Projetos de casas geminadas: 4 dicas com desenhos DWG
Como realizar projetos de casas geminadas: definição, características, arquitetura e um exemplo prático completo com plantas, elevações, cortes no formato DWG e modelo 3D BIM para baixar
As casas geminadas são um tipo de habitação entre os mais difundidos no mundo.
Numa série de artigos de aprofundamento anteriores focámos nas características técnicas dos vários tipos de construção residencial, partindo das casas geminadas e analisando alguns dos projetos mais conhecidos no mundo, obras de arquitetos famosos.
As casas geminadas atendem às necessidades habitacionais de famílias que desejam uma habitação independente, mas com custos de construção e manutenção mais baixos do que uma habitação unifamiliar.
Neste artigo de aprofundamento vamos apresentar alguns aspectos teóricos (definição, características e arquitetura) deste tipo de construção residencial, para depois focar num exemplo prático de projeto de casas geminadas realizado pela equipe de arquitetos e projetistas de ACCA software.
Iremos, então, analisar o exemplo de projeto, disponibilizando para o download gratuito todos os documentos gráficos no formato DWG e o modelo 3D do projeto realizado com um software BIM para arquitetura 3D.
Características gerais das casas geminadas
As casas geminadas são umas habitações unifamiliares em série, com dois lados perimetrais em comum e uma/duas fachadas livres para entrada, iluminação e ventilação.
Geralmente, possuem desenvolvimento planimétrico com:
- fachada modular variável de 4/6 m;
- profundidade de 8/14 m.
Além disso, desenvolvem-se ao longo de vários níveis sobrepostos com funções diferentes: área de estar, área de dormitórios ou depósito e, geralmente, jardim na parte anterior ou traseira.
As casas geminadas dão liberdade de projeto limitada:
- o espaço aberto é, geralmente, dividido em dois ambientes: público/semipúblico na frente e privado na parte de trás das casas;
- o espaço verde de tamanho reduzido, se possível, deve ser protegido de olhares indiscretos com sebes, grades, pérgulas, garagens;
- as varandas podem ser previstas apenas em dois lados.
A nível de planejamento urbano, as casas geminadas são flexíveis em altura, largura e profundidade, permitindo muitas variações planimétricas. Para atingir o tamanho exigido pelos clientes, as casas geralmente são realizadas em dois ou mais níveis.
A distribuição clássica dos espaços – área de estar abaixo e área de dormitórios acima – varia, nos projetos mais recentes, com o uso de diferentes alturas ou de pisos escalonados. Em termos de planejamento urbano, nos últimos anos o projeto de casas geminadas tornou-se menos monótono graças à introdução de rotações, juntas e cortes dos edifícios.
Exemplo de projeto de casas geminadas
1. O conceito
O exemplo que vamos apresentar é um projeto de casas geminadas num lote de terreno com uma ligeira inclinação e forma trapezoidal. O lote, cercado em três lados por ruas, fica numa área semi-periférica da cidade.

Conceito | Planimetria geral do lote com distâncias mínimas de bordas e estradas

Planimetria geral | Representação das unidades habitacionais com entradas para pedestres, carros e respectivos jardins
Depois de obter a área destinada aos edifícios, prosseguimos com a definição das casas geminadas clássicas, descrevendo a organização de funções de acordo com as diretrizes para o desenho arquitetônico.

Conceito | Estudo principal das casas geminadas e do corte
Primeiro definimos as duas áreas residenciais distribuídas em dois níveis (área de estar no piso térreo e área de dormitório no primeiro nível), bem como garagem/depósito no subsolo. Em seguida, atribuímos na frente principal, igual a 6 m, a rampa de acesso para a casa (8%) e a entrada para carros (18%).

Casas geminadas clássicas| Plantas de três níveis: garagem-área de estar-área de dormitórios
2. Distribuição de funções
De acordo com a distribuição de funções, o piso térreo acolhe entrada/corredor com escada interna e estúdio, e leva à área de estar constituída por kitchenette, sala de jantar e sala de estar. Entre cozinha e entrada foram criados banheiro, área de serviço e depósito.
A sala de estar, bem iluminada, abre para o jardim traseiro parcialmente pavimentado.
3. Ligação entre os níveis
A escada leva à área de dormitórios composta por um quarto de casal com banheiro e armário, outros dois quartos, um banheiro com ventilação e iluminação natural, depósito e armário embutido. Grandes terraços na frente principal e traseira completam a unidade habitacional.

Conceito | Estudo distribuição de funções e corte das casas geminadas clássicas
Esse tipo de casas geminadas é projetada para acomodar uma família média de quatro pessoas (A), mas, desde que a demanda por tipos de edifícios residenciais é geralmente diversificada, foram projetados outros dois tipos de habitação: uma para acomodar um casal (B), outra para uma família de 5/6 pessoas (C).

Casas geminadas clássicas (A) – corte transversal a-a
Em particular, na habitação menor foi prevista uma sala de estar de altura dupla e um estúdio na área de dormitórios, composto por um único quarto. No entanto, a habitação possui amplos banheiros e armários.
A habitação maior, pelo contrário, foi realizada adicionando um edifício ao módulo padrão. Este último, iluminado por janelas de altura total, amplia a superfície da área de estar. No nível superior, a área de dormitórios é constituída por um quarto e um armário maior.

Conceito | Casas geminadas (B) com sala de estar de altura dupla

Casas geminadas com sala de estar de altura dupla (B): corte transversal c-c
4. Características dos materiais
Todas as sete casas geminadas que compõem o lote residencial são caracterizadas externamente por paredes de tijolos expostos, cobertos por lajetas de calcário bujardado. Esse revestimento é alternado com as superfícies rebocadas das fachadas frontal e traseira. As casas geminadas possuem os seguintes acabamentos internos:
- piso de parquet em todos os ambientes;
- piso cerâmico para garagem, banheiros e terraços;
- escadas de concreto pigmentado;
- esquadrias externas e internas de madeira;
- superfícies internas rebocadas e revestidas com azulejos cerâmico nos banheiros e na kitchenette.
A calçada de entrada e o piso antes do jardim são de concreto industrial, enquanto o acesso à garagem é pavimentado com asfalto. Os acessos às casas localizadas nas duas extremidades ficam nas ruas laterais para ampliar a área de superfície usada como jardim.
O portão de entrada para pedestres, ao lado da entrada para carros, é protegido por um pequeno abrigo em saliência de concreto armado. A parede perimetral de todo o lote residencial, assim como os painéis que separam as sete unidades habitacionais, são paredes de tijolos cobertos por lajetas de calcário bujardado. As áreas verdes privadas das unidades habitacionais são enriquecidas por árvores de diferentes alturas.
Download documentos gráficos e modelo 3D BIM
Confira aqui, disponíveis para o download gratuito, os documentos gráficos no formato dwg do nosso projeto de casas geminadas, bem como o modelo 3D realizado com um software BIM para arquitetura 3D.
Baixe o modelo 3D BIM (arquivo .edf) do projeto de casas geminadas
Baixe plantas, planimetria, elevações, cortes no formato DWG deo projeto de casas geminadas