A metodologia BIM software BIM Edificius

A metodologia BIM como impulsionador para projeto

A metodologia BIM trouxe muitas novidades e vantagens para os profissionais do setor AECO. Tem uma que todo mundo gosta: sua simplicidade

A simplicidade é uma vantagem, já ser simplista não! A simplicidade é um valor que permite realizar bons projetos, sem erros e de forma certa: é também um objetivo que se alcança com compromisso e preparação.

A adoção da metodologia BIM pode ajudar a remover a excessiva complessidade, mas como?

No mundo da produção de bens e serviços — e também no setor da construção — o melhor dinamizador é a organização: para agilizar nosso trabalho, é preciso excluir o supérfluo e focar no essencial.

Vamos ver o que é essencial na metodologia BIM.

Como criar um bom projeto com a metodologia BIM

Primeiramente, é preciso subdividir o processo em três fases: projeto, construção, manutenção.

Fica claro que o nível qualitativo da primeira fase terá um forte impacto nas demais duas: então, um bom projeto é a pré-condição fundamental para uma boa construção e manutenção.

A metodologia BIM disponibiliza aos projetistas vários softwares que podem auxiliá-los na concepção de um bom projeto.

Segue vídeo de exemplo que mostra como realizar rapidamente um telhado.

Um bom projeto é aquele em que todas as disciplinas (arquitetônico, estrutural e instalações) são integradas, e que não deixa margem para erro ou imprevistos durante sua construção. Além disso, ele deve ser concebido para ser realizado ao menor custo.

Tendo em vista a tamanha quantidade de informações que um bom projeto deve apresentar, fica evidente o quão é necessário excluir toda informação redundante ou implícita. Isso é exatamente o que o BIM nos permite fazer!

O BIM, além de fornecer vários softwares que simplificam e facilitam a fase de projeto, possui uma estrutura organizativa finalizada a coletar e transmitir uma enorme quantia de informações, muito mais do que se conseguiria com um CAD.

Essa estrutura organizativa permite:

  • coordenar os profissionais das várias disciplinas (arquitetônico, estrutural e instalações);
  • gerenciar de forma eficaz os modelos das várias disciplinas;
  • planejar as atividades de forma eficaz.

Adotando tal abordagem, se conseguirá aplicar com resultados satisfatórios a metodologia BIM.

Quer experimentar um software BIM? Baixe gratuitamente Edificius, o software BIM para projeto arquitetônico de ACCA software

edificius
edificius