Home » BIM e Arquitetura » Projeto de apartamento, lidar com os aspectos técnicos

Projeto de apartamento, lidar com os aspectos técnicos

O sistema integrado de aplicativos online para abordar o projeto de um apartamento otimizando tempo, colaboração e qualidade do trabalho

Você tem que projetar um apartamento de dois quartos? Queria colaborar no projeto com seus colegas?

O artigo de hoje pretende fornecer algumas dicas para abordar o projeto de um pequeno apartamento, usando uma plataforma online gratuita que simplifica todas as suas atividades.

Para facilitar seu trabalho, seguem:

Projeto de um apartamento | Render realizado com Edificius

Projeto de um apartamento | Render realizado com Edificius

Trabalho colaborativo para o projeto de um apartamento

Projetar um apartamento é definitivamente um processo multidisciplinar que envolve a colaboração de vários profissionais: engenheiro estrutural, engenheiro de instalações prediais, arquiteto.

A comunicação pode ser facilitada por sistemas informáticos que garantem a troca de dados e a máxima acessibilidade de informações e documentos a todos os profissionais da equipe.

Existem plataformas online que facilitam os processos de colaboração e a detecção de interferências entre os vários modelos (por exemplo, estrutural e de instalações prediais) e permitem manter um maior controle sobre suas decisões.

Vamos ver quais são as características dessas plataformas e por que otimizam o trabalho colaborativo.

O projeto arquitetônico

Ao abordar o projeto de um apartamento, primeiramente, recomendamos conferir esse aprofundamento com critérios gerais, normas de referência, diagramas, dicas e soluções arquitetônicas muito úteis para o seu trabalho.

Também sugerimos baixar gratuitamente o modelo 3D de um apartamento e usá-lo como guia para seu trabalho.

Baixe o projeto no formato aberto IFC

 

Projeto de apartamento

Projeto de apartamento

O projeto estrutural e de instalações prediais

Após terminar o projeto arquitetônico, é necessário também elaborar o projeto estrutural e de instalações prediais.

Os projetistas de estruturas e instalações partem do modelo arquitetônico para dispor o arranjo dos elementos: dessa forma, é indispensável trocar arquivos, documentos e informações técnicas, e torna-se necessário usar uma plataforma na nuvem, aplicativos para troca de arquivos e organização do trabalho, ferramentas para verificação e validação de modelos e escolhas feitas.

Com usBIM você pode usar uma variedade de aplicativos integrados que melhoram e simplificam todas as operações de trabalho colaborativo.

Por exemplo, pode: trabalhar online e em tempo real no mesmo documento; conversar pelo chat integrado (usBIM.chat); organizar videoconferências com usBIM.meet; visualizar, compartilhar e gerenciar modelos 3D com qualquer dispositivo (pc, tablet, smartphone) e de qualquer lugar, até se forem modelos autorais.

Todas essas funções são de grande ajuda para economizar tempo e melhorar o resultado do seu trabalho.

Como acessar usBIM, o sistema de aplicativos online para colaboração

Para acessar usBIM e utilizar todos os aplicativos do sistema integrado, você precisa:

  • um pc, um tablet ou um smartphone;
  • uma conexão à Internet.

Para começar, basta acessar a página do usBIM e introduzir as credenciais da sua conta ACCA (e-mail e senha).

Se você ainda não tem uma conta ACCA, pode criá-la agora:

  • vá para a nossa área de usuário MyACCA;
  • cadastre-se inserindo todos os seus dados;
  • digite seus e-mail e senha.

Como gerenciar o projeto de um apartamento com usBIM

Imaginamos que você esteja tratando do projeto arquitetônico de um apartamento e deva repassar o modelo ao engenheiro que vai projetar os sistemas de ar condicionado.

Pode criar uma pasta na nuvem usBIM e carregar o arquivo do projeto com um simples Arrastar e Soltar. Para criar uma nova pasta, vá para a seção Meus documentos (canto superior esquerdo) e clique no ícone Nova pasta (canto inferior direito).

Para compartilhar o arquivo com seu colega, clique nos três pontos e escolha Encaminhar.

Como encaminhar um arquivo com usBIM

Como encaminhar um arquivo com usBIM

Seu colega receberá uma mensagem no chat usBIM.chat com o link ao arquivo. Ele poderá visualizá-lo até offline e do celular, sem baixar aplicativos e arquivos, e mesmo não tendo o mesmo software autoral que produziu o arquivo.

Por exemplo, pode visualizar um arquivo 3D criado com Edificius também do seu smartphone e até não tendo uma licença do Edificius.

Agora, você pode organizar uma videoconferência online usando as funções integradas de reunião online do usBIM.meet. É suficiente um dispositivo (PC, smartphone ou tablet) conectado à internet e equipado com webcam e microfone.

usBIM.meet: o aplicativo online para videoconferências

usBIM.meet: o aplicativo online para videoconferências

Para verificar quaisquer interferências entre o modelo arquitetônico e de instalações, o sistema integrado usBIM permite federar modelos (usBIM.federation) e detectar interferências (usBIM.clash). Trabalhando individualmente — e até a distância — no mesmo projeto, é comum que, ao sobrepor os modelos, surjam erros: portanto, a etapa de detecção de interferências não é de se negligenciar.

Uma vez concluída a modelagem, é possível até redigir o orçamento diretamente online, usando PriMus online: pode trabalhar em tempo real no mesmo documento que seus colegas, visualizando as alterações feitas por cada um.

Finalmente, conseguem receber notificações imediatas de cada intervenção e da subsequentes atualizações de itens, medidas e valores. Além disso, com um simples clique na notificação, serõ levados ao ponto do documento em que o colega está trabalhando e, se necessário, poderão se comunicar pelo chat.

Fica claro que, graças a essas simples ferramentas, é possível colaborar no mesmo projeto com colegas localizados em qualquer lugar do mundo e alcançar resultados satisfatórios em tempos muito rápidos.

Baixe gratuitamente o arquivo de exemplo de um apartamento

Para facilitar seu trabalho, segue o modelo 3D do projeto de um apartamento.

Projeto de um apartamento | Render realizado com Edificius

Projeto de um apartamento | Render realizado com Edificius

Para baixar gratuitamente o arquivo de exemplo, abra usBIM e encontrará o modelo 3D de um apartamento de dois quartos no formato aberto IFC, podendo ser aberto por qualquer software autoral BIM.

Já está pronto para usar o arquivo e aproveitar todas as vantagens do sistema integrado usBIM.

usbim
usbim