Projeto arquitetônico de escola infantil com o modelo 3D BIM e desenhos DWG para baixar
Um interessante estudo sobre um projeto arquitetônico de escola infantil com documentos técnicos, plantas e exemplos de projeto DWG e modelo 3D BIM para baixar
Completamos nosso Aprofundamento arquitetura dedicado a edifícios escolares com um estudo sobre um exemplo de prédio escolar: uma creche para crianças.
Tratamos nos artigos anteriores de planejamento urbano, espaços dedicados às atividades escolares, sistemas tecnológicos, materiais e móveis.
Em conformidade com a linha editorial que temos detalhado, desenvolvimos um projeto de construção de escolas muito particular, que descrevemos brevemente e onde também disponibilizamos as imagens, renderização, modelo3D e técnicos desenhos em DWG para download.
O projeto no qual nos inspiramos neste artigo é a Benetton Nursey realizada em Ponzano (TV) pelo arquiteto Alberto Campo Baeza.
Faça o download do modelo 3D BIM do projeto (.edf arquivo)
Clique aqui para baixar Edificius, o software para o projeto arquitetonico BIM
Navegue no modelo 3D do projeto
Segurança e Normas de construção de escolas
Um projeto da escola nasce do conhecimento das necessidades de crianças, famílias e sociedade; não contém espaços vazios de ideias, formas e cores, mas está cheio de alegria criativa e estímulos, é um espaço dinâmico, que muda e cresce com as próprias crianças”.
O projeto deve estar em conformidade com os requisitos mínimos definidos em normas e códigos de obras locais (região, município): do cálculo de metros quadrados necessários para cada criança até ao número de banheiros necessários, e assim por diante. Por exemplo, neste caso:
- o espaço de estacionamento e as vias de acesso devem ser facilmente acessíveis a pessoas com dificuldades de mobilidade e com problemas de visão.
- Todas as partes do prédio da escola devem estar equipadas com instalações sanitárias para deficientes, facilmente acessíveis e em uma posição facilmente identificável.
- Os edifícios devem obedecer rigorosamente às normas atuais antissísmicas.
- A segurança dos riscos elétricos é garantida por diferenciais e pela subdivisão das instalações. Para proteger o complexo equipamento de TI, o sistema elétrico deve ser protegido de descargas atmosféricas por meio de para-raios de sobretensão.
- Qualquer cozinha deve, de preferência, ser abastecidas com eletricidade e isto é uma segurança intrínseca para o edifício.
- Os pavimentos das áreas que ficam frequentemente molhadas, como banheiros, cozinhas e pavimentos exteriores, devem ser feitos com materiais antiderrapante com desempenho e certificação apropriada. Nesse sentido, é preciso identificar o nível de desempenho antiderrapante que não comprometa as escolhas estéticas e, ao mesmo tempo, seja adequado às necessidades.
- Para os parapeitos o conselho é manter uma altura maior do que o mínimo previsto pela norma. É, ainda, aconselhável a utilização de dimensões que impeçam a escalada.
- As esquadrias devem respeitar as normas e devem ser realizadas com vidro inquebrável, tanto por dentro como por fora.
- Os projetos se devem atender aos critérios de segurança estabelecidos pela legislação nacional em relação à resistência ao fogo das estruturas, ao dimensionamento de rotas de fuga, escadas e zonas de segurança, com especial atenção para excluir esses materiais, geralmente de isolamento, onde a queima pode produzir fumaças tóxicas.
- Os edifícios devem ser equipados para a realização de todo trabalho de manutenção e um plano de segurança adequado para gestão de emergências.
Baixe o DWG em formato .zip das plantas do projeto
O ensino infantil acolhe crianças de um a seis anos, além de um berçário para crianças de 9 a 12 meses, para uma capacidade total de cerca de 100 lugares distribuídos entre as crianças de moradores do Município e funcionários da empresa, um serviço fundamental para melhorar a qualidade de vida e trabalho.
“Para cada comunidade, não há melhor investimento do que em crianças e em sua formação: em um futuro, portanto, para ser construído em conjunto”.
Baixe o DWG em formato .zip das axonometrias do projeto
Na construção de uma instalação educacional visando a excelência, a empresa, consciente do papel ético e social de sua cultura corporativa, pretendeu focar na interação, na pesquisa e no bem-estar da comunidade, confiando ao Reggio Children o aconselhamento pedagógico para iniciar as obras do novo centro para a infância.
Baixe o DWG no formato.zip de cortes e seções do projeto
Centro para a infância como uma experiência pedagógica
Reggio Children propõe para Ponzano Children uma estrutura adequada para a experiência pedagógica com base em teorias inovadoras, um compromisso constante com a experimentação e pesquisa, uma organização singular do trabalho. Tudo em um projeto que valoriza a singularidade do aluno, bem como todas as formas de expressão, o valor da diversidade e a participação das famílias e dos cidadãos.

Conceito do Projeto
O projeto arquitetônico do centro é de Alberto Campo Baeza, arquiteto espanhol, um dos mais apreciados internacionalmente, em colaboração com o arquiteto Massimo Benetton. Campo Baeza diz, comentando sobre seu trabalho: “Tentamos construir um jardim de infância não só impecável do ponto de vista funcional, mas também capaz de oferecer uma série de diversos espaços; um prédio vivo onde as crianças podem sonhar e ser felizes”.
O novo complexo está localizado atrás da sede da empresa Benetton em Ponzano. Foi construído em uma área verde de 9.500 metros quadrados no município de Ponzano: o edifício ocupa cerca de 1.900, enquanto os outros 5.000 metros quadrados são usados como um parque. A área restante é ocupada por outros espaços ao ar livre dedicados a passarelas e estacionamentos. As obras, que começaram em setembro de 2006, terminaram após cerca de um ano.
Projeto arquitetônico de creche infantil
O edifício do Centro infantil Ponzano Children é destinado a acomodar cerca de 100 crianças entre as seções de Berçário e creche.
A intervenção arquitetônica afeitou três áreas distintas:
- o corpo central da creche, em forma de quadrado para uma área coberta de cerca de 1.030 metros quadrados, no centro da qual é uma “torre” sempre com um plano quadrado, mas muito maior do que o resto.
- A área cercada entre a parede circular do perímetro e o corpo central da creche, replicada nos quatro lados do edifício, parcialmente como uma superfície coberta e parcialmente como um espaço aberto. As quatro áreas ao ar livre, cada uma com cerca de 155 metros quadrados, dedicadas ao ensino e às brincadeiras das crianças, têm vista para as salas de aula e para o refeitório e são feitas de quatro materiais diferentes: areia, madeira, pedra e grama. A coroa circular que delimita este espaço é como uma parede limite, um espaço coberto de largura constante de dois metros que contém em seu interior depósitos para material, playgrounds para crianças e banheiros para as estações mais quentes do ano.
- O espaço verde externo, de cerca de 4.710 metros quadrados, é dividido em duas áreas: o pomar, com árvores frutíferas plantadas conforme as linhas ordenadas, e a mata, composta por árvores altas, de diferentes essências, colocadas em ordem aleatória.
Faça o download no formato .zip das Fachadas e Vistas do Projeto
O projeto do edifício, realizado pelo arquiteto Campo Baeza, é fortemente marcado pelo elemento central da torre, que se torna o ponto de apoio para os acessos à creche durante o dia e para todas as atividades internas.
O arquiteto pesquisou a luz natural ideal para a torre através de um posicionamento articulado de claraboias circulares no telhado e paredes verticais. Ele também estudou o uso correto de materiais para pisos e paredes, a fim de casar uma escolha estética com uso funcional pelos usuários do jardim de infância.
Baixe o DWG no formato .zip da planimetria do projeto
Distribuição do espaço no centro para a infância do Benetton Nursery
As salas de aula para as atividades educacionais (berçário, creche e bebês) e sala de jantar são nos quatro lados do corpo principal para receber iluminação ideal. As áreas técnicas adjacentes, como banheiros, vestiários e outras salas, estão localizadas dentro do prédio e recebem iluminação das claraboias circulares no telhado.
Escolha de cores e materiais
Tanto o centro infantil como o muro perimetral são dominados pela cor branca, escolhida por Campo Baeza: o gesso das paredes externas e internas; o piso de pedra “Trani Biancone“; as portas internas; os perfis de ferro das portas e janelas externas; o piso de linóleo da torre central; os pisos e as paredes de porcelanato dos sanitários e vestiários.
A única exceção de cor diz respeito ao piso de linóleo das salas de aula e ao refeitório, que possui um amarelo ligeiramente reprimido.
As soluções das instalações
No que diz respeito às instalações de serviço, a escolha foi guiada por fatores ecológicos:
- painéis fotovoltaicos para a produção de energia foram instalados no telhado do edifício com uma capacidade de cerca de 6 kW.
- Painéis solares também foram instalados no telhado para a produção de água quente para o sistema sanitário.
- O sistema de ar condicionado oferece duas características valiosas: em primeiro lugar, envolve a utilização de água retirada de um poço especialmente concebido, tanto para o ciclo de verão como para o ciclo de aquecimento no Inverno. Portanto, não há usinas térmicas tradicionais e emissões relacionadas de gases nocivos durante a temporada de inverno; para o ar condicionado do ciclo de verão, a baixa temperatura da água retirada do poço é aproveitada, com considerável economia de energia elétrica.
Além disso, o interior da creche foi realizado com painéis de piso radiantes e com um sistema de ventilação que controla a umidade e as mudanças de ar exigidas por lei, para garantir a funcionalidade ideal do sistema. Estas soluções, garantindo uma quantidade mínima de movimentos de ar no interior, permitem uma redução na presença de fatores potencialmente prejudiciais para os pequenos, como ácaros e poeira.
“Nós tentamos construir uma creche não apenas funcionalmente impecável, mas também capaz de oferecer uma série de diferentes sequências espaciais; um edifício vivo onde as crianças possam sonhar e ser felizes.”
Alberto Campo Baeza
Baixe o modelo 3D BIM (arquivo .edf) do Projeto
Clique aqui para conhecer Edificius, o software para projeto arquitetônico BIM
Você viu os objetos no projeto? Você também está interessado em outras bibliotecas de objetos BIM para seus projetos?
Veja e baixe muitas texturas, blocos CAD e modelos 3D para o seu projeto!