Robótica na construção civil: o novo museu da Ciência de Seul
Robótica na construção civil: o escritório de arquitetura turco MAA projeta o novo museu da Ciência de Seul, na Coreia do Sul.
O mundo da robótica na construção civil anuncia uma importante notícia: o escritório de arquitetura turco Melike Altınışık Architects (MAA) ganhou uma competição internacional para o projeto do Museu da Ciência de Seul, na Coreia do sul.
Promovida pelo governo metropolitano de Seul, a competição consiste no projeto de um museu único no mundo, dedicado à ciência e, em particular, à robótica. O objetivo é apoiar o programa educacional para robótica e aumentar o interesse dos cidadãos em robôs.
Lembramos que na Coreia do Sul os robôs são amplamente utilizados em hospitais, centros de idosos e escolas, entre outros.
Os princípios de robótica, ciência, tecnologia e inovação envolvem todos os aspectos do projeto, do esquema de composição à distribuição de espaços, dos materiais usados ao funcionamento/gerenciamento do edifício a ser realizado.
Uma vez completado, o novo museu irá juntar-se ao museu de arte fotográfica, ambos localizados dentro do novo centro econômico de Changbai, o futuro centro cultural de Chang-dong, na parte norte da capital sul-coreana.
A forma esférica do edifício foi concebida para criar uma ampla gama de possibilidades de percursos internos e de conexões com o espaço externo, além de satisfazer alguns requisitos de conforto funcional e espacial.
A ideia é contribuir para a disseminação da cultura científica, permitindo que os visitantes experimentem as tecnologias robóticas mais recentes, incluindo inteligência artificial, realidade virtual aumentada e hologramas.
O design do museu é, portanto, focado no desenvolvimento de uma linguagem arquitetônica adequada para refletir tecnologias de fabricação digital e métodos de construção robótica. Os robôs, na verdade, irão montar a fachada de metal curva do museu, projetada com ferramentas BIM, modelando, montando, soldando e polindo as placas de metal da própria fachada.
Além disso, outra equipe de robôs imprimirá em 3D elementos de mobiliário urbano para o parque ao redor. Este processo de construção semiautomatizado promoverá, portanto, continuidade entre o espaço interno do museu, a sua função e realização, bem como entre robôs de construção, robôs de serviço e robôs de exposição.
O museu será completado nos primeiros meses de 2020 e abrirá as portas até o final de 2020. Uma vez aberto, o museu será gerenciado como uma filial do Museu Metropolitano de Seul.