Minecraft para treinar as futuras gerações de BIM manager
Educadores e professores inundam a plataforma Minecraft, que permite aos jogadores construir e explorar cidades virtuais, para treinar os futuros profissionais da indústria da construção
O Chartered Institute of Building (CIOB) foi uma das primeiras organizações a aproveitar as oportunidades oferecidas pela plataforma Minecraft a fim de atrair a nova geração de profissionais da indústria da construção, sobretudo após o advento do BIM.
O que é Minecraft?
Minecraft tem um grande público nos jovens entre 12 e 14 anos de idade, que em 2009 ficaram ansiosamente à espera do lançamento da versão ‘sandbox‘ do videojogo.
O objetivo do jogo é extrair (mine) e construir (craft) uma variedade de blocos 3D num “mundo virtual” composto por vários ambientes e terrenos.
Quais são as aplicações educacionais de Minecraft?
Embora as origens de Minecraft sejam “lúdicas”, muitos educadores aproveitaram a oportunidade de utilizar a plataforma para ensinar. Disciplinas como a programação informática, a química e a física, na verdade, podem potencialmente ser aprendidas através do ambiente online do videojogo.
Para realçarmos a versatilidade e a flexibilidade da plataforma Minecraft, podemos compará-la a outro jogo, Tate Worlds, que monstra ambientes virtuais inspirados nas obras de arte da coleção da Tate Gallery de Londres.
O Departamento para a cultura, as artes e o tempo livre na Irlanda do Norte forneceu licenças gratuitas de Minecraft a cerca de 200 escolas (e portanto 50.000 estudantes) a fim de incentivar a escritura creativa e envolver os jovens na planificação urbana.
Aplicações de Minecraft para a arquitetura e as construções
O CIOB oferece 16 horas de aulas que professores e profissionais do setor da construção podem usar nos próprios cursos como parte do projeto Craft Your Future.
As aulas são destinadas para jovens entre 12 e 14 anos de idade e ocorrem na cidade virtual de Newtown em Minecraft. Os participantes têm que desenhar, planear, cooperar e construir soluções ao fim de garantir um futuro sustentável para todos os habitantes da cidade.
Também é possível enfrentar cenários do mundo real, tais como a restauração da Battersea Power Station.
Cada aula do CIOB dura entre 3 e 6 horas, durante as quais os estudantes, geralmente em grupos de três u quatro, cooperam. As aulas são relativas a quatro áreas do setor da construção:
- manutenção
- restauração
- nova edificação
- renovação
BeIMCraft
Os investigadores da Ulster University desenvolveram assim BeIMCraft (Built Environment Information Modelling Craft): uma modalidade Minecraft finalizada a destacar o papel emergente da tecnologia digital BIM na indústria da construção.
Concebida para os adolescentes, se bem possa ser interessante também para as crianças e os adultos, BeIMCraft ilustra o carácter multidisciplinar e interdisciplinar do mundo da construção. Os jogadores são encorajados a levar em conta questões de planejamento, riscos de saúde e segurança, aspetos estruturais, sustentabilidade e custos na criação do próprio mundo 3D. São assim reproduzidas as condições reais dos projetos de construção. Por exemplo, é difícil avançar com o projeto sem fundações apropriadas e se o edifício for demasiado alto: nesse caso será preciso verificar a estabilidade do mesmo. Os professores podem definir resumos e orçamento do projeto. Além disso, os participantes podem ser selecionados para trabalharem em equipas para que seja possível alcançar um determinado resultado.
O jogo é desenvolvido de forma a reproduzir alguns dos principais aspetos do BIM. Isso, na verdade, permite que os jogadores tenham uma ideia de trabalhar num ambiente 3D, adicionando recursos a um Common Data Environment (Ambiente Comum de Dados) real, atribuindo custos aos recursos e avaliando tempos, sustentabilidade e restrições relativas ao canteiro de obras.