Nanjing International Youth Cultural Centre, obra de Zaha Hadid
O Nanjing International Youth Cultural Centre, projetado pelo escritório Zaha Hadid com metodologia BIM, pretende ser o ponto de partida para a revitalização da cidade
Após os Jogos Olímpicos de Verão da Juventude de 2014, a cidade chinesa de Nanjing está vivendo um processo de transformação e renovação bem representado pelo Nanjing International Youth Cultural Centre, centro cultural projetado pelo escritório da falecida Zaha Hadid e concluído em 2018.
O edifício se desenvolve numa área de 465.000 m², acolhendo:
- dois hotéis de 136.000 m²;
- um centro cultural de 106.000 m²;
- escritórios cobrindo uma área de mais de 122.000 m²;
- um parque de estacionamento subterrâneo de 100.000 m².
O Centro Cultural da Juventude de Nanjing está localizado próximo ao rio Yangtzer, no bairro de Hexi New Town, o centro econômico e financeiro de Nanjing. O projeto inclui duas torres e o centro cultural, cercados por uma grande praça com vista para o rio.
O plano de desenvolvimento urbano da área visa conectar, também através de uma ponte para pedestres, o ambiente urbano, o parque fluvial e as paisagens rurais da ilha de Jiangxinzhou, que se ergue no meio do rio.
A mais alta das duas torres (315 metros), constituída por 68 andares, acolhe o Jumeirah Hotel, um hotel superluxuoso que tem uma piscina no topo com uma vista deslumbrante da cidade de Nanjing.
A torre mais curta (255 metros), pelo contrário, abriga um hotel de 4 estrelas.
As duas torres apoiam em uma base comum de cinco níveis, destinada ao centro cultural.
Esse centro, núcleo do projeto de Zaha Hadid, se desenvolve em torno de um pátio central e é constituído por uma sala de conferências, um auditório, uma sala multifuncional e uma área de hóspedes.
A sala de conferências, que pode acomodar 2.100 pessoas, está equipada com um palco polivalente e um proscênio adequado para conferências, eventos culturais e teatrais. Ao auditório, pelo contrário, pode acomodar até 500 pessoas e é adequado tanto para apresentações clássicas/orquestrais quanto para shows usando equipamentos de áudio modernos.
O projeto do Centro Cultural da Juventude de Nanjing, realizado pelo escritório de Zaha Hadid com metodologia BIM, adere ao estilo original e à filosofia da famosa arquiteta iraquiana, mesmo que esta última nunca tenha visto sua realização.