Home » BIM e Projeto de construção » BIM LOI: tudo o que você precisa saber

BIM LOI: tudo o que você precisa saber

O LOI expressa o nível de informação de um projeto BIM e é essencial para melhorar a comunicação e evitar mal-entendidos.

O que é LOI? Qual é a diferença entre LOI, LOG, LOD e LOIN?

Vamos esclarecer e saber mais sobre o LOI, o nível de informação associado a um projeto BIM.

Para saber mais sobre o conceito de LOD e LOIN, recomendo também o artigo “LOD e LOIN no BIM: o que são e para que servem“.

O que é LOI no BIM?

O Level of Information (LOI), correspondente ao português nível de informação, descreve o conteúdo da informação de um objeto BIM em um projeto específico. Na prática, ele indica as propriedades de um objeto BIM (dimensões, especificações técnicas dos materiais, instalação ou os custos do elemento construtivo considerado).

Por sua vez, o LOD, o nível geral de detalhamento de um projeto (Level of Development), é dado pela soma das características geométricas (LOG) e de informação (LOI) de um modelo 3D BIM:

LOD = LOG + LOI

O LOI (Level of Information) é a parte invisível e não geométrica de um modelo BIM, que expressa as informações e dados técnicos de um modelo, o LOG (Level of Geometry) é o aspecto externo de um modelo, aquele visível que expressa o nível de detalhe de sua configuração geométrica.

A imagem mostra que LOD e a soma de LOG mais LOI

LOI no BIM

Normalmente, o LOD e o LOG (nível de informação e nível de detalhe da geometria) aumentam à medida que o projeto avança. No entanto, pode haver grandes diferenças entre LOI e LOG, pois um componente pode ter uma informação perfeitamente especificada e aprofundada mas uma representação geométrica ainda não detalhada, ou vice-versa.

Ter um modelo BIM com alto LOI, por exemplo, significa ter disponíveis informações específicas do fabricante, como preço, informações sobre estoques, como instalar um produto, etc.

O LOG, por outro lado, pode variar desde uma representação grosseira do detalhe ainda não definido, como um diagrama ou representação simbólica de um produto, até um detalhado e específico que representa o modelo a ser criado de forma extremamente realista.

Definir a LOI exigida no projeto durante a fase de contrato evita mal-entendidos e problemas de comunicação entre projetistas, empresas e clientes.

Qual é o LOIN no BIM?

O LOIN (Level of Information Need) é a evolução do conceito de LOD e representa o nível de informação considerado necessário para o projeto.

O objetivo deste passo evolutivo é a necessidade de evitar a gestão de uma quantidade excessiva de informações mais do que o necessário, pois um excesso de informações inúteis representa, de fato, um problema que afeta a fluidez do processo BIM.

Deste ponto de vista, é fundamental que o cliente estabeleça desde o início os níveis de informação considerados necessários para cada fase de projeto e para cada modelo (arquitetônico, estrutural e de instalações).

O desenvolvimento do BIM foi acompanhado desde o início pelo conceito de LOD. Os modelos de informação, de fato, não contêm apenas dados geométricos, mas também uma série de atributos e informações (materiais, características, desempenhos, etc.) que podem ter um grau de profundidade diferente em relação às informações geométricas.

Além disso, se faz sempre a necessidade de selecionar informações com base na necessidade real. O nível de informação necessária é assim definido em função da fase específica do projeto, mas também da quantidade, qualidade e granularidade da própria informação. Estas considerações levaram à introdução do conceito de LOIN na ISO 19650, sublinhando a necessidade de avaliar o número e tipo de informação contida no modelo BIM em relação às realmente necessárias.

Na prática, o conceito LOIN vai além do princípio de padronização das solicitações de informações, definindo o nível de acordo com o projeto específico, a quantidade, qualidade e granularidade da informação, que, uma vez definida, representará a referência para todo o processo de projeto.

Por fim, é importante lembrar que os níveis de informação são “cumulativos” e desenvolvidos ao longo da evolução do projeto.

Se você já trabalha com BIM ou está se aproximando dessa nova metodologia, recomendamos um BIM Management System para gerenciar tanto o modelo geométrico do projeto quanto as informações anexadas a ele de forma simples e completa.

 

usbim
usbim