TECLA: uma habitação sustentável realizada com impressão 3D
Mario Cucinella Architects e WASP projetam TECLA, um protótipo inovador de habitação sustentável feito com impressão 3D
TECLA é um novo modelo circular de habitação totalmente criada com materiais, reutilizáveis e recicláveis, recolhidos do terreno local e montados através de impressão 3D.
O projeto nasce de uma visão: a possibilidade de garantir uma habitação a todos os cidadãos em um período histórico caracterizado por um aumento significativo da população.

TECLA 3D Printed House – Foto mock-up © WASP
Projetado pelo escritório Mario Cucinella Architects e realizado por uma empresa italiana especializada em impressão 3D, o inovador modelo de habitação representa um passo decisivo em direção à construção sustentável.

TECLA 3D Printed House – Axonometria © Mario Cucinella Architects
Mario Cucinella afirmou:
Queremos desenvolver um protótipo inovador de habitação, impresso em 3D, que responda aos desafios da revolução climática e às necessidades dos cidadãos.
Precisamos de uma mudança radical na arquitetura que atenda melhor às exigências das pessoas e encontre na “terra” uma resposta para a “Terra”, uma colaboração que se torna a união entre arquitetura empática e aplicação de novas tecnologias.

TECLA 3D Printed House – Canteiro de impressão © Mario Cucinella Architects
TECLA: o projeto
TECLA será a primeira habitação totalmente impressa em 3D utilizando apenas a terra crua disponível no local de construção, um material biodegradável e reciclável quilômetro zero que evitará a produção de qualquer forma de resíduo.
Projetado para se adaptar a várias condições ambientais, todo o processo será autoproduzido. Essa abordagem limitará a produção de resíduos industriais e fornecerá um modelo sustentável capaz de impulsionar significativamente as economias nacionais e locais, melhorando o bem-estar das comunidades envolvidas. O cenário previsto acelerará o processo de construção, graças à ajuda fundamental da tecnologia 3D na realização de toda a habitação em uma única solução.

TECLA 3D Printed House – Área de dormitórios © Mario Cucinella Architects
Um relatório das Nações Unidas publicado em 2017 estima que a população mundial, de 7,6 bilhões, chegará a 11,2 bilhões em 2100; em 2030, cerca de 5 bilhões de pessoas viverão em cidades. Os governos, portanto, precisarão interagir com os desafios relacionados às soluções habitacionais: com cada vez mais áreas rurais incorporadas nas cidades, é a própria ideia de cidade que precisa ser renovada.
É por isso que, desde 2012, tem sido desenvolvido um processo de construção baseado nos princípios da economia circular, capaz de criar habitações impressas em 3D no menor tempo possível e de maneira sustentável.

TECLA 3D Printed Habitat © Mario Cucinella Architects
TECLA é a primeira habitação que, realizada usando várias impressoras simultaneamente, oferece a oportunidade para um cenário arquitetônico sem precedentes. Se implementada em larga escala, de fato, tem potencial para se tornar um modelo de construção em eco distritos completamente auto suficientes.