Home » BIM e Arquitetura » Gerenciamento de obras: 6 motivos por que é importante

A imagem se refere ao conceito de ggerenciamento de obras

Gerenciamento de obras: 6 motivos por que é importante

O gerenciamento de obras é uma abordagem que permite finalizar um projeto executivo dentro dos prazos e custos previstos. Confira 6 motivos por que é importante

O gerenciamento de obras consiste no controle constante de qualidade, custos, segurança e escopos de projeto durante a execução de uma obra, visando garantir que todas as atividades sejam finalizadas de acordo com os planos.

Neste artigo, vamos descobrir por que o gerenciamento eficaz das obras é necessário para projetos de construção e como um construction management software traz muitos benefícios para todas as partes interessadas, clientes, projetistas e empreiteiros, dando vida a um processo de construção mais enxuto e eficiente.

Gerenciamento de obras: os 6 motivos por que é importante

O gerenciamento de obras permite garantir a qualidade na gestão dos processos de todas as atividades de construção. Os seis principais motivos que o tornam tão importante são:

  1. controle da qualidade;
  2. cumprimento do orçamento;
  3. cumprimento dos prazos;
  4. melhoria da comunicação;
  5. melhoria da colaboração;
  6. redução de disputas.

1. Controle da qualidade

Nos processos de gerenciamento de obras são estabelecidas diretrizes capazes de:

  • direcionar o processo de controle geral e adaptá-lo a todos os vários projetos;
  • avaliar o desempenho e a confiabilidade do que foi alcançado;
  • eliminar atrasos no andamento das obras.

Isso permite realizar um edifício de qualidade, capaz de atender às expectativas dos clientes e garantir os padrões de segurança exigidos pelas normas vigentes.

2. Cumprimento do orçamento

As atividades previstas são:

  • antecipação de quaisquer alterações que afetem os custos;
  • identificação de divergências econômicas;
  • análise realista da contratação de fornecedores e empreiteiros;
  • rastreabilidade de todas as despesas incorridas.

Desta forma, você tem total conhecimento de todos os custos associados a um projeto desde a fase de licitação.

3. Cumprimento dos prazos

Outra criticidade dos projetos executivos é certamente o cumprimento dos prazos. O gerenciamento de obras prevê a criação de uma programação tempestiva de cada fase, que leve em consideração todas as possíveis situações de emergência e imprevistos e minimize os atrasos.

4. Gerenciamento de obras: melhoria da comunicação

Qualquer projeto de construção sempre envolve uma equipe de pessoas e técnicos: para cumprir prazos e orçamentos, é essencial uma coordenação eficaz entre as partes envolvidas.

O gerenciamento de obras passa pela utilização de ferramentas que possibilitam criar um fluxo de comunicação adequado — no qual envolver comunicações verbais, escritas e digitais — e criar uma cadeia de comando que permita a todos compreender as várias tarefas.

5. Melhoria da colaboração

O gerenciamento de obras permite criar uma equipe de trabalho eficiente através do uso de ferramentas que favorecem:

  • atribuição correta de funções;
  • identificação das responsabilidades de cada membro da equipe;
  • entendimento mútuo na equipe;
  • redução do retrabalho.

6. Redução de disputas

O gerenciamento adequada da construção permite uma redução das disputas que geralmente surgem entre clientes, empreiteiros, técnicos, fornecedores, etc.

Os processos de gerenciamento de obras, de fato, garantem uma rápida identificação de potenciais disputas para intervir prontamente com as melhores soluções.

Gerenciamento de obras: a ferramenta certa

A ferramenta indispensável para um gerenciamento ideal das obras é sem dúvida um construction management software, com o qual é possível simplificar o gerenciamento de problemas durante qualquer fase do projeto de construção.

A mais-valia dessa ferramenta é ser uma plataforma em nuvem que oferece inúmeras vantagens:

  • acesso a todas as informações importantes mesmo em nuvem: você encontra de forma fácil e rápida arquivos e documentos sempre que precisar.
  • Acessibilidade a partir de qualquer dispositivo e de qualquer lugar: você compartilha documentos e coordena atividades onde quer que esteja e com qualquer dispositivo.
  • Acompanhamento em tempo real do andamento das obras: você identifica rapidamente eventuais ineficiências e avalia prontamente as estratégias a serem implementadas para corrigi-las.

Comece agora a experimentar esta ferramenta para descobrir como ela pode melhorar a maneira como você trabalha e colabora.

 

usbim-resolver
usbim-resolver