção preditiva.

O uso de tecnologias modernas, como IoT, IA ou Big Data integradas em software de manutenção de ativos para monitorar o desempenho e as condições dos equipamentos e para analisar os dados coletados permite identificar defeitos ou problemas e intervir imediatamente em sua resolução, evitando o surgimento de danos maiores.

Os equipamentos e os recursos mecânicos necessários para prosseguir na execução de uma construção adquirem, assim, um valor maior, reduzindo os tempos de inatividade repentinos e melhorando a produtividade geral.

Manutenção regular com usBIM.maint-Eficiência no canteiro de obras

Manutenção regular com usBIM.maint

5. Gerenciar eficientemente a cadeia de suprimentos

A cadeia de suprimentos representa para uma empresa de construção a rede de conexão com fornecedores, fabricantes e distribuidores: adquirir materiais de qualidade a preços acessíveis é muito relevante no setor AECO.
Gerenciar a cadeia de suprimentos significa:

  1. supervisionar todas as etapas e operações que a compõem.
  2. Verificar se cada operação é eficiente e vantajosa.
  3. Assegurar que todos os materiais sejam de qualidade e tenham a aprovação.
  4. Procurar aumentar os lucros e, consequentemente, a receita.

Os longos prazos de entrega entre o envio de um pedido e o recebimento dos materiais têm um enorme impacto no cronograma dos projetos, portanto, para tornar esse processo mais eficiente, é importante:

  • analisar cuidadosamente a cadeia de suprimentos, identificando os pontos fracos a serem reforçados;
  • manter um relacionamento proativo e proveitoso com os fornecedores, avaliando bem os mais adequados e suas capacidades de trabalho.

É essencial ter sempre mais alternativas, mesmo que o uso de um único fornecedor simplifique logisticamente o fluxo de trabalho, ele traz vários riscos e inconvenientes em caso de atrasos ou falta de entregas.

6. Aproveitar as tecnologias emergentes para a gestão do canteiro de obras e aumentar a eficiência na construção

Se o setor da construção está significativamente atrasado na adoção de tecnologias emergentes, é inegável que todas as empresas que as incorporam em sua rotina diária estão à frente em termos econômicos, organizacionais e de reputação.
Para aumentar a produtividade e a eficiência do fluxo de trabalho, certamente, as soluções de software que suportam todas as atividades de design e gestão são de grande ajuda. No entanto, para serem realmente úteis, elas devem ser acompanhadas por uma mentalidade mais aberta à mudança e às novas metodologias inovadoras.

A fase de planejamento e programação é mais rápida se desenvolvida por meio de software BIM: a representação digital da obra, rica em informações úteis para sua execução, permite visualizar e analisar o edifício, identificar detalhes e peculiaridades e detectar eventuais problemas, que podem ser analisados e estudados antes de chegar ao canteiro de obras, evitando atrasos desnecessários.

Para reduzir os riscos relacionados ao estouro de custos, a atrasos, a danos legais e contratuais típicos da fase executiva, um software de gerenciamento de construção é de grande ajuda para organizar as tarefas dentro da equipe, os processos, os prazos e a resolução de eventuais problemas no canteiro de obras.

Em particular, você poderá compartilhar com os colegas relatórios sobre o canteiro de obras, documentos de transporte ou certificados de conformidade, sempre arquivados e disponíveis, e rastrear todos os problemas desenvolvendo procedimentos cada vez mais eficientes para resolução imediata. Só resta a você experimentar gratuitamente a solução e descobrir por si mesmo como o usBIM.resolver ajuda a resolver problemas no canteiro de obras em poucos e simples passos!

 

usbim-resolver
usbim-resolver