A imagem mostra uma casa com as janelas iluminadas e trata do ambiente de renderizacao em tempo real do Edificius

Como aprimorar seu projeto com a Renderização em Tempo Real

Renderização em Tempo Real para arquitetura: navegue pelo modelo como se já existisse e apresente seu trabalho com renders foto realistas

Está procurando uma forma eficaz de apresentar o projeto para o cliente? Você quer explorar seu projeto como se já estivesse feito? Já pensou que visualizar um projeto antes de sua construção, tendo uma visão geral dos espaços, poderia ajudar bastante a eliminar possíveis erros? Neste artigo, vamos bater um papo sobre a Renderização em Tempo Real para arquitetura, a tecnologia que muda a forma de projetar e apresentar trabalhos.

Com a Renderização em Tempo Real, pode visualizar imediatamente o resultado final do seu projeto arquitetônico, desde a disposição dos espaços até a renderização de materiais, sem as longas esperas de renderização e em tempo real.

Antes de começar, assista um pequeno clipe retirado da apresentação que fizemos em poucos minutos com a Renderização em Tempo Real do Edificius, o software BIM para projeto arquitetônico.

Se quiser fazer apresentações de vídeo igual essa, recomendamos que baixe o Edificius e siga as dicas.

O que é a Renderização em Tempo Real?

Vamos ver brevemente o que significa Renderização em Tempo Real: o termo “renderização” diz respeito ao processo que permite obter uma imagem estática, bem realista e baseada nos dados de projeto, a partir de um modelo tridimensional elaborado no PC. A renderização foto realista é fundamental no projeto de arquitetura, por conseguir ilustrar uma ideia, um projeto, um modelo que ainda não existe.

Mas, poderá ser feito ainda mais. É possível renderizar todo o modelo 3D em tempo real, para que você possa explorar e visitá-lo como se já existisse.

Esta é a Renderização em Tempo Real para a arquitetura: imagens e animações renderizadas em tal velocidade que o usuário nem percebe o tempo que o computador leva para processá-las. Veja que não se trata de uma simples imagem estática e bidimensional do projeto, e sim de um modelo 3D completo, dinâmico e renderizado em tempo real.

Desta forma, você pode se mover livremente nos espaços que criou, verificar detalhadamente a validade de cada escolha de projeto e fazer, se necessário, alterações no modelo em tempo real.

Além disso, você parte do modelo 3D renderizado e, com um clique, obtém os desenhos úteis para a apresentação do projeto:

  • renders profissionais instantâneos;
  • apresentações de vídeo;
  • imagens 360°.

    A imagem mostra um jardim renderizado com o Edificius

    Render realizado com a Renderização em Tempo Real do Edificius

A qualidade dos vídeos e imagens é muito satisfatória, sobretudo em relação ao tempo e aos recursos utilizados. Além disso, as vantagens para o projetista são muitas, tanto na fase de criação e verificação do projeto quanto na fase de apresentação.

Mas é preciso ser um profissional para alcançar um resultado desse? Quanto tempo e quantos recursos vai levar?

Vamos ver juntos.

As vantagens para o projetista

Com a Renderização em Tempo Real para arquitetura, pode obter resultados surpreendentes mesmo não sendo um especialista e em pouco tempo.

Aliás, da visualização Renderização em Tempo Real do modelo 3D do projeto, você já consegue navegar pelo modelo e:

  • visualizar o projeto como se já estivesse feito, estudando cada detalhe e fazendo alterações em tempo real;
  • apresentar o trabalho para o cliente de forma clara e eficaz;
  • obter gráficos do projeto (renders, vídeo, etc.).

O ambiente do Edificius te ajuda a mudar o seu jeito de projetar! Se você está acostumado a desenhar em 2D ou com um CAD, trabalhar com o Edificius proporcionará uma modelagem bastante fácil e rápida que te dá mais controle sobre suas escolhas. Nada é deixado ao acaso ou a desejar.

Na verdade, você pode modelar em 2D e ver o projeto tomando forma em tempo real, com a Renderização em Tempo Real, e verificar o resultado em cada fase do projeto. O inverso também é verdade: se quiser alterar o modelo em planta, visualizará as alterações em tempo real na vista 3D e de Renderização em Tempo Real.

A Renderização em Tempo Real revoluciona completamente o conceito de renderização arquitetônica: os renders deixam de ser simples imagens de embelezamento, e sim estão perfeitamente e dinamicamente integradas, de acordo com a verdadeira filosofia BIM: ao alterar o projeto, os gráficos e vídeos processados também serão atualizados automaticamente.

Além disso, é possível obter uma imagem renderizada do projeto com um simples clique e um vídeo de alta definição em poucos minutos, em vez de muitos dias de processamento. Imagine proporcionar ao cliente não apenas imagens e vídeos, como também um tour virtual no modelo, para ilustrar todas as escolhas do projeto de forma clara e sem mal-entendidos.

Em resumo, eis as vantagens da tecnologia de Renderização em Tempo Real para arquitetura:

  • melhor abordagem no gerenciamento de materiais, luzes e espaços;
  • redução de erros de projeto;
  • maior controle nas escolhas e nos detalhes de todo o modelo;
  • navegação pelo modelo renderizado;
  • redução de mal-entendidos com clientes e empresas sobre as escolhas arquitetônicas;
  • verificação do projeto em todas as fases da modelagem;
  • alterações do modelo em tempo real;
  • processamento rápido de renders profissionais e vídeos de apresentação;
  • biblioteca de materiais foto realistas já integrada ao software;
  • fácil manuseio;
  • efeitos artísticos para tornar o modelo realista e reproduzir as condições reais do contexto.

Como obter renders profissionais graças à Renderização em Tempo Real

As renderizações estáticas foto realistas têm uma qualidade extraordinária e surpreendem com os efeitos de luz e texturas. Mas quanto tempo demora um resultado profissional satisfatório?

Frequentemente, uma imagem desse tipo leva horas e horas de processamento.

É por isso que sugerimos uma maneira muito mais simples de obter renders que aumentem a qualidade do seu projeto, mas em um tempo muito curto: a Renderização em Tempo Real do Edificius.

Graças ao ambiente do Edificius, você pode obter renders altamente profissionais sem esperar nem um minuto pelo processo de renderização.

Veja os renders que a equipe da ACCA realizou o Edificius graças à Renderização em Tempo Real. A imagem e uma renderizacao de uma casa na agua vista de frente aproveitando o ambiente de renderizacao em tempo real do Edificius

A imagem e uma renderizacao de uma casa na agua com algumas arvores no fundo

A imagem e uma renderizacao de um jardim feita aproveitando o ambiente de renderizacao em tempo real do Edificius

Imagem criada com a Renderização em Tempo Real do Edificius

Se quiser produzir renders desses, fica a dica:

  • baixe já Edificius.
  • Acesse o ambiente de Renderização em Tempo Real.
  • Escolha o ângulo navegando livremente no modelo 3D.
  • Use o comando Adicionar Foto Interiores/Exteriores.
  • Informe os parâmetros de luz difusa, luz direta, câmera pontual.
  • Adicione ou personalize outros efeitos (Efeito Bloom, Tamanho e Intensidade do Lens Flare, Exposição) com o editor específico.
  • Se necessário, edite a foto usando os movimentos da câmera, como Mover (para cima, para baixo, para a esquerda e para a direita), Andar (para frente e para trás), Rodar (para cima, para baixo, para a direita e para a esquerda) e Objetivo.
  • Clique em INICIAR RT-RENDERING.
  • Salve o render.

Essas configurações podem ser salvas, para que você não precise repetir as operações se alterações forem feitas no projeto.

Para otimizar a qualidade das renderizações, recomendamos que escolha sempre texturas de alta resolução e objetos modelados em detalhes, e defina a iluminação adequada para a cena para evitar áreas superexpostas ou subexpostas.

edificius
edificius