Home » BIM e Arquitetura » Real Time Rendering na arquitetura: saiba mais

Real Time Rendering na arquitetura: saiba mais

Confira como criar renders arquitetônicos foto realistas e extremamente rápidos, sem perder tempo com operações de pós-produção, graças ao Edificius e ao revolucionário Path Tracer

A apresentação do projeto ao cliente é um aspecto fundamental na profissão de técnico. Para isso, você precisa de ferramentas que garantam um resultado de boa qualidade gráfica e permitam definir as vistas o mais rápido possível.

O Real Time Rendering (Renderização em Tempo Real, em português) é sem dúvida o melhor método para apresentar o seu projeto a um cliente: a possibilidade de mostrar imediatamente o modelo 3D com resultados foto realistas torna esta tecnologia a mais flexível no setor, especialmente se “acompanhada” pelo método de renderização Path Tracing.

Vamos ver o que são o Real Time Rendering e o Path Tracing e qual sua utilidade no projeto. Também vamos descobrir juntos o novo Edificius usBIM: o primeiro software do mundo a aplicar o revolucionário Path Tracer à modelagem BIM.

A imagem mostra um exemplo de Real-Time Rendering e Path Tracing

Real-Time Rendering e Path Tracing

O que é o Real Time Rendering

O Real Time Rendering é um processo que consiste em dois aspectos fundamentais:

  • Rendering, o processo que permite obter uma imagem foto realista a partir de um modelo digital 3D.
  • Real-Time, literalmente “em tempo real”, indica o conseguimento imediato de um determinado resultado.

O Real Time Rendering é, portanto, um processo de visualização de cenas 3D renderizadas em tempo real. Você consegue navegar por um modelo sem esperar horas para ver o resultado final, de forma a explorá-lo e visitá-lo como se já existisse.

O potencial deste método é, evidentemente, imensurável: você pode se mover livremente nos espaços que criou, verificar em detalhes a validade de cada escolha de projeto e fazer, se necessário, alterações em tempo real no modelo.

Além disso, também pode obter imagens e documentos para usar ao apresentar o projeto com:

    • renders instantâneos profissionais;
    • vídeos de apresentação;
    • imagens em 360°.

Se quiser mais informações, confira nossa matéria “Como aprimorar seu projeto com a Renderização em Tempo Real“.

O que é o Path Tracing

O Path Tracing é definido por especialistas como “a maneira mais precisa de renderizar” e um “dos maiores avanços da gráfica em tempo real nos últimos anos“.
Ele é um método utilizado em computação gráfica para o melhor gerenciamento da iluminação global, visando obter renders de cenas tridimensionais mais fiéis à realidade.
A tecnologia se baseia em um aspecto essencial: traçar o caminho dos raios emitidos, desde o ponto de visualização, de cada pixel, até o ponto de iluminação (lâmpada, sol, etc.). Esses raios refletem nos objetos presentes na cena e se propagam em várias direções, dependendo dos próprios objetos existentes. O raio, depois de atingir a superfície brilhante, permite iluminar todos os objetos atingidos, tal como na realidade.

O Path Tracing se inspira em outra metodologia, chamada de Ray Tracing, que identifica o caminho dos raios que “conectam” a fonte de luz, o objeto iluminado e a câmara de renderização. Ele usa o mesmo princípio, só que o detalhe é muito maior graças à presença de mais raios de luz que fornecem mais informações sobre os elementos presentes na cena.

Essa explicação rápida nos faz entender do que estamos falando e como é importante otimizar recursos para alcançar resultados em pouco tempo. Para contornar o possível problema dos tempos de espera, existem configurações que permitem definir o nível de detalhe.

A redução do fator tempo e, portanto, a otimização dos cálculos são muito importantes principalmente quando se trata de Real Time Rendering.

A imagem mostra a diferenca entre os diferentes metodos de renderizacao

Diferença entre os diferentes métodos de renderização

Quais os benefícios do Real Time Rendering na arquitetura

O Real Time Rendering na arquitetura é de fundamental importância para a apresentação de um projeto: você pode mostrar algo que ainda não existe, de forma interativa e com resultados excelentes.

Também pode apresentar o projeto ao seu cliente, fazer as alterações e conferir imediatamente as atualizações. Isso permite fazer avaliações em tempo real e, assim, economizar muito tempo.

O Real Time Rendering na arquitetura muda o conceito de renderização arquitetônica, assim como a maneira como você projeta e apresenta um projeto.

O resultado final não é uma simples imagem estática mostrando um único enquadramento, mas passa a fazer parte de um sistema dinamicamente integrado, conforme a verdadeira filosofia BIM.

Na prática, graças ao Real Time Rendering você pode:

  • visualizar o projeto como se já estivesse feito, estudando cada detalhe e fazendo alterações em tempo real.
  • Apresentar o trabalho ao cliente de forma clara e eficaz.
  • Obter gráficos do projeto (renders, vídeos, etc.).

E as vantagens são muitas:

  • redução de erros de projeto;
  • maior controle das escolhas e dos detalhes de todo o modelo;
  • navegação do modelo renderizado;
  • redução de mal-entendidos com clientes e empresas sobre as escolhas arquitetônicas;
  • verificação do projeto em cada etapa da modelagem;
  • modificação em tempo real do modelo;
  • velocidade de processamento de renders profissionais e vídeos de apresentação;
  • biblioteca de materiais foto realistas já integrada no software;
  • facilidade de uso do software;
  • possibilidade de definir muitos efeitos realistas e artísticos para tornar o modelo realista e reproduzir as condições reais do contexto.

Para saber mais, pode consultar a página dedicada ao software de renderização em tempo real.

Como aproveitar o Real Time Rendering com o Edificius

Edificius usBIM é o primeiro software do mundo a aplicar o revolucionário Path Tracer à modelagem BIM.

No Edificius, você pode aproveitar as vantagens do Real Time Rendering graças a um ambiente dedicado que permite gerenciar melhor seu modelo 3D para apresentação ao cliente. Além disso, pode desfrutar os resultados foto realistas garantidos pelo Path Tracing.

Esta nova tecnologia junta-se ao Ray Tracing, de forma a obter uma ferramenta cada vez mais eficaz em termos de qualidade gráfica, embora seja indiscutível que o Path Tracing represente um grande avanço em relação ao Ray Tracing.

Ao visualizar o modelo BIM em Real Time Rendering, a escolha é sua: Ray Tracing ou Path Tracing?

Além disso, você pode continuar criando renders foto realistas instantâneas e vídeos de apresentação definindo todos os parâmetros necessários (contraste, luz, efeitos, iluminações). Ademais, pode fazer tours virtuais no modelo para ilustrar suas escolhas de projeto de forma clara e sem mal-entendidos.

Graças à interligação entre as diferentes vistas, também pode modificar o modelo em planta ou na vista 3D e obter imediatamente atualizações na vista real-time (ou vice-versa).

 

edificius
edificius