Home » BIM e Projeto de construção » CIC BIM Protocol, o que é?

CIC BIM Protocol, o que é?

O CIC BIM Protocol é um contrato padrão desenvolvido pela CIC no Reino Unido para uso em contratos BIM. Saiba o que é e para que serve

Para estabelecer as bases de um fluxo de trabalho ideal dentro de um pedido BIM, é aconselhável utilizar um protocolo BIM, ou seja, uma série de diretrizes que identificam padrões e regras que todos os atores que participam do processo de construção devem seguir.

É assim possível definir de imediato os métodos para todo o processo, as responsabilidades e papéis de cada um, as bases legislativas e os softwares que se pretende utilizar (plataformas de colaboração BIM, softwares de autoria BIM, etc.).

Muitas organizações criaram várias referências ao redor do mundo; entre os mais importantes está o Protocolo CIC BIM, desenvolvido pelo CIC (Construction Industry Council).

Vamos descobrir o que é e por que foi desenvolvido.

O que é CIC em BIM?

O Conselho da Indústria da Construção (CIC) é uma organização inglesa que foi fundada em 1988 e reúne mais de 500.000 profissionais entre ordens profissionais, associações de pesquisa, empresas, e outros.

Foi criado com o objetivo de promover as atividades de construção do meio envolvente, incentivando a qualidade, a atualização contínua, a sustentabilidade e a colaboração entre as partes através da utilização de BIM.

O CIC desenvolveu vários tipos de contratos e documentos específicos, incluindo o CIC BIM Protocol, elaborado em resposta à Estratégia BIM do Governo Britânico .

O que é o Protocolo BIM do CIC?

O protocolo CIC BIM é o protocolo BIM contratual padrão usado na Inglaterra .

Foi encomendado pelo Construction Industry Council e publicado pela primeira vez em 2013, para ser atualizado em 2018, em relação ao progresso feito no Building Information Model e seus padrões.

Configura-se como um acordo suplementar entre o cliente e a equipe de projetistas/construtores nos contratos de projeto, contrato ou subcontratação, que deve ser elaborado antes da nomeação da própria equipe.

Isto descreve as responsabilidades e obrigações de cada parte, com foco nas fases de troca de dados e nos resultados finais a serem alcançados.

Por que o protocolo CIC BIM foi desenvolvido?

O CIC BIM Protocol foi desenvolvido para ser utilizado em projetos BIM de nível 2 (exigido pela BS PAS 11992-2:2013).

Isso foi necessário porque o governo do Reino Unido exigiu que o nível 2 do BIM fosse alcançado para todos os projetos públicos a partir de 2016, para garantir um nível adequado de digitalização e transformar drasticamente a indústria da construção. De fato, o Reino Unido incentivou de imediato o progresso do setor AECO graças ao BIM, posicionando-se em primeiro lugar na Europa na promoção da formação de técnicos e na utilização do BIM também no setor privado.

Lembre-se que, de acordo com a PAS 11992, o nível 2 exige uma colaboração total entre as partes interessadas, que devem usar softwares BIM 3D para criar modelos disciplinares separados que serão mesclados em um único modelo federado.

A PAS 11992 diz respeito a quatro níveis de maturidade BIM , variando do nível 0 ao nível 3. Caso queira ler mais a respeito, recomendamos o nosso artigo “De 0 a 3, quais são os níveis de maturidade BIM” para aprofundar as características dos níveis de maturidade.

A imagem mostra quatro barras de altura crescente que representam os níveis de desenvolvimento BIM abrangidos pelo CIC BIM Protocol.

Protocolo CIC BIM para BIM Nível 2

O protocolo prevê a nomeação de um gerente?

De acordo com o Protocolo CIC BIM o cliente deve nomear um gerente de informações .

Esta figura técnica não deve ser confundida com a do Coordenador BIM, pois o seu papel não é realizar a detecção de conflitos e coordenar os modelos, mas sim verificar que os dados estejam sempre disponíveis e protegidos.

Sua nomeação não é fixa, podendo variar durante o processo de projeto: se, por exemplo, nas etapas iniciais do processo de construção o projetista pode coincidir com o gerente de informação, nas etapas executivas subsequentes o empreiteiro pode desempenhar tal papel.

A imagem mostra quatro barras amarelas que ilustram as várias atividades de um fluxo de controle de informações (planejamento-controle-resumo-cheque), conforme indicado pelo CIM BIM Protocol.

Controle de informações

Como o protocolo vai mudar em 2018?

Em 2018, tornaram-se necessárias algumas atualizações de protocolo para acompanhar a evolução do setor. Elas deram vida a um protocolo CIC BIM que:

  • tornou-se muito mais flexível.
  • Prevalece em casos de conflito de obrigações do cliente ou da equipe do projeto.
  • Está alinhado com a PAS 1192-2 aplicando-se à informação e não a modelos de design.
  • Define os requisitos de informação necessários para o cliente desde o projeto até a fase executiva, conforme definido pela norma.
  • Clarifica as características das responsabilidades relativas à produção dos modelos, de acordo com as várias fases de projeto, traçando uma matriz de responsabilidades.
  • Inclui um novo processo de coordenação de informações e novas formas de resolver interferências.
  • Prevê atualizações sobre mudanças relacionadas a padrões, programas e CDEs (Ambientes Comuns de Dados).

Ressalta-se que o protocolo deve ser incorporado ao contrato entre as partes e representa uma orientação útil para entender como se movimentar e como atingir determinados objetivos.

Se você está procurando uma maneira de melhorar a colaboração entre as partes e possibilitar que todos os participantes acessem informações ao mesmo tempo, convido você a experimentar um sistema de gestão BIM , que funciona na nuvem e garante o armazenamento seguro e a rápida disseminação de todas as suas informações de projeto.

usbim
usbim