Redesenhar Villa Savoye com um software BIM (parte 3)
Vamos descobrir como podemos reproduzir com um software BIM o teto jardim da famosa Villa Savoye desenhada por Le Corbusier
Já vimos como reproduzir, graças ao uso de um software BIM, alguns dos 'Cinco pontos para a moderna arquitetura de Le Corbusier.
Nomeadamente, tendo como modelo Villa Savoye, residência realizada em Poissy, perto de Paris, no início dos anos '30, reproduzimos:
- os pilotis e a planta livre: lê o artigo Villa Savoye desenhada com um software BIM (parte 1);
- a fachada livre e a janela em fita: lê o artigo Villa Savoye desenhada com um software BIM (parte 2).
Agora iremos analisar o último dos 'Cinco pontos para a moderna arquitetura' de Le Corbusier. Iremos ver como modelar, com um software BIM, o teto jardim e parte de alguns elementos que o caraterizam.
O teto jardim de Villa Savoye
O teto jardim é um teto plano, alternativo aos tradicionais tetos inclinados, com canteiros típicos de um jardim.
Em Villa Savoye, todos os ambientes presentes no primeiro andar são organizados em torno deste jardim pendurado e de uma rampa (promenade) che leva ao andar de cima.
O teto jardim assim estruturado garante que os ambientes do primeiro andar fiquem frescos durante o verão e bem isolados durante o inverno.
Graças à rampa é possível acessar o segundo nível do terraço. Este último é composto por um jardim pendurado maior do que o subjacente. Também é constituído por um solário, protegido por uma parede quebra-vento que acompanha a forma das curvas no rés-do-chão.
É possível acessar o terraço tanto da rampa exterior como da escada em espiral que parte do porão e sobe até o teto jardim.
As paredes que delimitam a rampa são abertas com algumas vidraças trapezoidais que acompanham o percurso das mesmas e permitem iluminar os ambientes interiores.
Vejamos como estes elementos tomam forma em poucos simples passos usando Edificius, o software BIM para o desenho arquitetônico.
Realização teto jardim de Villa Savoye
Usando a MagneticGrid vamos posicionar os pilares que delimitam o quebra-vento e, com o objeto invólucro e invólucro curvo, vamos realizar as respetivas paredes.
Vamos então criar o contramarco superior mediante o elemento extrusão (com dimensões pré-definidas) e, mediante a função "mudar em arco", podemos construir a parte curva do contramarco.
Com o objeto mureta vamos construir os canteiros do solário e do andar de baixo e, acessando a livraria objetos, vamos inserir a vegetação.
Graças à Real Time Rendering, ativável em qualquer fase do desenho, vamos verificar a agradabilidade disso.
Realização da 'promenade architecturale'
Posicionando o objeto rampa podemos conectar facilmente o jardim do primeiro andar ao terraço.
Procedamos agora com a criação das janelas localizadas nas paredes abaixo da rampa que acabámos de realizar.
Acessando a livraria de projeto (na seção janelas) vamos escolher um elemento retangular e vamos editar o contorno do mesmo dando à nossa esquadria um design especial.
Definida a forma, podemos dimensionar e atribuir as propriedades a todos os elementos que a constituem.
Finalizado o dimensionamento, vamos posicioná-la com precisão no modelo 3D.
Enfim, com a Renderização em Tempo Real, nós também podemos apreciar estes maravilhosos espaços ao ar livre.
Em poucas etapas, graças à tecnologia BIM, reproduzimos o desenho de Villa Savoye com uma metodologia nova, moderna e certamente mais eficaz e rápida.
Com o software BIM Edificius também podemos criar renderizações fotorrealísticas e com efeitos gráficos do redesenho e da modelagem do famoso teto jardim de Villa Savoye.
- Vista do teto jardim da sala de estar
- Solário e Promenade
- Promenade-passeio arquitetônico
- Efeito gráfico da Promenade-passeio arquitetônico
- Disposição do terraço
- Área solário
- Sala de estar com vista terraço (efeito gráfico)
- Entrada terraço da sala de estar