Home » BIM e profissões » Showroom virtual para produtos a distância: BIM VOYAGER

A imagem mostra o showroom virtual de banheiros para apresentar seu produtos com BIM VOYAGER

Showroom virtual para produtos a distância: BIM VOYAGER

Você precisa apresentar novos produtos a distância? Use BIM VOYAGER, a plataforma para configurar seu showroom virtual e compartilhá-lo com seus clientes

Continuar o trabalho durante a emergência de saúde causada pelo Covid-19 certamente não é fácil. Em primeiro lugar, é necessário reelaborar as atividades, revisar os métodos de comunicação entre os diversos atores envolvidos (projetistas, produtores, revendedores, empresas, fornecedores, etc.) a fim de mitigar o risco de contágio e o desenvolvimento de novos surtos epidêmicos, também visando a reabertura progressiva das atividades.

Se você for produtor ou revendedor no campo da construção e precisar apresentar seus produtos a clientes (projetistas, pessoas físicas, empresas) evitando encontrá-los pessoalmente, siga nosso aprofundamos e encontre uma série de indicações úteis para continuar trabalhando a distância!

Vamos explicar como usar uma ferramenta extraordinária, BIM VOYAGER, com a qual você poderá compartilhar e exibir seus produtos, modelos e seu showroom virtual on-line.

Além disso, vamos compartilhar o link de um dos nossos projetos (showroom virtual de banheiros), para que você possa tentar navegá-lo com o BIM VOYAGER diretamente de seu navegador, sem baixar e instalar aplicativo nenhum!

A imagem mostra a interface principal de BIM VOYAGER

BIM VOYAGER | A plataforma para compartilhar e mostrar on-line seus modelos BIM

Série BIM VOYAGER

Este artigo é parte de uma série inteiramente dedicada à apresentação do trabalho “à distância”, que se refere às necessidades das seguintes figuras:

  • projetista, que deve mostrar o projeto para cliente privado, cliente público, empresário, outros profissionais;
  • revendedor, que deve apresentar os produtos a um projetista, uma empresa e um cliente final;
  • produtor, que pode criar um showroom virtual para expor suas coleções a revendedores e clientes;
  • agências imobiliárias, que podem contar com uma ferramenta extraordinária para “visitar” imóveis à venda;
  • projetista estrutural, que deve mostrar o projeto ao arquiteto;
  • coordenador de segurança, que deve mostrar o projeto à empresa e a outros técnicos.

Todo o conteúdo está cheio de dicas úteis sobre como organizar seu showroom virtual, também acompanhadas por imagens explicativas, indicações e vídeos que o ajudam a apresentar seu projeto com o BIM VOYAGER!

Como acessar e utilizar BIM VOYAGER

Se você quiser seguir o procedimento passo a passo, comece a usar o BIM VOYAGER agora. Mesmo que você ainda não possua o software ACCA, pode usar o BIM VOYAGER gratuitamente baixando a versão de teste de:

Edificius

Edilus

Neste ponto, você já pode tentar publicar seus modelos BIM, criar seu showroom virtual e compartilhar o link do projeto com quem quiser! Para mais informações, confira o nosso artigo sobre apresentações de projeto a distância.

Todos podem usar o BIM VOYAGER, por ele ser:

  • simples: explorar os modelos é intuitivo e você pode navegar de fora ou em primeira mão com o mouse, o teclado ou o touch do dispositivo.
  • Rápido: seu cliente pode visualizar o modelo 3D no navegador da Web de qualquer dispositivo, como computador, tablet, smartphone.
  • Seguro: o cliente a quem você forneceu o link poderá navegar no seu modelo BIM, mas não poderá baixar o arquivo de seu projeto.
  • Eficaz: o cliente poderá visualizar todos os detalhes do projeto, explorar espaços e materiais.
  • Gratuito: você não precisa pagar os custos de ativação ou assinatura.

Agora, vamos ver as etapas para começar a usar o BIM VOYAGER:

  • crie seu modelo usando um dos softwares ACCA BIM (Edificius, EdiLus);
  • abra a vista 3D;
  • clique no botão Compartilhar e escolha BIM VOYAGER;
  • preencha os campos Título e Descrição;
  • clique em Iniciar upload;
  • no final do upload, você receberá um e-mail com o link para seu projeto.

Depois que o link for obtido, você poderá compartilhá-lo com quem quiser: seu cliente pode explorar o modelo BIM de fora (Órbita) ou andar dentro do próprio modelo (Em primeira mão) com o mouse, teclado ou touch do dispositivo.

Seu cliente poderá visualizar o modelo BIM no navegador da Web de qualquer dispositivo, como computador, tablet, smartphone.

A imagem mostra um computador, um tablet e um celular com os modelos 3D visualizados por BIM VOYAGER

BIM VOYAGER: navegação no modelo por computador, smartphone ou tablet

Se você gerou o link do projeto, seguindo essas instruções, você pode enviá-lo ao seu cliente da maneira que achar mais útil:

  • por email;
  • pelo Whatsapp, Telegram, Messenger (se o cliente preferir procurar o modelo em seu smartphone);
  • através de qualquer rede social.

Como navegar no BIM VOYAGER

Navegar no modelo compartilhado no BIM VOYAGER é muito simples:

  • com o comando Órbita, você se move pelo modelo;
  • com o comando Em primeira mão, você entra no interior e se move como se estivesse andando.
A imagem mostra como navegar em um showroom virtual de banheiro com BIM VOYAGER

Navegar em um modelo BIM com BIM VOYAGER

Para entender como se mover no modelo com o mouse, com o teclado ou com o touch do dispositivo, clique em “Ajuda” e encontre todas as informações necessárias.

Showroom virtual: utilização de BIM VOYAGER para produtores e revendedores

Suponhamos que sua empresa tenha produzido novas linhas de objetos para móveis de banheiro, pisos e revestimentos, e você tenha que apresentá-las e descrevê-las aos revendedores e distribuidores sem poder convidá-los pessoalmente para seu showroom virtual.

Com o BIM VOYAGER, você tem a oportunidade de “expor” as últimas novidades no campo da construção sem a necessidade de conhecer seus clientes pessoalmente.

Nesse aprofundamento, vamos analizar as diferentes apresentações de móveis de banheiro e revestimentos de parede, entre as diversas figuras envolvidas, como:

  • revendedor – projetista;
  • produtor – distribuidor – revendedor;
  • revendedor – cliente final.

Revendedor e projetista

Depois de concluir o projeto do banheiro, o arquiteto precisa entrar em contato com o revendedor para escolher pisos, revestimentos, instalações sanitárias e móveis para concluir o projeto e mostrá-lo ao cliente.

Nesta fase, o revendedor e o projetista podem decidir trabalhar a distância com a ajuda do BIM VOYAGER:

  • o revendedor prepara para o cliente seu showroom virtual, uma série de cenários com os quais ele mostra todos os materiais e móveis que pretende oferecer;
  • ele também pode decidir usar o modelo 3D do projeto do arquiteto e propor diferentes soluções, com materiais e móveis de diferentes coleções;
  • o arquiteto navega em primeira mão no modelo e pode facilmente apreciar o tipo de instalações sanitárias que o revendedor lhe ofereceu, as características dos materiais e as combinações.

Dessa forma, é possível chegar a um acordo sobre novas alterações a serem feitas no modelo e prosseguir para verificações subsequentes, até a solução final.

O projetista, tendo avaliado a melhor solução, pode mostrar o projeto para o cliente da mesma maneira, sempre usando o BIM VOYAGER.

Produtor – distribuidor – revendedor

Vamos analisar os cenários das relações de trabalho entre produtor, distribuidor e revendedor.

Da mesma forma, suponhamos que o produtor queira mostrar aos distribuidores as novas linhas de produtos: por exemplo, materiais de revestimento, pisos, instalações sanitárias e acessórios para banheiro. O mesmo cenário é válido também para o relacionamento entre distribuidor e revendedor.

Depois de enviar o novo catálogo por e-mail, para facilitar a análise dos novos produtos, o BIM VOYAGER ilustra as novidades da empresa para os revendedores:

  • o produtor cria um showroom virtual (display area) dedicado a novas linhas de pisos, revestimentos e instalações sanitárias, combinadas de maneira diferente;
  • o distribuidor tem a possibilidade de examinar cada showroom, observando em detalhes as últimas novidades produzidas pela empresa, diretamente de seu local de trabalho;
  • o próprio distribuidor/revendedor poderá identificar os elementos mais interessantes, comparando imediatamente as características dimensionais e materiais dos produtos com a ajuda do catálogo recebido anteriormente.

BIM VOYAGER permitirá que os distribuidores sejam atualizados em tempo real sobre as notícias da empresa e os revendedores possam escolher com antecedência os elementos de acabamento e enfeite a serem oferecidos aos clientes.

A imagem mostra como navegar dentro um banheiro com BIM VOYAGER

Navegação no showroom virtual com BIM VOYAGER

Revendedor e cliente

Agora, vamos supor que um cliente queira renovar seu banheiro e vá diretamente ao revendedor para obter sugestões de móveis, instalações sanitárias e revestimentos.

Como o cliente não pode fornecer a consistência de seu banheiro, com a ajuda do BIM VOYAGER e dentro de um showroom virtual, o revendedor poderá:

  • permitir que o cliente visualize vários ambientes pré-definidos, avaliados a partir de casos comuns, para que ele identifique o que melhor atende às suas necessidades;
  • propor a solução de projeto para o banheiro do cliente: pisos, revestimentos, instalações sanitárias e outros elementos de enfeite.

Portanto, o cliente pode visualizar o resultado obtido e solicitar alterações no projeto, sempre no conforto do próprio lar.

Finalmente, uma vez escolhida a solução final por meio do BIM VOYAGER, o mesmo cliente pode solicitar ao revendedor uma cotação rápida sobre a qualidade e a quantidade de materiais e móveis escolhidos.

Navegue nos arquivos de projeto da ACCA com BIM VOYAGER

Se você quiser experimentar em primeira mão como utilizar BIM VOYAGER, aqui está o link para nosso modelo:

Showroom virtual de banheiros

Vale lembrar que para utilizar BIM VOYAGER é preciso baixar primeiro um dos softwares de autoria BIM da ACCA software:

Edificius

EdiLus

 

usbim-platform
usbim-platform