Home » IFC e openBIM » Como detectar alterações de modelos 3D no formato IFC

Como detectar alterações de modelos 3D no formato IFC

Vejamos como detectar alterações (diferenças geométricas e informativas) entre duas versões de modelos 3D no formato IFC

Se você é um profissional da indústria da construção, certamente sabe como é importante monitorar as alterações feitas em um projeto BIM. No entanto, rastrear todas as variações ao longo do tempo pode se tornar uma tarefa muito complicada, especialmente se o projeto envolver vários profissionais e inúmeras versões do modelo 3D.

Felizmente, existe uma solução para comparação de modelos 3D.

Você pode experimentar agora esta ferramenta gratuitamente que permite comparar as diferentes versões do seu modelo 3D e identificar com precisão as diferenças. Neste artigo, explicaremos em detalhes como usá-lo.

A imagem mostra como detectar alterações de modelo 3D no formato IFC

Como detectar alterações nos modelos IFC do projeto

Como detectar alterações entre dois modelos 3D no formato IFC

Para comparar duas versões diferentes de um modelo 3D no formato IFC, existe uma ferramenta de comparação de modelos 3D para utilizar diretamente online sem ter que instalar nenhum software no seu PC.

O processo de uso dessa ferramenta é muito simples: após criar um novo arquivo de comparação na plataforma usBIM, selecione as versões do modelo IFC que deseja comparar e inicie a comparação. Ao final do processo de comparação de arquivos, o sistema gera um relatório detalhado das diferenças de informações detectadas.

Diferenças geométricas também podem ser exibidas diretamente no modelo. Na verdade, graças ao uso de cores diferentes, você pode facilmente identificar quais são os elementos do edifício que foram:

  • adicionados: partes do edifício que foram adicionadas em comparação com uma versão anterior do modelo.
  • Removidos: partes do edifício que foram removidas em comparação com uma versão anterior do modelo.
  • Alterados: partes do edifício que foram modificadas em uma de suas partes (altura, espessura, etc.) em comparação com uma versão anterior do modelo.
  • Inalterados: partes do edifício que permaneceram inalteradas em relação a uma versão anterior do modelo.

Desta forma, você pode monitorar todas as alterações geométricas e informativas feitas no projeto, melhorar a qualidade do projeto e reduzir o risco de erros e imprecisões.

 

usbim
usbim