Quais informações são gerenciadas com o padrão IDS
O IDS define como as informações são trocadas em um processo openBIM. Vamos ver quais informações são gerenciadas com o padrão IDS
Nos últimos anos, a buildingSMART desenvolveu um novo padrão que visa definir os requisitos da informação a ser trocada em um contrato BIM, em um formato que pode ser interpretado pelo computador.
Quais informações específicas são gerenciadas com o padrão IDS? Como criar um arquivo IDS para gerenciar estas informações?
Lembramos que você pode usar o IDS BIM – Information Delivery Specification para aproveitar ao máximo esse poderoso padrão e trabalhar com muito mais rapidez e inteligência. Vamos descobrir como.

O padrão IDS no fluxo de trabalho openBIM
Quais informações podem ser gerenciadas com o padrão IDS
Em um contrato BIM, a informação que se acrescenta ao modelo 3D é traçada pelo cliente que, numa fase inicial do projeto e com base nas suas necessidades, tem a responsabilidade de estabelecer o tipo, tempos e formas de troca dos mesmos, ou o assim chamado EIR (Exchange Information Requirements, em português “requisitos de troca da informação”).
O padrão IDS é justamente o documento que contém todos esses requisitos de troca de informações.
O IDS é definido pela buildingSMART International como um componente fundamental na gestão do processo BIM que pode ser colocado em uma base contratual para a entrega correta da informação solicitada.
O padrão IDS nada mais é do que um arquivo, que pode ser interpretado pelo computador, o que é necessário tanto na modelagem quanto na validação de modelos IFC e com o objetivo de tornar todo o fluxo de trabalho do câmbio muito mais fácil, preciso e confiável.
Na prática, é o padrão que define a forma e o tipo de informação a ser trocada em um processo openBIM. Garante que a informação está correta, mas não entra no mérito de verificar a exatidão de todo o modelo BIM. No entanto, qualquer verificação subsequente do modelo certamente se beneficiará muito do IDS, pois a existência e a validade de certas informações podem ser determinadas com antecedência.
Aqui estão as informações que podem ser controladas pelo padrão IDS:
- atributos IFC (“Nome”, “Descrição”);
- tipo IFC;
- propriedades (“Pset”);
- quantidade;
- classificações;
- composição;
- materiais;
Com ferramentas de software especiais também é possível realizar verificações no arquivo IFC, a fim de verificar se os requisitos indicados no IDS foram respeitados.
As verificações podem ocorrer de acordo com as seguintes regras:
- Existência: a propriedade existe?
- Igualdade: um atributo específico tem um certo valor exato?
- Limites: o valor está entre dois valores limite?
- Enumerações: o valor existe em uma lista definida de elementos?
- Medida: o valor de um determinado atributo ou propriedade foi definido como IfcLengthMeasure?
Para saber mais sobre o padrão IDS, leia também “IDS: o que é e para que serve” e “A diferença entre o padrão IDS e IFC ou MVD“.
Como gerenciar a troca de informações
Para gerenciar a troca de informações entre os atores de um pedido BIM (cliente, projetista, empreiteiro, fornecedor, validador, etc.) é necessário uma ferramenta IDS BIM para:
- Criar o documento IDS com todas as especificações informativas (Editor)
- Editar as especificações solicitadas pelo cliente de forma guiada (Modelador)
- Validar os dados conjuntos entregues no formato IDS padrão (Validador)
usBIM.IDS é uma aplicação online integrada com o sistema usBIM para validar os requisitos de troca da informação (EIR) de um arquivo IFC, utilizando o padrão IDS (Information Delivery Specification) da buildingSMART internacional.
Como funciona?
Você pode criar o documento para definir todas as especificações de entrega de informações e transformá-lo facilmente em um arquivo IDS padrão para ser usado nas fases de modelagem e validação de modelos IFC.
Concluída a fase de criação, o arquivo IDS é entregue pelo cliente ao modelador.
O modelador usBIM.IDS identifica a estrutura de informação definida nas especificações do pedido no documento IDS e associa-a automaticamente ao modelo IFC. Desta forma, você obtém um único arquivo IFC contendo não apenas os dados geométricos, mas também todos os dados solicitados pelo cliente.
Por fim, passamos para a fase de validação dos dados:
- importe o arquivo IFC para validar ou se necessário criar a federação de vários arquivos IFC;
- selecione o arquivo IDS;
- verifique todos os requisitos especificados no arquivo IDS e valide o arquivo IFC.
Os elementos IFC inválidos do projeto são relatados e você pode monitorar todos os relatórios encontrados em painéis específicos com relatórios e estatísticas.
Como criar um arquivo IDS
Para criar ou editar um documento em formato IDS com todas as especificações de informação, você precisa usar um IDS editor.
usBIM.IDSeditor é a ferramenta online gratuita com a qual você pode criar e editar o arquivo IDS, o documento que coleta e sistematiza todas as especificações de entrega de informações e é necessário para as fases de modelagem e validação dos modelos IFC.
Graças ao arquivo IDS, é possível:
- definir os requisitos que o projeto deve atender de uma forma inteligível para os operadores e o software;
- inserir todas as informações úteis para facilitar a compreensão de suas exigências;
- gerar um arquivo relatável ao modelo IFC para permitir a validação automática do modelo em relação aos requisitos inseridos no arquivo IDS.