ACCA software vira Multinational Member da buildingSMART

buildingSMART International anuncia a transição da ACCA software de membro Standard para membro Multinational: mais um testemunho da contribuição da empresa para a transformação do BIM em openBIM a nível internacional

Dia 7 de fevereiro de 2022 a buildingSMART International anunciou a atualização do perfil da ACCA software de Standard para Multinational Member.

Tornando-se membro multinacional, a ACCA acaba trazendo uma grande riqueza de conhecimentos e habilidades para o programa bSI. Este reconhecimento, de fato, coincide com a participação cada vez mais ativa e a contribuição cada vez maior da empresa para o desenvolvimento do buildingSMART Data Dictionary (bSDD) e de outros serviços de apoio ao Roadmap técnico da buildingSMART.

Como a mesma organização reconheceu, a ACCA representa um elemento fundamental da buildingSMART, pois tem contribuído com vários projetos para o programa bSI Awards, sendo finalista em 2021 (usBIM.ids) e vencedora em 2020 (usIFC.server) e 2019 (Structural E-Permit).

O recém anúncio implica que a ACCA, como membro multinacional, estará ativa em vários Chapters, apoiando ainda mais seu crescimento contínuo, além de participar proficuamente de inúmeras atividades buildingSMART em diferentes Países do mundo.

Aidan Mercer, Diretor de Marketing da bSI, comentou que “a ACCA conquistou os jurados do nosso programa Awards combinando inovação e padrões abertos, e prevemos mais projetos no futuro“.

Aidan Mercer – Diretor de Marketing da buildingSMART International

Leon van Berlo, Diretor Técnico da buildingSMART International, destacou que “o compromisso e o apoio contínuo da ACCA software é quase inigualável em termos de suporte e inovação de padrões abertos. De projetos a patrocínios, a ACCA continua mantendo um alto padrão e desempenha um papel de liderança em ajudar os usuários a aprimorarem suas ferramentas por meio do openBIM“.

Léon van Berlo – Diretor Técnico da buildingSMART International

Guido Cianciulli, CEO da ACCA software, por sua vez ressaltou: “O BIM só pode ser um sucesso se todas as partes interessadas na indústria da construção conseguem colaborar facilmente para criar e atualizar o modelo de informação. Todo mundo tem que poder contribuir livremente para o processo BIM com seus próprios conhecimentos e tecnologias, trabalhando com dados abertos e compartilhados.

Acreditamos que o BIM não exista sem o openBIM, e transformar o BIM em openBIM é a nossa missão.

Guido Cianciulli - CEO ACCA software

Guido Cianciulli – CEO da ACCA software

Estamos trabalhando para mudar substancialmente o processo BIM, para focar no uso do modelo de informação e não em softwares, como é o caso atualmente. Queremos tornar o BIM mais democrático com espaços abertos de colaboração, ferramentas que funcionam por formatos padrão, facilidade de uso e custos acessíveis a todos em todos os Países do mundo.

Estamos convencidos de que nossa participação na buildingSMART como parceiro internacional e a colaboração direta com vários capítulos nacionais nos permitirá atender melhor às necessidades de quem, como nós, acredita que não pode existir o BIM sem o openBIM“.

buildingSMART International

buildingSMART International é uma organização, independente de fornecedores e sem fins lucrativos, que pretende impulsionar a transformação digital da indústria da construção, comprometendo-se a fornecer melhorias por meio da criação e adoção de padrões e soluções internacionais abertos para infraestrutura e edifícios.

Sua missão é apoiar proativamente os participantes do setor que desejam desenvolver padrões abertos para planejamento, projeto, equipamento, montagem e operação de edifícios e infraestrutura em todo o mundo.

A buildingSMART está envolvida com outros organismos internacionais de normalização, como a ISO, o Comité Europeu de Normalização (CEN) e o Open Geospatial Consortium (OGC). Seus principais padrões, os Industry Foundation Classes (IFC), foram aprovados pela ISO em 2012.

ACCA software

ACCA é um dos principais fabricantes mundiais de softwares e serviços para os setores de arquitetura, engenharia e construção.

A empresa é uma realidade única no mundo, pois se apresenta ao mercado internacional com uma gama de software de produção totalmente própria, capaz de abordar os múltiplos aspetos de projeto, execução e manutenção de uma construção.

Seus clientes encontram respostas inovadoras para as necessidades de projeto arquitetônico, cálculo estrutural, análise de desempenho energético, orçamentação, segurança em canteiros de obras, manutenção e gerenciamento de processos BIM.

Todos os softwares são certificados IFC pela buildingSMART International, o que garante seu uso correto em um processo openBIM. A ACCA também é conhecida por sua plataforma colaborativa BIM, equipada com todos os recursos necessários para gerenciar o processo BIM (detecção de interferências, verificação de normas, edição IFC, etc.) totalmente em formatos openBIM (IFC, BCF, etc.).

O Ambiente Comum de Dados da ACCA também possui um visualizador IFC certificado pela bSI.

usbim
usbim