Lojas pós COVID-19: confira o guia para a reabertura
Reabertura lojas pós COVID-19: o guia para a adaptação dos espaços comerciais de contenção do risco, com o protocolo de segurança e um projeto a baixar
Você é dono de uma loja e pretende conhecer as medidas para reabrir sua atividade? Ou é um técnico que cuida da reabertura de lojas pós COVID-19 e precisa conhecer as indicações contra o contágio?
Neste aprofundamento, vamos ilustrar tudo o que é preciso fazer para garantir as necessárias medidas de segurança para a reabertura das atividades comerciais, e como realizar um projeto para adaptar rapidamente seu lugar de trabalho.
No específico, vamos proporcionar:
- um vídeo explicando como trabalhar com Edificius para seu projeto de adaptação;
- os slides;
- um projeto 3D com todos os objetos anti-COVID-19 realizado com Edificius, a ser usado como referência;
- objetos 3D anti-Covid-19 a ser baixados.
Para abrir o arquivo 3D do projeto, baixe gratuitamente a versão de teste de Edificius e acompanhe todos os passos que vamos mostrar.
A imagem seguinte foi tomada do caso de estudo que vamos explicar, e mostra um render realizado com Edificius para a adaptação dos ambientes de uma loja conforme as medidas para contenção do risco de contágio por COVID-19.

Reabertura lojas pós COVID-19 | Vista de cima em perspectiva – render do Edificius
Baixe Edificius e utilize agora o arquivo de projeto como exemplo para seu trabalho.
Este aprofundamento para reabertura de lojas pós COVID-19 inclui duas partes: a primeira trata dos empregadores, enquanto a segunda é dedicada aos técnicos responsáveis pela garantia na segurança da atividade comercial.
Continue atualizado com nossos aprofundamentos!
As obrigações do empregador
Esta parte trata tanto do empregador, que deve adaptar os ambientes da própria atividade, como também dos responsáveis pela segurança e saúde. Também pode ser útil para os técnicos que queiram conhecer os princípios teóricos das atividades de prevenção.
Para reabrir sua atividade com segurança, vamos proporcionar as medidas de prevenção e proteção – com base nas normas italianas – para você ter um quadro de referência sobre as indicações a seguirem.

Medidas de segurança contra o COVID-19
Linhas guia para a reaberturas das lojas
As fichas técnicas, baseada nas normas de referência italianas, contêm diretrizes operacionais específicas para os diversos setores de atividade, com o objetivo de fornecer ao empregador uma ferramenta concisa e imediata para a aplicação de medidas de prevenção e contenção do contágio. Aqui estão as indicações a serem aplicadas ao setor de varejo.
No que diz respeito ao setor do comércio varejista, as indicações são:
- preparar informações adequadas sobre medidas de prevenção;
- medir a temperatura corporal, impedindo o acesso em caso de temperaturas > 37,5 °C, especialmente para supermercados e shoppings;
- configurar regras de acesso, com base nas características de cada empresa, a fim de evitar reuniões e garantir a manutenção de pelo menos 1 metro de separação entre clientes;
- garantir ampla disponibilidade e acessibilidade aos sistemas de higiene das mãos com soluções hidroalcoólicas, promovendo seu uso frequente por clientes e operadores;
- no caso de venda de roupas, luvas descartáveis devem ser colocadas à disposição dos clientes para serem usadas para escolher as mercadorias de forma autônoma, tocando nelas;
- os clientes devem sempre usar uma máscara, assim como os trabalhadores sempre que interagirem com os clientes;
- o vendedor deve realizar uma higienização frequente das mãos com soluções hidroalcoólicas (antes e depois de cada serviço prestado ao cliente);
- garantir a limpeza e desinfecção diárias das áreas comuns;
- favorecer a troca de ar em ambientes internos e excluir totalmente, para sistemas de ar condicionado, a função de recirculação de ar;
- a caixa pode ser equipada com barreiras físicas (por exemplo, telas); alternativamente, os funcionários devem usar uma máscara e ter gel higienizante para as mãos. De qualquer forma, favoreça os pagamentos eletrônicos.
Adaptação lojas: o guia para técnicos
Esta parte do artigo é dedicada aos técnicos responsáveis da contenção do risco de contágio na reabertura das lojas pós COVID-19. Se você fizer parte dessa categoria, acompanhe nossas indicações.
Baixe o arquivo do projeto realizado com Edificius que vai lhe servir de ajuda para reorganizar os ambientes da loja.
Lembramos que, para abrir nosso modelo BIM, pode baixar gratuitamente a versão de teste de Edificius.
Como adaptar um espaço comercial
Para organizar da melhor forma os ambientes para o comércio varejista para mitigar o risco de contágio por COVID-19 e garantir segurança a clientes e funcionários, recomendamos que adote as medidas a seguir:
- entradas: é bom prever portas com sistemas de abertura e fechamento automáticos para garantir a distância interpessoal e evitar filas e aglomerações.
- Pontos para higienização das mãos: distribua dispensers para higienizar as mãos, principalmente próximo da entrada. Se for uma loja de roupa, os clientes devem receber luvas descartáveis a serem utilizadas ao escolher as roupas.
- Área para a medição da temperatura corporal: se o local dispor do espaço suficiente, é preciso prever uma área para a medição da temperatura corporal, se possível perto da entrada.
- Espaço para o isolamento de pessoas potencialmente contagiadas: se for possível, reserve uma área para o isolamento de pessoas com sintomas parecidos aos do COVID-19.
- Caminhos internos: você pode prever um caminho obrigatório para os clientes, de modo a guia-los na loja, a partir da área de exposição para os vestiários e a caixa, de modo a evitar aglomerações e manter a distância interpessoal necessária.
- Organizar a área da caixa: a estação da caixa pode ter uma barreira em acrílico contra os espirros. O pessoal e os clientes devem usar a máscara e dispor de gel desinfetante para as mãos. É bom prever pagamentos eletrônicos.
- Sistemas para troca do ar: certifique-se de que haja troca de ar em todos os ambientes, através de ventilação natural ou artificial. Exclua a recirculação do ar nas instalações de ar condicionado.
- Instalações sanitárias: substitua os secadores com jato de ar por toalhas de papel, pois eles favorecem a dispersão de gotículas.
Caso de estudo: projeto de adaptação de uma loja de roupa
Após termos analisado as várias medidas a serem cumpridas para adaptação dos ambientes, vamos explicar um caso prático, que pode lhe servir de exemplo para seu projeto.
A situação atual
A loja de roupa fica em uma área urbana central e sua fachada é constituída por três amplas vitrinas, uma das quais também serve de entrada.
O amplo espaço para exposição e venda garante a circulação dos clientes e do pessoal. Os vestiários estão colocados em um área reservada, na qual também cabe o banheiro, os vestiários para o pessoal e um vão técnico. No fundo da área para exposição e venda, há o depósito das roupas.
Os dutos para o ar condicionado em chapa metálica cromada, junto com os refletores, criam um caminho suspenso dos componentes das instalações.

Reabertura das lojas pós COVID-19 | Planta da situação atual
O projeto de adaptação
A final, reorganizamos os espaços da loja conforme imagem abaixo.

Reabertura das lojas pós COVID-19 | Planta da situação de projeto

Reabertura lojas de roupa | Vista dos interiores- render do Edificius
Área da entrada
Para evitar pegarmos na maçaneta, substituímos a porta de giro por uma porta de correr automática.
Na entrada, o cliente encontra termômetro infravermelho, gel desinfetante, luvas descartáveis e lixeira com pedal para os resíduos para medir sua própria temperatura corporal.
Nas várias áreas da loja há painéis com os procedimentos de segurança a serem respeitados.

Reabertura lojas de roupa | Render da entrada
Área para exposição e vendas
A partir da entrada, foi traçado no chão o caminho para clientes e pessoal com uma faixa verde de 10cm de largura, de modo a guidar as pessoas e evitar filas e aglomerações.
Além disso, também adicionamos dispenser com gel desinfetante e luvas descartáveis em diversos pontos da loja.

Reabertura loja de roupa | Vista da área de exposição e vendas – render do Edificius
Área da caixa
No balcão da caixa foi colocada uma barreira em acrílico contra os espirros, com uma abertura na base para agilizar os pagamentos.
Perto dele, colocamos uma estação com gel desinfetante, luvas descartáveis e lixeira com pedal para os resíduos.

Reabertura loja de roupa | Vista da área da caixa – render do Edificius
Vestiários e banheiros
Perto da entrada dos vestiários e dos espaços para funcionários, colocamos outra estação com gel desinfetante, luvas descartáveis e painéis.
Também substituímos os secadores com jato de ar por toalhas de papel, de modo a reduzir os cenários de possível contágio.

Reabertura loja de roupa | Vista da área dos vestiários – render do Edificius
Vídeo reabertura das lojas
Neste vídeo, vamos ver todos os passos que realizamos para tornar uma loja de roupa conforme às indicações das normas italianas para a contenção do risco de contágio por COVID-19, utilizando Edificius, o software BIM para projeto arquitetônico.
Reabertura lojas pós COVID-19 – Baixe gratuitamente o material de suporte
Baixe gratuitamente todo o material que pode lhe ajudar ao adaptar uma loja conforme as medidas de contenção do contágio por COVID-19.
Arquivo de projeto
Projeto 3D realizado com Edificius
Slides
Confira os slides com as regras a seguir para reabrir sua atividade comercial.