Manutenção de avaria: o que é e 5 dicas para reduzi-la
A manutenção de avaria é um tipo de manutenção realizada em equipamentos não-funcionais. Saiba o que é e 5 dicas para reduzi-la
Todo gestor de facilities sabe que é uma boa prática investir seus recursos em estratégias envolvendo vários tipos de manutenção, organizando atividades contínuas de manutenção programada e de manutenção preventiva. Apesar de todos os procedimentos implementados, muitas vezes não é possível evitar a ocorrência de danos imprevistos: é aqui que entra em jogo a manutenção de avaria.
Você é capaz de agir prontamente nessas situações repentinas?
Confie em um software de gestão de manutenção, pois será um suporte útil para a correta e rápida execução dessas intervenções.
O que é a manutenção de avaria?
A manutenção de avaria é uma das abordagens de manutenção mais comuns: é realizada no caso de um ativo sofrer uma falha repentina e precisar ser reparado para retomar sua atividade normal.
Se é conveniente fornecer um plano preciso de manutenção preventiva para ativos essenciais, ao mesmo tempo é igualmente útil economizar custos de manutenção de equipamentos que podem ser deixados em avaria sem comprometer a segurança e a produção.
Os principais objetivos deste tipo de manutenção são:
- diminuir o custo da substituição frequente de itens descartáveis;
- reduzir custos desnecessários de manutenção preventiva;
- diminuir a necessidade de pessoal técnico.
Tipos de manutenção de avaria
Existem dois tipos principais de manutenção de avaria:
- programado;
- não programado.
1. Manutenção programada
Na manutenção de avaria programada, também definida como run-to-failure, a empresa está preparada para a eventual falha de um ativo. Não sabe quando isso vai acontecer, mas tem um plano para intervir.
Isto porque, muitas vezes, a reparação em caso de avaria de um equipamento acaba por ser mais barata do que os custos decorrentes de qualquer manutenção preventiva. Pense nas lâmpadas: elas têm uma vida útil curta, mais cedo ou mais tarde elas queimam e é muito mais conveniente manter um suprimento para substituí-las, se necessário.
2. Manutenção não programada
A manutenção de avaria não programada nada mais é do que uma particular manutenção reativa, que é realizada quando um ativo falha repentinamente causando sua parada e precisa ser reparado para não afetar a segurança da organização.
Em geral, esses danos são caros e podem retardar ou até bloquear os ciclos normais de trabalho, portanto, se você não traçar um plano de manutenção preventiva, é bom orçar recursos para esses incidentes de qualquer maneira.

Fluxo típico de uma operação de manutenção de avaria
Diferença entre manutenção corretiva e manutenção de avaria
A principal diferença entre a manutenção corretiva e avaria é que:
- a manutenção corretiva reúne todas aquelas intervenções destinadas a reparação de bens e equipamentos considerados defeituosos; então agimos nesses pequenos defeitos para evitar que se tornem problemas maiores;
- manutenção de avaria é realizada em equipamento quebrado ou parado que não estão mais operacionais.
Vantagens e desvantagens
Entre as vantagens, você tem:
- redução de custos de manutenção preventiva (curto prazo) para equipamentos que não necessitam;
- redução dos custos de reposição de componentes descartáveis;
- maior concentração nos recursos mais críticos;
- baixos requisitos de pessoal;
- uso prolongado dos componentes.
Embora esta estratégia de manutenção também tenha vantagens, deve estar sempre equilibrada com as outras estratégias e acima de tudo não deve ser usado para ativos importantes e críticos, pois pode causar:
- custos de manutenção mais elevados a longo prazo;
- problemas de segurança no local de trabalho;
- paradas repentinas de máquinas com consequentes atrasos na produção;
- redução de receitas devido à substituição repentina de ativos importantes;
- diminuição da vida útil do ativo.
Como reduzir a manutenção de avaria: aqui estão 5 dicas úteis
Embora ela possa ser usada de forma econômica em alguns casos, as empresas geralmente visam implementar uma abordagem proativa para a manutenção.
Portanto, convidamos você a seguir estas pequenas dicas, que irão ajudá-lo na redução da manutenção por avaria:
- gerenciar as ordens de serviço e estabelecer prioridades;
- usar dados históricos para identificar falhas comuns de ativos, para entender quais equipamentos falham com mais frequência e quais são as causas recorrentes;
- agilizar as operações de manutenção;
- melhorar a disponibilidade de peças de reposição, fazendo um inventário em intervalos regulares;
- acompanhar o trabalho de manutenção.
Finalmente, te aconselhamos a testar um software de gestão de manutenção, que permite aplicar facilmente estas recomendações, recolhendo e analisando todos os dados de manutenção em tempo real.