100 anos de Bauhaus: a historia os eventos os icones_Edificius

100 anos de Bauhaus: a história, os eventos, os ícones

Em 1919 nasceu a Bauhaus, a lendária escola de arquitetura, arte e design fruto do gênio criativo de Walter Gropius

Em 2019 celebramos o 100° aniversário da Bauhaus, a escola de arte e design mais influente da história que mudou totalmente os cânones de muitas disciplinas artísticas e deu vida a uma linguagem que ainda hoje influencia o mundo do projeto contemporâneo.

Seguem alguns artigos de aprofundamento que realizamos em homenagem aos 100 anos de Bauhaus:

100 anos de Bauhaus: a Nova Arquitetura_Edificius

100 anos de Bauhaus: a Nova Arquitetura

100 anos de Bauhaus: eventos que não se pode perder_Edificius

100 anos de Bauhaus: eventos que não se pode perder

Bauhaus Arte: 10 ícones para celebrar os 100 anos de Bauhaus_Edificius

Bauhaus Arte: 10 ícones para celebrar os 100 anos de Bauhaus

Aberta em Weimar, movida para Dessau em 1925 e fechada em Berlim sob a pressão dos nazistas em 1933, esta escola só existiu por um total de 14 anos. Porém, a lendária Bauhaus - School of Design tem continuado a ter um efeito duradouro até hoje.

Esta escola de arte, que se tornou um verdadeiro movimento cultural, caracteriza-se por um estilo chamado de modernismo, que afeitou inúmeras formas de arte, tais como a dança e a música.

O objetivo de Bauhaus ("casa da construção”) era a fusão ideal entre a criação artística artesanal e a produção industrial: conciliar o componente técnico e funcional de um objeto com o seu valor estético era o objetivo final de qualquer projeto.

Apesar da curta existência, a famosa escola transformou-se num ponto de referência fundamental para todos os movimentos no campo do design e da arquitetura relacionados ao funcionalismo. Na Bauhaus estudaram, e em seguida ensinaram, os expoentes das mais importantes vanguardas do início do século XX: Walter Gropius, Mies van der Rohe, Paul Klee, Wassily Kandinsky, Marcel Breuer, Anni Albers, Oskar Schlemmer, László Moholy-Nagy e Theo van Doesburg, entre outros.

bauhaus-100-anos-design-arquitetura

O ensino não focava no estilo artístico considerado melhor, mas sim em uma forma de trabalhar que passasse do conhecimento profundo das ferramentas para o uso eficiente das mesmas. Beleza e pragmatismo foram os elementos que impulsionaram o projeto dos vários objetos de uso diário, sem decorações excessivas e com atenção especial à funcionalidade.

Os designers da Bauhaus criaram objetos esteticamente agradáveis, que podiam ser reproduzidos em série e, portanto, disponibilizados para um público de massa. As modernas técnicas industriais ofereciam a possibilidade de trabalhar com materiais considerados inusitados na produção de móveis da época, tais como aço, vidro, compensado e plástico, para facilitar a produção em massa e promover a ideia de extrema funcionalidade e usabilidade.

Uma das etapas essenciais foram os experimentos de Neues Bauen, a "nova construção", ou seja, a procura de soluções habitacionais inovadoras.

Bairro_Weissenhof_Estugarda

O bairro Weissenhof em Estugarda

Um exemplo foi o Weissenhofsiedlung, bairro moderno de Estugarda, fruto do gênio criativo do próprio Gropius, além de Le Corbusier, Mies van der Rohe e outros arquitetos prominentes. Outro exemplo foi o Dammerstock, outro bairro residencial projetado, em Karlsruhe, por Gropius.

Baixe o modelo 3D BIM (arquivo .edf) inspirado no projeto de casas em fita Weissenhof

Para abrir o modelo 3D BIM (arquivo .edf), baixe e teste grátis Edificius, o programa de arquitetura 3D BIM

Weissenhofsiedlun-Estugarda_obra de Mies van der Rohe_render_programa de arquitetura BIM_Edificius

Weissenhof – Estugarda, casa em fita projetada por Mies van der Rohe – esboço

Navegue no modelo 3D inspirado no projeto de casas em fita em Estugarda de Mies van der Rohe

Vale destacar também o Haus auf der Alb em Bad Urach, um monumento da Bauhaus, hoje local de reuniões e conferências com pousada adjacente, mas originalmente concebido como um lar de idosos futurista e acolhedor.

A igualdade era o motor principal, uma filosofia que deixou o governo nazista extremamente assustado e nos lembra que a arquitetura está na base de nossa vida diária e é poderosa.

ludwig-mies-van-der-rohe-weissenhof-apartment-house-the-dwelling-exhibition-stuttgart-germany-plan-block-a1-a4-ground-floor-1

Planta, assinada, do piso térreo dos blocos A1 e A4 das casas projetadas por Mies van der Rohe em Estugarda no bairro Weissenhof

Por ocasião do 100º aniversário do nascimento da Bauhaus, a Alemanha decidiu reivindicar o símbolo desta escola, celebrando-a.

O festival de abertura dos 100 anos da Bauhaus aconteceu em 16 de janeiro de 2019: uma viagem criativa e experimental sobre a Bauhaus em Berlim, que visou ressuscitar o espírito daquele período na tradição de Oskar Schlemmer, Wassily Kandinsky, László Moholy-Nagy e Paul Klee, entre outros.

Categorias

Última publicação