Home » BIM e Projeto de construção » Como melhorar a apresentação de um projeto ao cliente

Como melhorar a apresentação de um projeto ao cliente

Descubra a melhor forma de aprimorar a apresentação de um projeto ao cliente de espaço aberto com funções de edição de vídeo.

Você já teve que apresentar o projeto ao seu cliente e ter a sensação de não conseguir comunicar plenamente todas as escolhas arquitetônicas?

Sabemos que o nosso interlocutor não é um técnico e por isso devemos optar por um tipo de comunicação simples, mas impactante. Os desenhos técnicos (plantas, elevações e cortes) podem não ser suficientes para transmitir ideias e muitas vezes as imagens estáticas (renders, foto-inserções, etc.) dão apenas uma visão parcial de um modelo articulado. Assim, recorrer a uma apresentação de vídeo pode ajudar a resolver essas dificuldades.

Vamos descobrir juntos como fazer isso com um programa para projeto de construção e com que benefícios.

Para isso utilizaremos o projeto de arranjo de um espaço aberto para ser utilizado como playground infantil. A partir do modelo, veremos como é realmente simples e rápido criar uma apresentação em vídeo e as vantagens também em termos de design que teremos usando o BIM Vídeo Studio, uma função do Edificius para edição de vídeo.

BIM Vídeo Studio: uma nova forma de apresentação de um projeto de espaço aberto

Suponhamos que já criamos um projeto de playground infantil com um software BIM (consulte o artigo com o projeto para baixar), e agora precisamos apresentar nosso projeto em uma reunião pública. São convidados todos os cidadãos do bairro onde será construído o parque infantil e membros da administração (prefeito, vereadores, etc.).

O nosso público é heterogéneo e será de extrema importância comunicar as escolhas feitas da melhor forma possível, ser persuasivo e atrair a sua atenção com imagens cativantes e imediatas.

Como usar o BIM Vídeo Studio

Processar uma apresentação de vídeo com o BIM Vídeo Studio é muito simples, pois é uma verdadeira ferramenta de edição de vídeo integrada em Edificius.

Para começar, acessamos ao ambiente BIM Vídeo Studio desde o navegador.

Todo o material de representação (imagens, renders, vídeo em tempo real, etc.) pode ser adicionado na linha do tempo dividida em sete níveis com clipes vídeo ou foto e os marcadores.

A imagem ilustra um exemplo de interface da ferramenta de edição de vídeo do Edificius

BIM Video Studio | Interface da ferramenta de edição de vídeo do Edificius

Diferentes conteúdos podem ser inseridos nele:

  1. texto;
  2. imagens;
  3. vídeo clipes;
  4. iluminação solar;
  5. efeitos;
  6. luzes artificiais;
  7. visibilidade dos objetos.

Vamos adicionar os vídeos já realizados no ambiente real-time de Edificius e modificar o fade in e out e a duração de cada clipe. Isso permite uma transição suave de um vídeo para outro, sem efeitos de interrupção.

Podemos sobrepor textos nos vídeos (que podem ser modificados em termos de tamanho, transparência de fundo, personagem e posição), imagens ou vistas dos projetos gráficos (plantas, cortes, etc.), para ajudar na compreensão dos espaços ilustrados.

Podemos definir a iluminação solar para os clipes, escolhendo o tempo que queremos atribuir aos quadros de vídeo: assim poderíamos evidenciar o estudo da luz do sol durante todas as horas do dia ou meses do ano.

O resultado será um vídeo incrível, capaz de mostrar com eficácia as escolhas de design que fizemos e que queremos comunicar.

Como aprimorar a apresentação de um projeto de espaço aberto

O projeto do playground, justamente por se relacionar com um espaço aberto, também permite destacar características do BIM Vídeo Studio tratadas com menor profundidade nos artigos anteriores.

É muito útil a função para tornar as cenas mais realistas e emocionais referente ao projeto de arranjo de um open space que queremos mostrar, é representado por efeitos, que podemos adicionar aos nossos videoclipes.

A imagem ilustra um exemplo de efeito no BIM Video Studio -apresentação de um projeto de espaço aberto

BIM Video Studio | Efeito

Os efeitos disponíveis são:

  • névoa: reproduz o efeito típico de neblina ou poeira suspensa em ambientes fechados, típico de tomadas fotográficas.
  • Chuva: veremos a chuva cair, todas as superfícies molhadas e podemos ajustar sua intensidade e cobertura de nuvens.
  • Vento: a presença do vento será sentida pelo movimento da vegetação e sobretudo pelo balanço das árvores.
  • Iluminação: regula a luz solar direta, a luz ambiente refletida do céu e a luz indireta difusa e refletida nas superfícies.
  • Profundidade de campo: obter visualizações com foco diferenciado para realçar e destacar detalhes do projeto.
  • Configurações lentas: adiciona raios de luz e reflexos ópticos em condições de iluminação intensa.
  • Exposição: ajuste a quantidade de luz que ilumina a cena.
  • Áudio: ajuste o volume dos efeitos de áudio.
  • Animações: ativa a presença de pássaros em voo no local.
  • Grama: adiciona um relvado realista.
  • Árvores: ajuste a coloração das árvores de acordo com seu tipo.
  • Efeitos visuais: adiciona efeitos gráficos e fotográficos como vinhetas, cores e estilos de representação.
  • Fundos climáticos: escolha uma imagem panorâmica de fundo (claro, nuvens dispersas, nublado, etc.) e todos os parâmetros de renderização (luzes, sombras, reflexos, etc.) são definidos automaticamente, obtendo belas e cativantes vistas mesmo sem ser um especialista.

Usar efeitos é super simples.

Com um marcador indicamos quando queremos ativar o efeito e quando queremos eliminá-lo, posicionando o marcador ao longo da linha do tempo. A inclusão dos efeitos também nos ajuda a entender o comportamento do nosso modelo em diferentes condições climáticas e melhorar a qualidade da nossa representação. Por exemplo, poderíamos destacar o estudo da insolação para obter o benefício da sombra da vegetação nos passeios nas horas mais quentes do dia.

Como fazer alterações no modelo durante a apresentação

Depois de processado o vídeo, imaginemos que um cidadão que preside a assembleia nos peça para aproximar o escorregador das árvores existentes, por exemplo. Isso é para garantir que a superfície metálica do escorregador não superaqueça nas horas mais quentes do dia e para substituir os bancos escolhidos por um modelo com encosto e braços.

A imagem ilustra um exemplo de BIM Video Studio Parquinho infantil -apresentação de um projeto de espaço aberto

BIM Vídeo Studio | Playground infantil

Diretamente do ambiente do BIM Vídeo Studio, definindo a visualização da câmera ao vivo, podemos fazer as alterações necessárias rapidamente. Selecionamos a bancada e escolhemos um novo modelo do catálogo online Edificius. Veremos rapidamente como o modelo e a apresentação em vídeo serão atualizados automaticamente e de forma dinâmica.

Na visualização 3D, no entanto, movemos o slide conforme necessário e retornamos ao ambiente BIM Vídeo Studio. Neste caso a apresentação que criamos já está atualizada com todas as alterações, pronta para ser reproduzida para verificar a aprovação das novas escolhas de projeto.

Projeto de design de espaço aberto: download do modelo 3D BIM

Aqui está disponível para download gratuito o arquivo do modelo 3D de um playground com o vídeo de apresentação do projeto e o software de desenho de edifícios.

Baixe o modelo 3D BIM de um projeto de playground

Baixe gratuitamente Edificius, o programa para projeto de construção

 

edificius
edificius