Home » BIM e educação/formação » Instalações hidráulicas e o projeto de arquitetura com o MEP

Instalações hidráulicas e o projeto de arquitetura com o MEP

Controle de interferências entre instalações hidráulicas e projeto de arquitetura, gráficos, bibliotecas de objetos BIM, modelo 3D: as vantagens do MEP

Você tem que projetar instalações hidráulicas e integrá-las ao projeto de arquitetura? Está acostumado ao CAD, mas está procurando algo mais rápido e eficaz?

Neste aprofundamento, vamos te explicar por que usar um software MEP (Mechanical, Electrical and Plumbing) e quais são as vantagens reais.

Siga as dicas e tente modelar uma instalação hidráulica em um tempo bem rápido com o Edificius, o software BIM para a modelagem de arquitetura e instalações.

Por que projetar as instalações hidráulicas com o MEP?

Se você ainda usa um CAD para desenhar a instalação hidráulica e preparar a documentação do projeto, vou te mostrar um jeito bem mais simples que te trará resultados incríveis. Um software MEP te proporciona a mesma simplicidade de execução de um CAD, mas com muitas outras vantagens para poupar tempo e reduzir erros.

No caso, falamos do Edificius, que possui um ambiente inteiramente dedicado à modelagem MEP de sistemas elétricos, hidráulicos e pneumáticos.

Com o Edificius MEP, você pode modelar livremente tanto as instalações hidráulicas de uma simples residência como projetos mais complexos, mas sempre com a mesma simplicidade.

Além disso, pode lidar com todos os aspectos da modelagem de instalações em um único ambiente:

  • importar arquivos externos (DWG, Raster, IFC, etc.) necessários para a construção do modelo BIM.
  • Criar o modelo BIM (Modelagem de Informações de Construção o sistema de informação digital do edifício constituído pelo modelo 3D integrado com os dados físicos, de desempenho e funcionais do edifício).
  • Criar o modelo MEP (projeto de instalações comumente chamado de MEP, ou seja, Mechanical, Electrical and Plumbing).
  • Verificar as interferências entre os modelos também com a ajuda da Renderização em Tempo Real ou da Realidade Virtual.
  • Elaborar o orçamento das obras.
  • Obter automaticamente tabelas e relatórios gráficos.

Vamos ver juntos as principais vantagens de um software MEP para o projeto de instalações hidráulicas.

Controle das interferências entre instalações hidráulicas e o projeto de arquitetura

Normalmente, ao projetar instalações hidráulicas, você está acostumado a desenhar na planta as linhas de:

  • rede de abastecimento de água quente;
  • rede de abastecimento de água fria;
  • gerador de água quente;
  • rede de drenagem;
  • poços de visita;
  • e muito mais.

Mas essas linhas não contêm nenhuma informação, o que acaba dando uma visão apenas bidimensional do modelo. De fato, a planta 2D te permite avaliar apenas o que cabe naquela vista única, assim correndo o risco de negligenciar o controle completo das interferências entre as instalações hidráulicas e o projeto de arquitetura, estrutura, da rede elétrica e de aquecimento, etc.

Usando um software BIM para a modelagem 3D de implantes MEP, como Edificius, você dispões de uma visão geral do conjunto edifício-instalações e pode avaliar a coerência dimensional e espacial das instalações nele.

Na prática, com o modelo 3D das instalações hidráulicas:

  • você zera o risco de erros e imprevistos no canteiro de obras;
  • poupa tempo e dinheiro na execução das obras;
  • diminui os mal-entendindos com o cliente e com a empresa contratada.

Isso representa uma verdadeira revolução para quem atua no projeto de instalações.

Banco de dados de informações do modelo

As instalações hidráulicas que modela no ambiente MEP do Edificius compõem um modelo BIM tridimensional onde cada objeto possui propriedades específicas.

Eles não são meros objetos geométricos, e sim objetos BIM que contêm informações sobre materiais, dimensões e propriedades. Você mesmo pode adicionar informações, como fichas técnicas, imagens, esquemas de assentamento, etc.

Projeto de instalações hidráulicas - Propriedades do objetos MEP hidráulicos

Propriedades dos objetos MEP [/ caption]

Pode montar uma base de dados real com todas as informações do sistema, útil tanto na fase de construção da obra como na fase de gestão e manutenção.

Ao interrogar o modelo, você conhece o posicionamento e as características de todos os componentes do sistema em cada fase da vida da obra, limitando quaisquer problemas e interferências entre as instalações hidráulicas e o projeto de arquitetura até durante as reformas ou manutenções subsequentes.

Documentos do projeto atualizados automaticamente

Em todas as fases do projeto, independentemente do nível de detalhe alcançado, você pode obter automaticamente a partir do modelo 3D as representações tanto gráficas (plantas, cortes, axonometrias, etc.) como numéricas (orçamentos, tabelas, relatórios de cálculo, etc.) do projeto de instalações hidráulicas.

Com Edificius MEP, você obtém do modelo 3D:

  • plantas, cortes, elevações e vistas 3D da instalação;
  • as pranchas executivas do projeto, completas com ábacos e tabelas mostrando os símbolos dos vários objetos;
  • relatório técnico;
  • a lista de componentes;
  • o orçamento estimativo;
  • o arquivo IFC do modelo.

Documentos do projeto ligados dinamicamente ao modelo MEP

Toda a documentação é gerada automaticamente a partir do modelo 3D e está dinamicamente vinculada a ele: portanto, pode alterar o projeto a qualquer momento e ter as tabelas gráficas sempre atualizadas.

Imprima as tabelas gráficas individualmente, ou gere uma única tabela executiva: escolha o formato e o quadro de legenda e, com um simples Arrastar e Soltar, adicione as pranchas gráficas completas com legendas e símbolos.

Biblioteca completa de objetos MEP

Se você precisa modelar instalações hidráulicas, é essencial ter uma biblioteca de objetos MEP onde retirar os elementos que compõem o modelo. Os objetos são verdadeiros recipientes de informações e possuem propriedades que você sempre pode consultar e implementar.

Com o Edificius, pode:

  • retirar objetos MEP diretamente da Biblioteca de Objetos BIM do software;
  • criar novos objetos MEP personalizados.

A biblioteca on-line do Edificius é um arquivo infinito de objetos sempre à sua disposição e que pode acessar gratuitamente. Encontre diferentes tipos de elementos, como tubos e dutos (mecânicos, elétricos e hidráulicos), acessórios (curvas, juntas, transições, tampas), peças especiais, equipamentos e terminais (louças, sistemas de aquecimento, móveis de cozinha, etc.) das marcas mais conhecidas do mercado.

Biblioteca de Objetos MEP

Biblioteca de Objetos MEP

Se precisar de um objeto ainda não presente na biblioteca, é só criá-lo graças ao Modelador Paramétrico. Tome um objeto genérico, informe os parâmetros e as características que procura e já obtém automaticamente o objeto personalizado.

Até pode importar modelos 3D de arquivos externos existentes ou fornecidos pelo fabricante (nos formatos .skp, .obj, .ifc, .dae, etc.) e usá-los livremente em seu projeto.

Utilize agora Edificius e os recursos MEP

Você pode utilizar o Edificius e aproveitar todos os recursos de modelagem de instalações MEP com a versão de teste.

Baixe a versão de teste do Edificius

Um exemplo prático a baixar agora

Veja um exemplo prático e um modelo 3D MEP a baixar e utilizar no seu trabalho

 

edificius
edificius