Tudo sobre o fluxo de trabalho de manutenção
O fluxo de trabalho de manutenção planeja as intervenções de manutenção garantindo um melhor desempenho do processo
Se você é um profissional do setor AECO, sabe que o planejamento é o primeiro passo indispensável para o sucesso de qualquer processo.
A fase de manutenção não fica atrás e organizar as intervenções de manutenção através de um software de gestão de manutenção e fluxos de trabalho gráficos envolve uma série de vantagens para os operadores e para toda a fase de manutenção do ativo.
Vamos ver juntos e com mais detalhes o que é a manutenção de fluxo de trabalho e quais são os seis principais benefícios que ele traz.
O que é um fluxo de trabalho de manutenção?
O fluxo de trabalho de manutenção é o processo que organiza e planeja a sucessão dessas atividades que em conjunto constituem a intervenção de manutenção.
Os fins para os quais é preferível elaborar uma manutenção de fluxo de trabalho são variados e entre estes encontramos:
- permitir que todos os operadores envolvidos na manutenção se preparem adequadamente em relação ao papel que desempenham no processo;
- verificar que tenham todo o equipamento e quaisquer peças necessárias à intervenção;
- estudar bem as atividades a serem feitas para criar um cronograma preciso, bem como a análise do orçamento necessário e disponível;
- garantir a pausa mais curta possível de serviço e/ou operação do bem.
O fluxo de trabalho típico do processo de manutenção é o representado na imagem a seguir.

Manutenção de fluxo de trabalho
Por exemplo, vamos supor que o engenheiro de confiabilidade receba os resultados de algumas amostragens e tenha que decidir se proceder à manutenção ou não.
Neste ponto, o fluxo de trabalho sugere que:
- o técnico responsável pela manutenção inicie a intervenção, estabelecendo tempos e detalhes.
- Verifique-se a disponibilidade do equipamento e o stock das peças necessárias à realização da intervenção, estuda-se o tempo de inatividade mínimo necessário e verifica-se a disponibilidade dos recursos técnicos.
- O responsável pela manutenção atribua a intervenção a um técnico.
- O técnico analise detalhadamente a intervenção verificando novamente as peças e equipamentos necessários.
- Após realizada a intervenção, o técnico contabilize as peças de troca utilizadas, elabore e assine a respectiva documentação.
- O supervisor revise o trabalho, assine a documentação e devolva a Ordem de Serviço ao planejador da manutenção.
- O planejador da manutenção atualize a atividade no sistema de manutenção e redefina a frequência da intervenção em questão.

Sistema informatizado de gerenciamento de manutenção (CMMS)
Quais são os 6 principais benefícios de um fluxo de trabalho de manutenção?
A criação de um fluxo de trabalho de manutenção e seus fluxogramas é claramente muito útil, mas vejamos juntos quais são as seis principais vantagens:
- otimização de processos de negócios: as abordagens de manutenção mudam ao longo do tempo acompanhando as mudanças das próprias tecnologias, equipamentos, materiais. Assim, monitorizar e mapear as intervenções de manutenção permite:
- determinar quais atividades devem ser concluídas e como;
- criar uma representação gráfica tornando o processo menos abstrato e destacando atividades e etapas desnecessárias;
- identificar falhas e gargalos no fluxo de trabalho de manutenção.
- Esclarecimento do fluxo de trabalho: a realização da manutenção de fluxo de trabalho na forma de diagramas ajuda a entender a sequência de eventos, sua finalidade e a duração esperada.
- Clareza de papéis: entender perfeitamente o papel que você tem no processo de manutenção é essencial para sua correta execução, mapear a manutenção de fluxo de trabalho ajuda na correta interpretação das tarefas e responsabilidades.
- Auditoria interna: a verificação da regularidade dos processos e cumprimento das normas é mais simples e eficaz quando os processos de manutenção são representados em forma de diagramas.
- Identificação de discrepâncias e responsabilidade: se houver erros, graças ao mapeamento da manutenção de fluxo de trabalho, será mais rápido determinar qual violação regulamentar houve, em que etapa do processo e os responsáveis.
- Melhoria do treinamento da equipe: os diagramas de fluxos de trabalho de manutenção ajudam a identificar onde a intervenção não alcançou o desempenho necessário, o treinamento da equipe é aperfeiçoado com base nessa análise.
Como um CMMS ajuda a otimizar o processo de manutenção?
Com o termo CMMS (Computerized Maintenance Management System), entendemos a gestão do processo de manutenção através de ferramentas específicas e adequadas como o software de Facility Management. Mas como esse sistema pode melhorar o processo de manutenção?
As vantagens da sua aplicação são várias, entre as quais se destacam:
- ajuda no planejamento de manutenção, no monitorando das propriedades e no gerenciamento dos problemas;
- permite uma comunicação rápida e eficiente;
- garantia de economia de tempo e custos relacionados com a gestão;
- permite o gerenciamento tanto da manutenção programada quanto da extraordinária;
- integra um sistema de chamados;
- processa a documentação e a ficha cadastral;
- geolocaliza ativos;
- monitora e entrega os relatórios das diversas atividades.
Nosso conselho, portanto, é para você testar um software de gestão de manutenção profissional que lhe permitirá otimizar e dinamizar a manutenção do seu ativo.