Home » BIM e Arquitetura » O que é a revisão de projeto no BIM?

O que é a revisão de projeto no BIM?

A revisão de projeto é o passo necessário para validar o modelo BIM. Vamos ver quando e como fazer isso corretamente

Qualquer processo deve incluir um tempo dedicado à revisão de projeto. Esta estratégia permite que a equipe de trabalho prossiga com a certeza de ter satisfeito as expectativas do cliente, respeitando as normas em vigor e optando por escolhas vantajosas.

Para criar o modelo BIM do projeto e apresentá-lo de forma convincente na fase de revisão, recomendamos usar um software de projeto de construção 3D para aproveitar todas as técnicas atuais de modelagem e visualização (renderização, Realidade Virtual, apresentações de vídeo, etc.).

O que é a revisão de projetos na indústria da construção?

No campo BIM, a revisão de projetos é um processo em que as partes interessadas (profissionais, clientes, etc.) validam ou modificam as escolhas feitas na fase de projeto.

As avaliações são realizadas com base em parâmetros estabelecidos na fase de pré-projeto e em critérios como composição, iluminação, segurança, sistemas construtivos, ergonomia, acústica, materiais, cores, etc.

Se você trabalha na área BIM, o processo de verificação e validação dos dados de um modelo IFC pode ser feito com a ajuda de softwares para validação dos critérios IFC.

O software de validação BIM permite solucionar problemas relacionados à fase de verificação, inserção e eliminação de propriedades IFC (PSet) e facilita operações que com seriam complexas ou até impossíveis em um software autoral BIM. Dessa forma, é possível automatizar verificações e verificar a conformidade com os requisitos do projeto ou aquisição.

A imagem ilustra uma revisão de projeto no BIM

Revisão de projeto no BIM

O que é uma lista de verificação?

Uma lista de verificação, ou checklist, é uma lista de todos os aspectos a serem levados em consideração para o controle e validação das escolhas de projeto e do modelo BIM.

Aqui está um exemplo que você pode usar como guia para seu trabalho de revisão de projeto:

  • Checklist preliminar
    • Atender aos critérios estabelecidos pelo contrato
    • Entregar os documentos aos clientes antes da revisão de projeto
    • Verificar se todas as avaliações de risco foram abordadas
    • Convocar todos os envolvidos (técnicos, clientes, membros de fora da equipe, etc.)
    • Verificar se foram consultados os planos de mitigação de risco
    • Verificar se foi preparado um relatório resumido

Use esta lista de verificação para realizar uma revisão preliminar do projeto: marcando os vários critérios, você terá certeza de que analisou todos os aspectos do projeto.

  • Checklist final
    • Análise crítica de todas as escolhas
    • Características físicas, restrições e especificações estéticas
    • Cumprimento dos requisitos de segurança
    • Atendimento aos requisitos ambientais
    • Conformidade com os requisitos regulamentares
    • Cumprimento das normas vigentes
    • Adequação, confiabilidade, requisitos de manutenção

Depois de submeter os modelos a vários ciclos de teste, antes de iniciar a fase de projeto, faça uma revisão final que aprofunde os diferentes aspectos. Essa lista também pode ser detalhada e modificada com base no caso de uso específico.

Qual é o objetivo de uma revisão de projeto no BIM?

O objetivo de uma revisão de projeto é revisar criticamente escolhas gerais, ou relativas a um aspecto específico, em qualquer momento do andamento do projeto.

Durante as revisões preliminares, não são analisadas questões relativas a custos e prazos de construção, organização do local, etc. mas apenas os aspectos inerentes ao projeto. As escolhas de detalhamento e canteiro de obras são abordadas durante as revisões finais.

Algo essencial para o sucesso da revisão é o envolvimento de membros externos da equipe de trabalho que atuam ao lado dos profissionais diretamente envolvidos no projeto e na escolha dos momentos certos para marcar as reuniões. De fato, é fundamental que as revisões sejam planejadas durante a fase de projeto e não quando as obras já tenham começado ou mesmo concluídas. A ideia é, de fato, identificar e eliminar as criticidades no papel, antes do canteiro de obras.

Além disso, para garantir que o objetivo da revisão seja efetivamente alcançado é importante que a equipe respeite a multidisciplinaridade inerente ao setor da construção civil.

As práticas recomendadas geralmente envolvem vários tipos de revisões: por exemplo, uma primeira revisão de natureza formal pode até envolver funcionários alheios à profissão técnica. As revisões seguirão com o objetivo de analisar aspectos específicos como segurança, sistemas, cumprimento do planejamento urbano, etc.

A multidisciplinaridade agrega valor ao processo da revisão de projeto.

Quem está envolvido em uma revisão de projeto?

No processo BIM, os principais participantes de uma revisão de projeto são:

  • presidente — Supervisor e coordenador da equipe de revisão, é responsável pelos preparativos para a revisão de projeto e liderar as reuniões. Também é responsável por dar sequência a quaisquer alterações e observações encontradas durante a revisão e por monitorar as decisões tomadas nesta fase. Existem duas abordagens diferentes para este papel: em alguns casos, o presidente é indicado pelo cliente e é alguém com uma sólida formação em engenharia e compreensão do processo de projeto, mas não está diretamente envolvido no projeto. Em outros casos, o presidente coincide com o Project Manager.
  • Equipe de projeto — Participa da revisão de projeto, fornecendo detalhes sobre o processo do projeto para discutir e receber feedback. Pode incluir toda a equipe de projeto, no caso de grandes obras, ou apenas as pessoas chave envolvidas na preparação da revisão. Um membro da equipe de projeto é nomeado engenheiro-chefe de revisão: muitas vezes, essa pessoa é o engenheiro principal do projeto e é responsável por explicar os detalhes técnicos, coordenar a discussão, redigir a ata da reunião, etc.
  • Especialistas no assunto — A seleção de especialistas no assunto depende de cada caso individual. Os especialistas não estão diretamente envolvidos no desenvolvimento do projeto e podem incluir representantes da produção, representantes da qualidade, marketing, segurança, manutenção, plantas, etc. Em resumo, seu profissionalismo depende do tipo de trabalho a ser revisado.
  • Cliente — Em projetos onde há um cliente específico, ele pode participar pessoalmente da revisão de projeto. Em alguns casos, um ou dois representantes do cliente podem participar, enquanto em outros casos o cliente pode ser incluído entre os especialistas da área.

Como organizar da melhor forma uma revisão

Para organizar melhor uma revisão de projeto, você precisa levar em consideração vários aspectos.

Antes de tudo é importante lembrar que a comunicação é fundamental: você pode criar o melhor projeto do mundo, mas se não puder comunicar suas escolhas aos outros, será difícil que o trabalho seja realmente aprovado e executado.

Então, como você obtém feedback positivo e cria consenso para levar seu projeto adiante?

Veja o que não pode faltar para apresentar seu trabalho em uma reunião de revisão:

  • anotar suas reflexões: durante uma reunião de revisão de projeto, se você decidir acrescentar uma passagem extra ao discurso que preparou ou precisar responder a alguém, mas não for sua vez de intervir, acompanhe seu raciocínio anotando o que precisa esclarecer posteriormente.
  • Sempre considerar o alvo que você está direcionando: antes de preparar seu discurso, tenha sempre em mente quem é o público que você irá abordar e quais são seus interesses. Quando você identifica seu interlocutor, fica mais fácil apresentar o projeto de uma forma que chame a atenção dele. Muitas vezes você pode entender o que é importante para sua equipe também com base nas funções que eles cobrem: os executivos se preocupam com o crescimento do negócio, o uso eficaz dos recursos e o alcance dos objetivos do negócio; os engenheiros se concentram no desempenho da obra, plantas, estruturas, etc. Quando eles se opuserem ou fizerem sugestões, você estará pronto para responder.
  • Organizar o discurso: é aconselhável iniciar uma revisão de projeto explicando por que você está lá. Recorde às pessoas por que você está trabalhando nesta solução, mesmo que não seja a primeira revisão que você apresenta. Explicar os problemas resolvidos pelo projeto, as necessidades do cliente e os objetivos alcançados. Foque nos benefícios da solução adotada e analise todas as decisões tomadas nas revisões anteriores. Por fim, não se esqueça de especificar o tipo de feedback que você espera e precisa nesse fase do projeto: por exemplo, no início do processo de design, você não precisa de feedback sobre cores, materiais etc., então convide para que se concentrem nos aspectos que precisam ser desenvolvidos naquele exato momento. Inicialmente o que importa é que o projeto atenda aos objetivos do usuário, seja viável com base nos recursos disponíveis e nas restrições impostas, e assim por diante — os julgamentos composicionais e estéticos serão abordados posteriormente! Certifique-se de pedir às pessoas certas o feedback certo.
  • Contar uma história: antes de mostrar modelos, cálculos, esquemas, etc., forneça um breve histórico do projeto para aproximar os ouvintes das escolhas feitas e envolvê-los no tema a ser tratado.
  • Apresentar a solução: se você seguiu todos os passos listados, é hora de apresentar o projeto. Em vez de detalhar cada escolha, faça uma pausa para explicar por que você acredita que seu projeto resolve o problema ou melhora as condições existentes. Comunique o motivo das decisões tomadas. Também pode ser útil mencionar outras soluções que foram inicialmente consideradas e depois desatualizadas. Seguir a mesma lógica que orientou as escolhas finais pode ajudar a compreender melhor as escolhas feitas.
  • Ouvir mais do que falar: não há necessidade de apoiar teimosamente suas decisões de projeto. Deixe que aqueles que estão te escutando falem também e deixe que suas opiniões sejam expressas livremente e depois faça perguntas. Certifique-se de entender completamente o que eles estão dizendo.
  • Responder, avaliar, prosseguir: depois de ouvir e responder as perguntas, compartilhe seus pensamentos e defenda seu trabalho se achar necessário. Explique novamente as razões das escolhas, contando também casos semelhantes de outros usuários, ou mencionando estatísticas, regras e casos práticos. Depois de avaliar cada opinião, ele o incentiva a prosseguir.
  • Resumir e seguir: antes de concluir, é aconselhável resumir as decisões, as estratégias de procedimento e as fases subsequentes. Recapitular é uma ótima maneira de garantir que todos concordem. Você também pode preparar atas escritas para resumir a reunião e enviá-las aos participantes posteriormente. Um documento compartilhado também é uma estratégia para levar o projeto adiante em caso de ambiguidade. Muitas vezes é melhor tomar uma decisão rapidamente e seguir em frente do que perder mais tempo tentando tomar a decisão perfeita. Finalmente, certifique-se de ter comunicado uma data para reuniões futuras. Criar expectativas claras é fundamental para qualquer relacionamento com as partes interessadas.

Para melhor apresentar sua revisão de projeto, recomendo estes artigos dedicados a arquitetura e BIM.

 

usbim-checker
usbim-checker