Projeto de restaurante: 5 dicas com critérios e dwg para baixar
Guia técnico para projeto de restaurante: dicas, esquemas de projeto, documentos técnicos no formato DWG e modelos 3D para baixar
Neste artigo de aprofundamento focamos nos elementos distintivos do projeto de restaurante: partiremos de análise e organização de espaços para depois realizar um projeto de restaurante completo de documentos técnicos no formato dwg e modelo arquitetônico 3D.
Iremos, então, apresentar:
- organização de espaços e funções;
- exemplo prático de projeto de restaurante.
Iremos, ainda, disponibilizar exemplos práticos (plantas, cortes, modelo arquitetônico 3D) para o download gratuito.
Projeto de restaurante: organização de espaços e funções
Ao projetar um restaurante é necessário, em primeiro lugar, definir o alvo de referência, ou seja, o tipo de cozinha que se deseja apresentar ao público, pois dessa escolha dependerá projeto e mobiliário do próprio restaurante.
Independentemente do tipo de restaurante escolhido, existem ambientes principais e acessórios, comuns a todos os restaurantes: entrada, sala de jantar, cozinha, instalações sanitárias e outros ambientes de serviço.
- Áreas acessórias externas
- Guarda-volume
- Sala de espera
- Bar
- Sala de jantar
- Cozinha
- Banheiros para clientes
- Banheiros e vestiários para pessoal
Entrada
A entrada desempenha inúmeras funções: é o primeiro ambiente que o cliente acessa e, portanto, é fundamental que o primeiro impacto seja positivo e que comunique o conceito distintivo do restaurante. Além disso, a entrada também desempenha a função de filtro entre exterior e sala de jantar.
A entrada acolhe sala de espera, bar e caixa registadora. Dela, ainda, é possível acessar guarda-volume e banheiros.
Sala de jantar
As medidas dimensionais mínimas da sala de jantar, levando em conta alguns regulamentos europeus de higiene para locais públicos, são:
- altura mínima: 2,70 m;
- superfície mínima: 25 m³;
- ventilação natural direta igual a 1/10 da superfície do restaurante;
- ventilação natural direta insuficiente pode ser integrada ou substituída por sistema de condicionamento de ar apropriado;
- iluminação natural direta igual a 1/10 da superfície do restaurante, que pode ser integrada ou substituída por iluminação artificial.
Quanto a mesas e cadeiras, as medidas padrão são:
- mesas: 0,80×0,80 m ou 0,90×0,90 m;
- cadeiras: 0,40×0,40 m;
- espaço entre mesas: 0,30/0,40 m.
Tendo em conta essas medidas, é prevista uma superfície de cerca de 1,20 m² por assento.
Trata-se, no entanto, apenas de uma medida de referência, pois muito depende do tipo de restaurante a ser projetado. No caso de restaurante gourmet, de fato, não é incomum ter uma superfície mínima de 2 m².
Cozinha
Para projetar a cozinha, coração de qualquer restaurante, é necessário atender rigorosamente às diretrizes de normas nacionais. Por este motivo, decidimos dedicar um interessante artigo de aprofundamento a este tópico específico, que recomendamos ler: “6 regras para projetar uma cozinha de restaurante”.
Instalações sanitárias
Ao projetar um restaurante, é obrigatório prever instalações sanitárias para clientes e pessoal:
- pelo menos um banheiro para o pessoal. Este ambiente também pode ser usado como vestiário se possuir as medidas mínimas de referência.
- Um vestiário com:
- superfície igual a, pelo menos, 1,50 m² por empregado;
- altura média não inferior a 2,40 m;
- ventilação natural ou, no caso de banheiros sem janelas, dispositivos adequados para troca de ar;
- aquecimento adequado;
- paredes revestidas com material impermeável e facilmente lavável até uma altura mínima de 2 m do piso;
- armários individuais de compartimento duplo para guardar roupa de trabalho e roupa pessoal.
- Banheiros para o público, em particular um a cada 60 m², ou frações, da superfície do restaurante, com as seguintes características:
- superfície mínima de 1 m².
- Altura média não inferior a 2,40 m e janela para ventilação natural direta não inferior a 0,50 m². Se não possuir janela, o banheiro deverá estar equipado com ventilação artificial.
- Vestiário com superfície mínima de 1 m² e altura média não inferior a 2,10 m. A porta deve possuir retorno automático, com abertura para o lado externo.
- Pisos e paredes, até uma altura de 2 m, devem ser de material impermeável, de fácil limpeza e desinfeção. Obviamente, o banheiro para pessoas com deficiência deve cumprir as medidas previstas pelas específicas normas de referência.
Ambientes de serviço
Os locais auxiliares são ambientes que aumentam a qualidade do serviço: nem todos os restaurantes são, de fato, capazes de disponibilizar aos clientes espaços adicionais, como guarda-volume ou ambientes externos.
Ao projetar um guarda-volume, é necessário levar em conta as medidas tradicionais de armários com módulos de 0,60 m de profundidade. Também é útil adicionar um espaço igual a 0,90×0,90 m para que o pessoal possa mover-se de forma confortável.
Se o restaurante possuir um ambiente externo, o projeto do mesmo dependerá da função ao qual é destinado: área de aperitivos, área para fumantes, área de relaxamento.
Projeto de restaurante: 5 dicas e um exemplo prático
O nosso projeto de restaurante refere-se a um restaurante de tamanho médio, localizado no piso térreo de um edifício existente. Distribuição do mobiliário, escolha dos materiais e organização dos pontos de luz foram concebidos para garantir aos clientes um ambiente acolhedor e relaxante, mantendo coerência estilística entre o interior e o exterior.
O restaurante é constituído por 5 ambientes principais:
- entrada
- sala de jantar
- cozinha
- banheiros e vestiários
- 2 ambientes externos
Para cada ambiente prevemos algumas dicas de projeto úteis: vamos conhecê-las!
1. Entrada
A entrada foi dividida em 2 áreas: bar e sala de espera.
O bar é delimitado pelas duas paredes perimetrais do edifício e, nos restantes dois lados, por dois elementos inferiores e superiores constituídos por ripas de madeira. Este espaço foi concebido para desempenhar funções de bar, caixa registadora e recepção. Sofás e mesas caracterizam, enfim, a sala de espera.
2. Sala de jantar
A sala de jantar acolhe cerca de 100 assentos e foi projetada para ser dividida em pequenas áreas, visando garantir maior privacidade aos clientes:
- 3 áreas na parte central, divididas por pequenas paredes compostas por ripas, com forro caracterizado por “painéis 3D” e pavimento em material brilhante.
- 2 áreas laterais, separadas por paredes divisórias, vigas e pilares de aço, que também conferem um aspecto distintivo a teto e paredes laterais. O piso segue o mesmo tema das áreas internas.
- A área de corredores, juntamente com a área em frente à cozinha e aos banheiros, possui um forro que se inspira no tema das paredes e está equipado com um expositor de vinhos. Neste caso, o piso é em parquet.
- Uma área dedicada ao guarda-volume, consistente num espaço fechado com armários e espaço adicional para mover-se de forma confortável.
3. Cozinha
Quanto à cozinha, como mencionado, já abordamos o projeto deste ambiente num artigo de aprofundamento anterior. Recomendamos, portanto, a leitura de “6 regras para projetar uma cozinha de restaurante” para todos os detalhes sobre este tópico.
4. Banheiros
Em relação ao banheiro, decidimos dividi-lo em duas áreas: uma para clientes, outra para pessoal. Os banheiros para clientes, por sua vez, foram separados por gênero, incluindo um banheiro específico para pessoas com deficiência. Para a área destinada ao pessoal, enfim, foi prevista uma divisão entre vestiário e banheiros.
5. Espaços externos
Quanto aos ambientes externos, um deles é colocado na entrada do restaurante, outro perto da sala de jantar.
O primeiro ambiente foi concebido como área dedicada aos aperitivos, incluindo pérgola e móveis com sofás, poltronas e mesas. O segundo ambiente, pelo contrário, foi equipado com cadeiras e mesas, cobertas com guarda-sóis, e projetado como área para fumantes e área de relaxamento.
Download documentos gráficos no formato dwg e modelo 3D BIM do projeto
Confira aqui os arquivos dwg dos documentos técnicos e do modelo arquitetônico do projeto de restaurante, bem como o link para baixar o programa de arquitetura BIM utilizado para realizá-los.
Baixe o modelo 3D BIM (arquivo .edf) do projeto de restaurante