PLM BIM: Product Lifecycle Management e projeto BIM
O PLM BIM é uma abordagem inovadora que integra o potencial do Product Lifecycle Management ao projeto de edifícios. Conheça o papel do PLM no BIM
Nos últimos anos, a linha divisória entre o setor de construção (que sempre foi muito fragmentado) e o setor de manufatura (baseado na padronização) está se tornando cada vez mais fraca, abrindo o caminho para novos cenários de mediação, colaboração e integração mútua.
Inevitavelmente, as tecnologias que dão suporte a esses setores (o Building Information Modeling por um lado e o Product Lifecycle Management por outro) parecem destinadas a convergir.
Este artigo visa justamente analisar o potencial da possível integração entre o PLM e o BIM, destacando as semelhanças e diferenças entre os dois sistemas.
PLM: o que é
O Product Lifecycle Management (Gerenciamento do ciclo de vida do produto, em português), comumente conhecido como PLM, é um processo estratégico voltado para uma gestão do ciclo de vida do produto mais eficiente, desde as fases de concepção, projeto e produção, até as subsequentes de venda, assistência e descarte.
Este processo baseia-se na utilização de tecnologias e softwares inovadores para o gerenciamento de informação capazes de integrar dados, pessoas e processos de negócios em uma única plataforma digital, com o objetivo de ajudar os produtores de bens e serviços (e seus parceiros) a:
- melhorar os processos de tomada de decisão;
- agilizar toda a cadeia de suprimentos;
- aprimorar a colaboração entre as equipes envolvidas;
- reduzir riscos e erros de gerenciamento;
- compartilhar informações sobre o produto sempre atualizadas e confiáveis;
- reduzir tempos e custos de produção;
- fornecer os mais altos níveis de qualidade e conformidade.
Embora o PLM seja predominantemente usado na indústria manufatureira, os aspectos que este sistema compartilha com o Building Information Modeling são evidentes e oferecem a possibilidade de integrar com sucesso os dois processos, assim levando ao PLM BIM. Vamos descobrir o que ele é!
PLM BIM: o que é
O PLM BIM é uma abordagem de projeto avançada que envolve a integração de soluções PLM e sistemas BIM para melhorar a produtividade e a eficiência da indústria AECO.
As tecnologias do Product Lifecycle Managemen e do Building Information Modeling nasceram em contextos de aplicação totalmente diferentes: o PLM inicialmente focava na produção de automóveis, máquinas complexas, eletrodomésticos, produtos de alta tecnologia e bens de consumo de qualquer tipo, enquanto o BIM sempre envolveu o projeto, a construção e o gerenciamento de edifícios e infraestruturas.
Com o tempo, também graças a uma maior difusão dos métodos pré-fabricados, o processo de construção começou a se parecer cada vez mais com uma cadeia de suprimentos típica de um processo produtivo. Daí, a linha divisória entre o setor manufatureiro e o setor da construção ficou muito ténue.
Hoje em dia, costumamos considerar o edifício como um verdadeiro “produto”, e o processo de projeto BIM tende a seguir as fases características do ciclo PLM, ou seja:
- Concept & Design: fase de concepção, onde são estabelecidos os requisitos do produto / projeto.
- Development: fase utilizada para definir o projeto detalhado, através do desenvolvimento de um protótipo que ajuda a identificar todos os pormenores necessários.
- Production & Launch: fase que vê a produção / construção do ativo, e a sua distribuição no mercado.
- Support & Service: fase de uso, onde são gerados alguns feedbacks por meio de canais específicos de suporte e manutenção, essenciais para definir quaisquer melhorias.
- Retirement: fase final do ciclo de vida, onde o produto é descartado e retirado do mercado.

Etapas do Product Lifecycle Management
Na realidade, mais do que um simples produto, o edifício é um sistema complexo constituído por uma série de subsistemas, elementos e componentes interligados. O principal objetivo do PLM BIM é, portanto, criar uma plataforma centralizada (também conhecida como Asset Information Hub) para gerenciar os ciclos de informação e produção relativos a cada componente da obra.
A abordagem PLM BIM fornece um ambiente colaborativo que engloba todos os elementos necessários para tornar as várias fases do projeto seguras, e garante um gerenciamento integrado e essencial de processos, informações, comunicações e recursos.
Naturalmente, a integração entre os sistemas PLM e BIM é suportada pela inovação tecnológica, que permite lidar com volumes de dados significativos e fornecer representações digitais cada vez mais articuladas e complexas.
Seu trabalho envolve a implementação de um processo BIM PLM? Então experimente gratuitamente uma plataforma de colaboração BIM profissional e eficiente, com a qual poderá gerenciar e compartilhar arquivos de grande porte em diferentes formatos, visualizar modelos e desenhos de projetos, manter sua equipe sempre atualizada, melhorar a colaboração com outros atores interessados e otimizar fluxos de trabalho.
Product Lifecycle Management e BIM: os pontos comuns
As tecnologias do Product Lifecycle Management e do Building Information Modeling possuem algumas características em comum que contribuem para a sua integração e abordam:
- o compartilhamento de dados: as soluções PLM e BIM são baseadas na necessidade de armazenar, gerenciar e compartilhar uma grande quantidade de dados e informações (por exemplo, dentro de um Ambiente Comum de Dados), acessíveis a todos os atores envolvidos, sem restrições legais ou temporais.
- O gerenciamento do projeto: o desenvolvimento desses processos passa pela organização preventiva dos fluxos de trabalho, para garantir uma melhor gestão dos recursos e respeitar os prazos de entrega dos projetos.
- A visualização do modelo: tanto o PLM quanto o BIM permitem visualizar e experimentar virtualmente os objetos antes de sua produção ou construção real, bem como detectar antecipadamente quaisquer erros ou interferências (por exemplo, através da Clash Detection e do Model Checking).
PLM e BIM: as diferenças
Além das características comuns, existem diferenças significativas entre os setores do PLM e do BIM, que podem exigir que alguns aspectos sejam modificados ou customizados para facilitar sua convergência. Essas diferenças dizem respeito à:
- criação de um modelo único: diferentemente do BIM, o projeto de um produto prevê diferentes tipos de representação (tanto gráfica quanto informativa) que definem, por exemplo, sua estrutura, funções, configurações, métodos de produção, etc.
- Compatibilidade de ferramentas: o PLM e o BIM utilizam diferentes ferramentas e softwares de projeto e planejamento, que requerem linguagem e terminologia específicas, em detrimento da interoperabilidade.
- Padronização de processos: enquanto no setor de construção o processo BIM é desenvolvido com base nas necessidades específicas do projeto, o setor de manufatura oferece a possibilidade de implementar processos padronizados.

PLM e BIM: semelhanças e diferenças
PLM BIM: o potencial
A integração de soluções PLM em processos BIM ajuda as empresas de construção a:
- digitalizar de forma eficiente e eficaz seus fluxos de trabalho;
- facilitar a colaboração com membros de equipes externas;
- criar um repositório para todas as informações relativas ao edifício com uma estreita ligação entre processos, organização e produção;
- minimizar erros nas fases avançadas do processo, assim reduzindo a possibilidade de retrabalho e solicitações de mudança;
- reduzir custos de planejamento, projeto e finalização do projeto;
- monitorar requisitos e responder de forma mais adequada às necessidades do cliente;
- garantir a segurança da construção, bem como a saúde e a conformidade ambiental durante todo o ciclo de vida da obra.