A metodologia BIM como impulsionador para projeto
A metodologia BIM trouxe muitas novidades e vantagens para os profissionais do setor AECO. Tem uma que todo mundo gosta: sua simplicidade
A simplicidade é uma vantagem, já ser simplista não! A simplicidade é um valor que permite realizar bons projetos, sem erros e de forma certa: é também um objetivo que se alcança com compromisso e preparação.
A adoção da metodologia BIM pode ajudar a remover a excessiva complexidade, mas como?
No mundo da produção de bens e serviços — e também no setor da construção — o melhor dinamizador é a organização: para agilizar nosso trabalho, é preciso excluir o supérfluo e focar no essencial.
Vamos ver o que é essencial na metodologia BIM.
Como criar um bom projeto com a metodologia BIM
Primeiramente, é preciso subdividir o processo em três fases: projeto, construção, manutenção.
Fica claro que o nível qualitativo da primeira fase terá um forte impacto nas demais duas: então, um bom projeto é a pré-condição fundamental para uma boa construção e manutenção.
A metodologia BIM disponibiliza aos projetistas vários softwares que podem auxiliá-los na concepção de um bom projeto.
Segue vídeo de exemplo que mostra como realizar rapidamente um telhado.
Um bom projeto é aquele em que todas as disciplinas (arquitetônico, estrutural e instalações) são integradas, e que não deixa margem para erro ou imprevistos durante sua construção. Além disso, ele deve ser concebido para ser realizado ao menor custo.
Tendo em vista a tamanha quantidade de informações que um bom projeto deve apresentar, fica evidente o quão é necessário excluir toda informação redundante ou implícita. Isso é exatamente o que o BIM nos permite fazer!
O BIM, além de fornecer vários softwares que simplificam e facilitam a fase de projeto, possui uma estrutura organizativa finalizada a coletar e transmitir uma enorme quantia de informações, muito mais do que se conseguiria com um CAD.
Essa estrutura organizativa permite:
- coordenar os profissionais das várias disciplinas (arquitetônico, estrutural e instalações);
- gerenciar de forma eficaz os modelos das várias disciplinas;
- planejar as atividades de forma eficaz.
Adotando tal abordagem, se conseguirá aplicar com resultados satisfatórios a metodologia BIM.