LABIM UFJF: conheça o trabalho da liga com usBIM.platform
A Liga Acadêmica de BIM (LABIM) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) de Minas Gerais adota a plataforma colaborativa usBIM.platform
O Grupo de Estudos e Práticas em BIM, tutorado pelo Prof. Mauricio L. Aguilar Molina e hoje conhecido como LABIM UFJF, surgiu no Núcleo de Estudos e Projetos em Educação e Tecnologia (NETEC) da Faculdade de Engenharia da UFJF a partir da iniciativa de um grupo de discentes que, depois de conhecerem o BIM, perceberam sua importância como um novo paradigma no âmbito da Construção Civil.
LABIM UFJF: as atividades da liga
As atividades da LABIM envolvem o estudo de assuntos subjacentes ao BIM, tais como projeto de construção civil, gerenciamento de projetos e análise de riscos na construção civil. O trabalho do grupo consiste no desenvolvimento de projetos de obras de edificações por um grupo multidisciplinar com alunos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Engenharia Sanitária e Ambiental.

LABIM UFJF: alguns dos membros da equipe
Conheça mais sobre a LABIM neste vídeo de apresentação elaborado por David Marcos Souza Rezende, aluno membro do grupo:
As atividades promovidas pela LABIM UFJF visam a produção e disseminação do conhecimento do BIM na Universidade, bem como a otimização de processos e fluxos de trabalho. O trabalho colaborativo do grupo também tem como objetivo a aplicação do conhecimento em uma abordagem de aprendizagem baseada em projeto.
LABIM UFJF: a parceria com a ACCA software
A ACCA teve o prazer de ativar uma parceria acadêmica com a UFJF disponibilizando aos alunos da LABIM acesso totalmente gratuito à plataforma colaborativa BIM usBIM.platform, bem como aos relacionados serviços de treinamento e suporte técnico.
Graças a usBIM.platform, os alunos da LABIM UFJF conseguiram organizar seu projeto, abrindo arquivos de disciplinas diferentes em formato IFC, formatos proprietários ACCA e formatos não proprietários (Revit, por exemplo).

Projeto GEBIM 2019.3: a interface em usBIM.platform
Em usBIM.platform os alunos da LABIM também conseguiram federar mais modelos, referentes a disciplinas diferentes, para depois utilizá-los de maneira agregada aproveitando os serviços de visualização disponibilizados pela ACCA.

Projeto GEBIM 2019.3: a federação de modelos em usBIM.platform
Para conhecer melhor o projeto realizado pela LABIM UFJF em usBIM.platform, assista a este segundo vídeo de apresentação elaborado pelo David Marcos Souza Rezende:
Iniciativas excelentes como aquela da LABIM UFJF confirmam que o BIM continua sendo uma das tendências tecnológicas mais importantes da indústria da construção, pois abriu o caminho para um ecossistema aberto e altamente colaborativo. Nesse sentido, a ACCA software parabeniza o trabalho da liga, ficando honrada por ter a oportunidade de contribuir para o êxito de suas atividades.
BIM e trabalho colaborativo
O BIM é um contentor de informações referentes ao ciclo de vida de uma construção. Os objetos BIM que representam o edifício possuem todas as características físicas e lógicas de suas contrapartes reais: são elementos inteligentes que, como protótipo digital de elementos físicos (paredes, pilares, portas, janelas, escadas, etc.), permitem simular o edifício e seu comportamento antes de começar a realizá-lo.
Quando falamos de BIM, então, nos referimos a um modelo tridimensional que inclui informações relacionadas com cada fase de um projeto de construção: arquitetura, estrutura, instalações, desempenho energético, gerenciamento do canteiro, manutenção da obra. A metodologia BIM se torna colaborativa na medida em que permite integrar todas essas informações, facilitando troca profícua de conhecimento e atualização pontual de dados disponíveis, bem como reduzindo significativamente erros e conseguindo melhoria global do processo.

BIM e trabalho colaborativo
A colaboração entre disciplinas e profissionais envolvidos em um projeto de construção, como no caso da LABIM UFJF, não é possível sem o acesso livre a todos os dados armazenados em um modelo BIM. Daí a necessidade de ferramentas adequadas: plataformas colaborativas, baseadas em sistemas abertos, que permitem criar e gerenciar corretamente os modelos BIM de cada disciplina especializada em um único Ambiente Comum de Dados (do inglês CDE, Common Data Environment).

CDE: estrutura e funcionamento
Características e benefícios de uma plataforma colaborativa BIM
Uma plataforma colaborativa BIM deve possuir uma série de características técnicas para aumentar a produtividade individual e de toda a equipe:
- mobilidade: acessibilidade a partir de dispositivos móveis, notebooks e desktop.
- Simplicidade e facilidade de uso: interfaces modernas e interações otimizadas.
- Manipulação de arquivos: facilidade de acesso a documentos, sincronização e compartilhamento.
- Produtividade do usuário: capacidade de alterar atributos de documentos, gerenciar anotações e tags.
- Colaboração: edição de documentos em equipe e rastreabilidade de ações realizadas.
- Gerenciamento de conteúdo: classificação de metadados, pesquisa facilitada e rastreabilidade.
- Fluxo de trabalho: criação de processos que descrevem ações em arquivos, notificação de tarefas e gerenciamento de dados.
- Segurança e proteção de dados: garantia de segurança em relação a dispositivos conectados, documentos em trânsito e armazenados.
- Integração: integração com CMIS (Content Management Interoperability Services) e design tools.
- Armazenamento de dados: repositório centralizado de dados e espaço de armazenamento por usuário.
usBIM.platform: a plataforma colaborativa BIM da ACCA software
Entre as plataformas de trabalho colaborativo disponíveis no mercado, destaca-se usBIM.platform da ACCA software, utilizada pela LABIM UFJF. Dentro dessa plataforma o BIM manager pode:
- gerenciar e organizar dados na nuvem em conformidade com o código de conduta CISPE, o GDPR e as diretrizes sobre privacidade.
- Convidar outros managers e técnicos para seu espaço de trabalho, atribuindo tarefas e permissões de acesso.
- Trabalhar on-line a partir de um navegador, sem software autônomo, ou de dispositivos móveis e desktop.
- Guardar na plataforma os arquivos elaborados com qualquer software.
- Criar e gerenciar o modelo BIM com modelos 3D, documentos e dados.
- Visualizar diretamente arquivos no formato IFC, DWG, DXF, OBJ, SKP, 3DS, RVT, etc.
- Gerenciar o orçamento e planos de segurança a partir da web graças ao trabalho colaborativo.
- Salvar os arquivos de documentos a partir dos softwares ACCA.
- Rastrear as ações executadas no modelo BIM e as revisões dos documentos compartilhados.
- Aproveitar recursos de disaster recovery e de backup automático de dados.
- Organizar os documentos e os dados do modelo digital (#TagBIM).
- Integrar code checking, clash detection e BIM 4D.
- Enriquecer o modelo digital com documentos adicionais.
- Navegar no modelo BIM com as informações e os dados compartilhados no CDE.
- Gerenciar, visualizar e modificar o modelo BIM no formato IFC sem dever assinar um software de autoria BIM.

Interface de usBIM.platform: as #TagBIM
usBIM.platform é a primeira plataforma certificada buildingSMART para as importações de IFC 2×3 Coordination View 2.0, o que testemunha a grande importância que a ACCA software atribui ao P&D para a indústria da construção. Acreditando fortemente na inovação, nossa empresa continuará acompanhando o processo de disseminação do BIM a nível internacional promovendo projetos de pesquisa inovadores e desenvolvendo ferramentas cada vez mais respondentes às necessidades de acadêmicos e profissionais do setor.