Home » BIM na construção » Aplicabilidade do openBIM® e otimização dos processos no setor AECO a nível pontual e territorial

Aplicabilidade openBIM

Aplicabilidade do openBIM® e otimização dos processos no setor AECO a nível pontual e territorial

Nos dias precedentes, a ACCA software, com o apoio do BIM Fórum Brasil, realizou uma maratona de 4 webinares com um rico conteúdo mostrando, na prática, a utilização do openBIM® para diversas finalidades e dimensões com o objetivo de guiar à transformação digital


O evento sobre liberdade, colaboração, compartilhamento e otimização dos processos no setor AECO foi enriquecido com vários casos de estudos relevantes e com os resultados tangíveis dessa abordagem.

Esse material ficará disponível no canal do YouTube da ACCA software PTB. Segue a programação com os respectivos links para acessar ao conteúdo.

Dia 1: openBIM® e aplicabilidade na plataforma colaborativa, usBIM.

Nesse primeiro dia, foram tratados os seguintes temas:

• Conceitos básicos do openBIM® e vantagens pro setor.
• Demonstração de visualização ágil de federação de modelos em diversos formatos, sendo acessível por qualquer navegador de qualquer dispositivo.
• Colaboração e interoperabilidade de dados, disciplinas e atores.

Dia 2: openBIM® em todas as dimensões e aplicabilidade em estruturas existentes: modelo digital.

A tecnologia inovadora dos gêmeos digitais favorece a compreensão da obra durante todo o seu ciclo de vida. Como continuidade, se é salientado questões referentes à:

• Digitalização dos edifícios existentes a partir de levantamentos com a automatização dos processos garantidos pela inteligência artificial.
Heritage BIM (HBIM) para a modelagem com precisão de detalhes, caracterização das manifestações patológicas e o projeto assistido de obras de restauração, reabilitação, recuperação, preservação e manutenção do patrimônio existente
• Realidade virtual imersiva, onde é possível navegar e interagir com o modelo.

A apresentação foi enriquecida com 5 casos práticos da atuação da ACCA software na conservação do rico patrimônio histórico cultural italiano.

Dia 3: Facility Management

A gestão otimizada das manutenções favorece um melhor estado de conservação dos ativos e imóveis, um abatimento significativo no custo, redução de erros e otimização do tempo, alinhado à sustentabilidade. Na concepção de gestão do construído, foram ilustrados os seguintes argumentos:

• Planejamento de manutenções preventivas e extraordinárias, rastreamento de atividades e gerenciamento de imóveis e ativos em uma única plataforma.
• A avançada conexão entre a nossa plataforma de Sistema de Gestão de Manutenção Computadorizado (CMMS) e os modelos BIM.

A utilização da plataforma foi demonstrada com 2 casos de estudos contextuais muito interessantes.

Dia 4: Digitalização, integração e gestão a nível territorial.

A total integração de modelos BIM com IoTs (internet das coisas) e, nesta concepção, de conexão dinâmica entre a plataforma ACCA e a tecnologia arcGIS® da Esri®, temos um controle total, a nível territorial, de todo o patrimônio existente interessado, com atualização contínua dos dados em tempo real.

A tecnologia geoespacial, também conhecida como Sistema de Informações Geográficas (SIG), é um componente-chave para a integração de dados e tecnologias avançadas para melhorar a eficiência, a sustentabilidade e a qualidade de vida urbana. Desta forma, permite adquirir, processar e visualizar dados geográficos de maneira precisa, permitindo que as cidades tomem decisões informadas com base na localização, aproximando do concieto das chamadas cidades inteligentes ou smart cities.

Em conclusão, foi dedicado um tempo para sanar dúvidas e compartilhar informações.

Na sequência do webinar, ficou clara a importância da integração para favorecer a colaboração e otimização dos processos a nível pontual e territorial. Essa intercomunicação entre os diversos modelos, consentida pelo openBIM®, é uma ferramenta propulsora do sucesso e da inovação nos empreendimentos do setor e, aliado às tecnologias aplicadas via soluções propostas pela ACCA software, estaremos prontos para um novo paradigma da digitalização, conexão e gestão geoespacial de ativos, edifícios e infraestruturas.

 

usbim-geotwin
usbim-geotwin