Home » BIM na construção » TECLA: uma habitação sustentável realizada com impressão 3D

A imagem se refere ao prototipo TECLA

TECLA: uma habitação sustentável realizada com impressão 3D

Mario Cucinella Architects e WASP projetam TECLA, um protótipo inovador de habitação sustentável feito com impressão 3D

TECLA é um novo modelo circular de habitação totalmente criada com materiais, reutilizáveis e recicláveis, recolhidos do terreno local e montados através de impressão 3D.

O projeto nasce de uma visão: a possibilidade de garantir uma habitação a todos os cidadãos em um período histórico caracterizado por um aumento significativo da população.

A imagem se refere ao prototipo TECLA

TECLA 3D Printed House – Foto mock-up © WASP

Projetado pelo escritório Mario Cucinella Architects e realizado por uma empresa italiana especializada em impressão 3D, o inovador modelo de habitação representa um passo decisivo em direção à construção sustentável.

A imagem se refere ao prototipo TECLA

TECLA 3D Printed House – Axonometria © Mario Cucinella Architects

Mario Cucinella afirmou:

Queremos desenvolver um protótipo inovador de habitação, impresso em 3D, que responda aos desafios da revolução climática e às necessidades dos cidadãos. 

Precisamos de uma mudança radical na arquitetura que atenda melhor às exigências das pessoas e encontre na “terra” uma resposta para a “Terra”, uma colaboração que se torna a união entre arquitetura empática e aplicação de novas tecnologias.

A imagem se refere ao prototipo canteiro de impressao

TECLA 3D Printed House – Canteiro de impressão © Mario Cucinella Architects

TECLA: o projeto

TECLA será a primeira habitação totalmente impressa em 3D utilizando apenas a terra crua disponível no local de construção, um material biodegradável e reciclável quilômetro zero que evitará a produção de qualquer forma de resíduo.

Projetado para se adaptar a várias condições ambientais, todo o processo será autoproduzido. Essa abordagem limitará a produção de resíduos industriais e fornecerá um modelo sustentável capaz de impulsionar significativamente as economias nacionais e locais, melhorando o bem-estar das comunidades envolvidas. O cenário previsto acelerará o processo de construção, graças à ajuda fundamental da tecnologia 3D na realização de toda a habitação em uma única solução.

A imagem se refere ao prototipo de habitação sustentável realizado por Mario Cucinella Architects e WASP

TECLA 3D Printed House – Área de dormitórios © Mario Cucinella Architects

Um relatório das Nações Unidas publicado em 2017 estima que a população mundial, de 7,6 bilhões, chegará a 11,2 bilhões em 2100; em 2030, cerca de 5 bilhões de pessoas viverão em cidades. Os governos, portanto, precisarão interagir com os desafios relacionados às soluções habitacionais: com cada vez mais áreas rurais incorporadas nas cidades, é a própria ideia de cidade que precisa ser renovada.

É por isso que, desde 2012, tem sido desenvolvido um processo de construção baseado nos princípios da economia circular, capaz de criar habitações impressas em 3D no menor tempo possível e de maneira sustentável.

A imagem se refere ao prototipo TECLA

TECLA 3D Printed Habitat © Mario Cucinella Architects

TECLA é a primeira habitação que, realizada usando várias impressoras simultaneamente, oferece a oportunidade para um cenário arquitetônico sem precedentes. Se implementada em larga escala, de fato, tem potencial para se tornar um modelo de construção em eco distritos completamente auto suficientes.

edificius
edificius