Home » BIM e Projeto de construção » Fabricação digital BIM: a inovação no setor da construção

Fabricação digital BIM: a inovação no setor da construção

Fabricação digital BIM é um processo inovador que simplifica a produção de componentes de construção. Descubra por que é tão importante!

Com a chegada da Indústria 4.0, o setor da construção também começa a melhorar os processos produtivos, introduzindo novos materiais e novas técnicas de fabricação de base digital: entre estes, a fabricação digital BIM.

Este é um procedimento extremamente inovador que envolve a aplicação de uma abordagem baseada em BIM aos processos de fabricação digital dos componentes da construção. Antes de nos aprofundarmos no papel e importância do BIM neste setor, vamos descobrir juntos o que exatamente isso significa.

O que é fabricação digital

A fabricação digital (em inglês, Digital Fabrication) é um processo de produção inovador que utiliza procedimentos computadorizados para criar objetos sólidos tridimensionais, a partir de modelos e desenhos digitais.

As técnicas de fabricação usualmente adotadas são divididas em:

  • aditivos, como a impressão 3D: baseiam-se no corte controlado de material, de modo que o objeto é construído camada por camada, de baixo para cima.
  • Subtrativos, como corte a laser ou fresagem: envolvem a remoção de material de um bloco sólido para moldar o produto final.
A imagem ilustra as tecnicas de fabricacao em Fabricação digital BIM | Fabricacao de aditivos e subtrativos

Técnicas de fabricação | Fabricação de aditivos e subtrativos

A fabricação digital é particularmente útil na indústria AECO, onde as máquinas podem ser programadas para criar:

  • materiais de construção (chapas metálicas, elementos estruturais de aço, etc.);
  • componentes de instalações prediais;
  • elementos pré-fabricados (pilares, vigas, pisos, telhados, painéis, etc.);
  • sistemas modulares complexos.

Vamos ver como a metodologia BIM consegue tornar esse processo ainda mais eficiente e produtivo.

O que se entende por fabricação digital BIM

A fabricação digital BIM é o processo que une as vantagens da metodologia BIM às técnicas de fabricação digital descritas acima.

Este processo específico utiliza as informações contidas nos modelos BIM para facilitar o projeto, produção e montagem de produtos pré-fabricados utilizados na indústria da construção.

Cada edifício, de fato, é composto por diferentes elementos (estruturais e de acabamento), que podem ser produzidos fora do local e montados no local.

Nesse cenário, o BIM é capaz de fornecer as informações digitais necessárias para automatizar todo o processo e garantir uma coordenação constante entre as partes interessadas (projetistas, produtores, construtores, etc.).

Qual a sua importância

Graças à capacidade de transformar dados em objetos, os processos de fabricação digital baseados em BIM estão revolucionando o setor de construção civil em geral.

Arquitetos e engenheiros podem usar softwares de autoria BIM para desenvolver modelos que detalhem cada aspecto do projeto, desde os materiais utilizados até o posicionamento dos diferentes elementos.

Através do uso de máquinas controladas pelo computador, o projeto BIM digital é transformado nos componentes físicos exatos da obra que, uma vez transportados para o canteiro de obras, podem ser facilmente montados, tornando o processo de construção muito mais enxuto e confiável.

De fato, nos processos tradicionais, os projetistas fazem desenhos que os fabricantes tentam ler para executar corretamente o projeto.

Já com a fabricação digital, os componentes construtivos são produzidos automaticamente, com base nas informações fornecidas pelo modelo BIM, em um fluxo de trabalho que não deixa espaço para interpretações erradas pelas partes envolvidas.

Em que modo é utilizado

A fabricação digital BIM é utilizada com sucesso na produção de painéis e componentes de forma livre, projetados e construídos de acordo com formas complexas, que não seguem as regras da geometria clássica e dão vida a edifícios espetaculares. Esses elementos específicos precisam ser projetados e realizados antes de sua produção real, por isso é importante envolver o fabricante já na fase de projeto do trabalho.

Outras aplicações se referem à:

  • construção modular, em que os componentes construtivos possuem dimensões e características predeterminadas.
  • Fabricação de estruturas de aço ou concreto.
  • Produção de elementos pré-fabricados e componentes de instalações prediais de natureza diversa.
  • Prototipagem finalizada a revisões do escopo do projeto.
A imagem ilustra as aplicacoes da fabricacao digital BIM

Aplicações da fabricação digital BIM

Quais são os benefícios da fabricação digital BIM

A aplicação de uma abordagem baseada em BIM aos processos de fabricação digital permite:

  • promover a integração dos fluxos de projeto, produção e construção da obra;
  • oferecer melhores oportunidades de coordenação e colaboração entre as partes interessadas;
  • aumentar a produtividade;
  • aumentar a segurança de fabricação;
  • simplificar o processo de aquisição;
  • economizar tempo e os custos associados à intervenção;
  • reduzir o impacto de alterações tardias no projeto;
  • limitar a dependência de documentos em papel 2D;
  • garantir a qualidade e a confiabilidade do resultado final;

Se você está trabalhando em um processo de fabricação digital BIM, recomendo usar um sistema de gestão BIM para gerenciar todas as etapas de um processo BIM em um único ambiente e melhorar a coordenação e colaboração entre os profissionais do setor.

 

usbim
usbim