Home » BIM e Projeto de construção » Dicas e exemplos para projetar teto com vigas aparentes

Dicas e exemplos para projetar teto com vigas aparentes

Como avaliar o impacto arquitetônico do teto com vigas aparentes em seu projeto de design de interiores, com renderizações e simulações realistas

Quando se trata de criar uma atmosfera acolhedora e com caráter dentro de uma casa, poucas coisas podem igualar o impacto visual e a atmosfera acolhedora de um teto com vigas aparentes. Este elemento arquitetônico, há muito tempo apreciado apenas pelas potencialidades do sistema construtivo e muitas vezes coberto e não deixado à vista, hoje se tornou um ícone de estilo e sofisticação no design de interiores, para ser mostrado e valorizado.

Para avaliar o impacto estético de um teto ou de um piso com vigas aparentes, é possível realizar simulações realistas do resultado do projeto com um software de projeto arquitetônico BIM.

Leia o artigo para obter muitas dicas úteis para o projeto.

Teto com vigas em madeira lamelar à vista

Teto com vigas em madeira lamelar à vista

O charme intemporal das vigas aparentes

As vigas aparentes, com a sua beleza rústica e o charme intemporal, tornaram-se um elemento chave na criação de espaços habitacionais únicos e memoráveis. Originalmente utilizadas para suportar o teto e garantir a estabilidade estrutural, essas vigas são agora consideradas um elemento decorativo de grande impacto, além de uma solução estrutural válida pela sua versatilidade e leveza.

Uma das principais razões pelas quais os tetos com vigas aparentes são tão amados é a sensação de calor e acolhimento que trazem aos interiores. As vigas adicionam um toque de rusticidade e autenticidade aos espaços, criando um ambiente que convida ao relaxamento e conforto. Isso é especialmente evidente em ambientes como salas de estar e quartos, onde o teto com vigas aparentes pode se tornar o ponto focal de todo o ambiente.

Teto com vigas aparentes em estilo rústico

Teto com vigas aparentes em estilo rústico

Um outro aspecto fascinante dos tetos com vigas aparentes é a sua versatilidade no design e na decoração de interiores. Podem ser usados numa ampla gama de estilos, desde rústico, antigo, moderno, e podem ser adaptados a diferentes preferências estéticas. As vigas podem ser deixadas ao natural para um apelo mais tradicional, ou pintadas ou tratadas para se adequarem a um esquema de cores específico ou para adicionar um toque de modernidade.

Estrutura de madeira aparente

O desenvolvimento e uso de técnicas construtivas inovadoras como a madeira laminada levaram à redescoberta do encanto dos tetos de madeira. Em vez de cobrir a “estrutura” do teto com vários tipos de forros, aprendemos a apreciar a estética da estrutura aparente e a realçá-la com soluções arquitetônicas impressionantes. A madeira laminada aparente pode ser pintada com cores claras ou deixada ao natural, dependendo do efeito final desejado. Vigas de madeira escura aparentes, por outro lado, darão vida a ambientes imponentes e mais formais e serão mais adequadas para quartos com grande metragem. O resultado, portanto, não é necessariamente o de uma cabana de montanha, mas sim se adapta a diferentes estilos. Perfeitas para o estilo escandinavo, para uma casa de praia com caráter informal, para um ambiente industrial e minimalista, um estilo rústico ou até mesmo vintage.

Assim, existem várias técnicas para tratar um teto com vigas aparentes. Aqui estão alguns exemplos:

  • vigas de madeira maciça aparentes ao natural;
  • vigas de madeira laminada aparentes ao natural;
  • vigas de madeira natural e teto (assoalho) completamente rebocados;
  • vigas e assoalho pintados;
    • acabamento fosco,
    • acabamento brilhante;
    • efeito branqueado com nós e veios visíveis, etc.

Além disso, ao deixar as vigas aparentes, evitam-se os forros (em gesso ou outro tipo) e beneficia-se de tetos mais altos, padrões mais interessantes, flexibilidade de estilo e uma economia de custos significativa, considerando as despesas com o fornecimento e instalação de gesso, estrutura de suporte, reboco e pintura.

Teto com vigas a vista em contraste

Teto com vigas a vista em contraste

Estrutura de aço aparente

Se pensarmos em um teto com vigas aparentes, as primeiras imagens que vêm à mente estão quase sempre relacionadas a estruturas de madeira. No entanto, não se pode ignorar a solução construtiva que prevê a realização de lajes e tetos em aço, talvez até com treliças, vigas reticuladas, perfis IPE, chapas perfiladas, etc. Combinadas com coberturas de vidro e pisos de concreto, essas soluções se adaptam bem a um estilo industrial e contemporâneo. Uma escolha não fácil, não para todos, apenas para aqueles que têm a coragem de arriscar e apreciar as estruturas aparentes em sua forma mais pura.

Estrutura em concreto armado

Recentemente, o concreto armado aparente, em ambientes internos, também está reganhando destaque. Muitos são os exemplos de designers que, por escolha criativa, propõem soluções com pilares e vigas deixados à mostra. Nesse caso, para evitar o efeito “negligenciado” ou até “inacabado”, é essencial escolher as acabamentos corretos e garantir que os trabalhos sejam executados com maestria e precisão nos detalhes. Geralmente, prefere-se a combinação com pisos e revestimentos total white, em resina ou materiais inovadores como corian, kerlite, etc. Devem ser evitadas soluções tradicionais e muito óbvias, preferindo um estilo fortemente contemporâneo com móveis de design.

Vigas de concreto aparentes

Vigas de concreto aparentes

Que tipo de piso combina com vigas aparentes?

As vigas aparentes, antes consideradas exclusivamente um elemento rústico, hoje representam um valor agregado em qualquer casa, independentemente do estilo adotado. No entanto, encontrar o equilíbrio entre as vigas aparentes, os pisos e os móveis é essencial para valorizar ao máximo essa característica arquitetônica tão fascinante.

O erro mais comum, de fato, é justamente combinar madeiras com cores e acabamentos diferentes de forma desarmoniosa e aleatória.

Aqui estão algumas sugestões práticas para evitar erros e obter resultados surpreendentes.

Vigas rústicas e pisos naturais

Quando se trata de vigas de madeira, antigas ou novas, maciças ou laminadas, é importante destacá-las para aproveitar ao máximo seu charme. Uma manutenção adequada e um tratamento com óleo ou cera podem realçar a cor e os veios, mantendo uma atmosfera natural e acolhedora. Se você procura um estilo rústico, é aconselhável optar por pisos, texturas e paletas inspiradas no mundo natural. Libere espaço para o parquet bruto ou tratado que reflita o tom da madeira das vigas, para cores claras nas paredes e nos móveis, para cortinas, almofadas e tapetes que estimulem as sensações táteis e lembrem as texturas ásperas do algodão, do linho e da cânhamo. Seria mais complicado recriar a harmonia do espaço usando madeiras, essências e acabamentos diferentes ou contrastantes.

Teto em madeira com vigas aparentes

Teto em madeira com vigas aparentes

Vigas de madeira pintadas para um estilo moderno

Mesmo em ambientes de estilo moderno, é possível integrar vigas de madeira aparentes, removendo o efeito rústico. Uma estratégia eficaz é optar por um teto branco, que destaca o desenho das vigas sem sobrecarregar o ambiente. Para aqueles que desejam um ambiente luminoso e versátil, combinar vigas e pisos brancos pode ser a solução ideal. Pintar o teto de branco e escolher um piso branco ou claro cria uma base neutra que destaca as vigas sem torná-las excessivamente dominantes. Esta paleta neutra permite brincar com uma ampla gama de cores e estilos de decoração, oferecendo flexibilidade e liberdade criativa. Adicionar toques de cor através de móveis e acessórios permite personalizar o ambiente e criar um estilo único e cativante. O piso pode ser escolhido em diferentes tonalidades, desde madeira clareada até grés porcelânico, criando um contraste elegante e contemporâneo. O uso de móveis brancos e cores neutras contribui para manter uma atmosfera luminosa e elegante, perfeita para um estilo moderno e refinado. Uma escolha mais ousada seria optar por tetos escuros, combinando com grés ou até mesmo mármore e superfícies brilhantes e cores vibrantes para um resultado refinado.

teto com vigas aparentes estilo moderno

teto com vigas aparentes estilo moderno

Vigas de concreto armado ou aço para um estilo industrial marcante

As estruturas de concreto armado ou aço podem oferecer uma estética industrial e contemporânea igualmente fascinante. Para complementar esse estilo, é recomendado escolher pisos de madeira com caráter marcante, ou optar por azulejos de grés de grande formato ou pisos contínuos como resina, concreto industrial ou microcimento. O uso de móveis de ferro e vidro, combinados com elementos de madeira bruta ou aço, completa a atmosfera industrial e confere ao ambiente um toque de modernidade e essencialidade.

Como avaliar a eficácia das escolhas de projeto

Independentemente do estilo que se deseja seguir, para fazer escolhas conscientes, é muito útil trabalhar com modelos 3D e elaborar renders fotorrealistas ou até mesmo visitas virtuais do modelo 3D.

Como? Utilizando um software de projeto arquitetônico BIM.

Dessa forma, você projeta seus espaços diretamente em 3D, com objetos paramétricos que ajudam a acelerar a modelagem. Adicione todos os detalhes ao modelo: vigas, janelas, divisórias, portas, etc. Defina materiais, luzes e mobiliário, escolhendo em um catálogo online rico e sempre atualizado. Verifique o resultado com vistas 3D, renders e navegações em primeira pessoa dentro do modelo (você também pode usar um visor e se mover nos espaços como se já estivessem construídos). Avalie diferentes soluções de projeto, modificando o modelo em tempo real. Por exemplo, você pode alterar o espaçamento das vigas, a seção das vigotas, o tipo de material, a cor, o acabamento, a forma e a inclinação do telhado, os móveis e comparar as soluções entre si para ter certeza de fazer a escolha certa.

Esse método ajuda a evitar erros, a avaliar antecipadamente as escolhas a serem feitas, economizando tempo durante as obras. Além disso, você tem a certeza de que seu cliente também está ciente das escolhas de projeto, pois terá uma visão realista do resultado, muito mais clara do que uma representação técnica tradicional em planta e corte.

 

Edificius

 

Edificius